15 Mai 2010
Massa:
160 ml de água ou leite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de azeite extra virgem
70 g de farinha de trigo integral
180 g de farinha de trigo branca (aproximadamente)
1 colher de chá de fermento biológico seco
Numa tigela, coloque a água ou leite, o sal, o açúcar, o azeite e o fermento. Misture e acrescente a farinha integral. A farinha branca deverá ser acrescentada aos poucos, mexendo com uma colher até que fique difícil de misturar com a colher. Espalhe farinha na mesa e despeje aí a massa. Comece a sovar sempre dobrando a massa sobre si própria fazendo com que a farinha da bancada seja gradativamente absorvida sem deixar a massa seca. Se necessário, acrescente mais farinha e sove até que a massa fique lisa, macia e elástica. Unte a tigela com óleo e coloque a massa, revirando para untar a massa em toda sua volta. Cubra com plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio:
1 xícara de ricota amassada com garfo ( a receita da ricota caseira, você encontra aqui, no final do post)
1 xícara de mussarela ralada no ralo grosso
2 tomates graúdos sem sementes picados (ou a gosto)
1 cebola média picada
2 colheres de chá de manjericão seco (ou várias folhinhas do fresco)
2 colheres de chá de orégano
Queijo parmesão a gosto (para o recheio e para polvilhar.
Misture todo e reserve.
Divida a massa em duas partes e abra cada uma em um disco de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Coloque o recheio na metade da massa. Pincele água nas bordas. Feche como se fosse um pastel, pincele as bordas novamente com água e depois revire a pontinha para selar. Com cuidado, transfira a massa para o tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga. Repita a operação com a outra metade da massa. Consegui arrumar os dois calzones num tabuleiro quadrado (foto), um ótimo aproveitamento de espaço! Pincele os calzones com um pouco de azeite e polvilhe queijo parmesão ralado. Deixe descansar mais uns 20 ou 30 minutos. Aproveite os últimos 10 minutos deste descanso para pré-aquecer o forno. Asse a 200º C até ficar coradinho (+/- 25 minutos).
Adorei a versão "meio" light! Esse recheio tem um aspecto delicioso!!!
ReplyDeleteThis looks so good. Next time I make pizza dough, I will have to try a calzone. Love the cheese on top.
ReplyDeleteBabei... fiquei com água na boca... que coisa linda... cheia de graça... nem mesmo precisa ser meio light... de qualquer maneira como sem pecado algum.... beijocas querida... Rita De Lucena....
ReplyDeleteOlá! Gostaria de pedir uma informação... É essa a massa que você usa para pizza também? Tem como congelar? Qual seria o passo-a-passo? Teria que pré-assar?
ReplyDeleteDesculpe, mas sou meio leiga...
Obrigada e tá de parabéns pelo blog!! É cada riqueza que acho aqui que fico louca para testar também!!
Beijos.
Olá Elidiane,
DeleteFrequentemente uso essa mesma receita para fazer pizza, sendo que, na hora que vc abrir os dois discos, disponha-os em formas próprias, deixe descansar de 15 a 30 minutos (dependendo da temperatura ambiente, quanto mais quente, menor o tempo). Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura de aproximadamente 200°C e pré asse por uns 10 minutos. Retire antes que comece a corar. A partir daí, vc pode colocar o molho, queijo, etc e voltar ao forno para derreter o queijo, ou então, esperar que esfriem completamente para embalar em saco plástico bem fechado e congelar por até um mês.
Espero ter esclarecido suas dúvidas. Obrigada pela visita e pelo comentário :o)
Olá! Como faço para congelar o calzone?
ReplyDeleteOlá Rejane,
DeleteDependendo do recheio o resultado pode não ser ideal, por exemplo, se contiver tomates frescos, que não congelam bem. Se o seu recheio não contiver nada que gere água, sugiro pré-assar o calzone sem corar, deixar esfriar, embalar em plástico e congelar. Para descongelar, leve ao forno moderado para descongelar e acabar de corar. Lembrando que o calzone fresco, sem congelar será sempre superior.
Vou fazer o teste! Obrigada!
ReplyDelete