Friday

CALZONE "MEIO" LIGHT

15 Mai 2010


Sim, "meio" light por alguns motivos. Primeiro, porque foi feito em casa e sei exatamente o que contém. Talvez fosse melhor chamá-lo de "mais nutritivo". Na massa, parte da farinha de trigo foi substituída por farinha integral e não contém nenhuma gordura hidrogenada ou qualquer substituto com nomes ainda mais complicados. Ao invés disso, azeite extra virgem que, além de ser nutritivo, acrescenta sabor. No recheio, metade da mussarela foi substituída por ricota (também feita em casa) e foram adicionados tomates e cebolas frescos ao invés de molho de tomate enlatado (mais químicas). Por questão de força maior, não usei manjericão fresco, pois aqui na Coreia não se encontra manjericão fresco em qualquer esquina (alias, nem sei se em ALGUMA esquina rsrs). O resultado foi um calzone mais leve, muito saboroso e um ótimo substituto da "pizza nossa de toda sexta-feira".




Massa:

160 ml de água ou leite
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de azeite extra virgem
70 g de farinha de trigo integral
180 g de farinha de trigo branca (aproximadamente)
1 colher de chá de fermento biológico seco

Numa tigela, coloque a água ou leite, o sal, o açúcar, o azeite e o fermento. Misture e acrescente a farinha integral. A farinha branca deverá ser acrescentada aos poucos, mexendo com uma colher até que fique difícil de misturar com a colher. Espalhe  farinha na mesa e despeje aí a massa. Comece a sovar sempre dobrando  a massa sobre si própria fazendo com que a farinha da bancada seja gradativamente absorvida sem deixar a massa seca. Se necessário, acrescente mais farinha e sove até que a massa fique lisa, macia e elástica. Unte a tigela com óleo e coloque a massa, revirando para untar a massa em toda sua volta. Cubra com plástico e deixe descansar até dobrar de volume. Enquanto isso, prepare o recheio.



Recheio:

1 xícara de ricota amassada com garfo ( a receita da ricota caseira, você encontra aqui, no final do post)
1 xícara de mussarela ralada no ralo grosso
2 tomates graúdos sem sementes picados (ou a gosto)
1 cebola média picada
2 colheres de chá de manjericão seco (ou várias folhinhas do fresco)
2 colheres de chá de orégano
Queijo parmesão a gosto (para o recheio e para polvilhar.

Misture todo e reserve.



Divida a massa em duas partes e abra cada uma em um disco de aproximadamente 30 cm de diâmetro. Coloque o recheio na metade da massa. Pincele água nas bordas. Feche como se fosse um pastel, pincele as bordas novamente com água e depois revire a pontinha para selar. Com cuidado, transfira a massa para o tabuleiro untado ou forrado com papel manteiga. Repita a operação com a outra metade da massa. Consegui arrumar os dois calzones num tabuleiro quadrado (foto), um ótimo aproveitamento de espaço! Pincele os calzones com um pouco de azeite e polvilhe queijo parmesão ralado. Deixe descansar mais uns 20 ou 30 minutos. Aproveite os últimos 10 minutos deste descanso para pré-aquecer o forno.  Asse  a 200º C até ficar coradinho (+/- 25 minutos).

8 comments:

  1. Adorei a versão "meio" light! Esse recheio tem um aspecto delicioso!!!

    ReplyDelete
  2. This looks so good. Next time I make pizza dough, I will have to try a calzone. Love the cheese on top.

    ReplyDelete
  3. Babei... fiquei com água na boca... que coisa linda... cheia de graça... nem mesmo precisa ser meio light... de qualquer maneira como sem pecado algum.... beijocas querida... Rita De Lucena....

    ReplyDelete
  4. Olá! Gostaria de pedir uma informação... É essa a massa que você usa para pizza também? Tem como congelar? Qual seria o passo-a-passo? Teria que pré-assar?
    Desculpe, mas sou meio leiga...
    Obrigada e tá de parabéns pelo blog!! É cada riqueza que acho aqui que fico louca para testar também!!
    Beijos.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Elidiane,
      Frequentemente uso essa mesma receita para fazer pizza, sendo que, na hora que vc abrir os dois discos, disponha-os em formas próprias, deixe descansar de 15 a 30 minutos (dependendo da temperatura ambiente, quanto mais quente, menor o tempo). Enquanto isso, pré-aqueça o forno em temperatura de aproximadamente 200°C e pré asse por uns 10 minutos. Retire antes que comece a corar. A partir daí, vc pode colocar o molho, queijo, etc e voltar ao forno para derreter o queijo, ou então, esperar que esfriem completamente para embalar em saco plástico bem fechado e congelar por até um mês.
      Espero ter esclarecido suas dúvidas. Obrigada pela visita e pelo comentário :o)

      Delete
  5. Olá! Como faço para congelar o calzone?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Rejane,
      Dependendo do recheio o resultado pode não ser ideal, por exemplo, se contiver tomates frescos, que não congelam bem. Se o seu recheio não contiver nada que gere água, sugiro pré-assar o calzone sem corar, deixar esfriar, embalar em plástico e congelar. Para descongelar, leve ao forno moderado para descongelar e acabar de corar. Lembrando que o calzone fresco, sem congelar será sempre superior.

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...