Saturday

AMÊNDOAS (peladas, em metades, em lascas e fatiadas)

21 Mai 2011

Read in ENGLISH



Hoje brinquei com amêndoas. Decidi me desafiar e tentar pelar, cortar e fatiar. Até que não me saí mal, hein! A foto acima mostra a ordem de dificuldade de execução, diretamente proporcional ao risco de fatiar cortar os dedinhos. Não, eu não cortei os meus :o)

O primeiro passo, e o mais fácil também, foi  de pelar as amêndoas. Fervi um pouco de água numa panela, apaguei o fogo e juntei uma xícara de amêndoas inteiras. Contei um minuto e retirei as amêndoas da água quente com o auxílio de uma escumadeira e mergulhei-as em água fria. Deixei lá por mais um minuto e escorri numa peneira. Depois disso, foi só beliscar uma por uma e a pele ia saindo com a maior facilidade. Eu tinha esquecido de desligar o cronômetro  que usei para marcar aquele primeiro minuto na água quente e acabei descobrindo que levei exatos 8 minutos para pelar todas as amêndoas, incluídos, aí, os tempos de molho quente e frio!


Deixei as amêndoas secarem espalhadas sobre um pano de prato limpo.


O passo seguinte foi dividi-las em metades. Não foi tão fácil quanto pelar, mas nada que uma faquinha de ponta não desse jeito.


As metades de amêndoas foram, então, cortadas em três, formando as lascas. Para isso, usei uma faca média bem afiada. Algumas lascas quebraram, mas continuaram parecendo lascas.


Por último, e a parte mais difícil, fatiei as amêndoas. Usei um pequeno mandoline muito afiado e, é claro, só fatiei a metade de cada amêndoa para não cortar os dedinhos. Achei que só vale a pena fazer isso se você precisar de um pouquinho de amêndoas fatiadas para um detalhe ou decoração de algum prato e não estiver disposta a sair de casa  para enfrentar um supermercado só para isso. Ou então, no caso de não haver disponibilidade. Caso contrário, eu não recomendo fatiá-las em casa. Certamente compensa pagar um pouco mais pelas amendoas já fatiadas. Apesar de tudo, gostei do resultado.


Aproveitei para fatiar, também, amêndoas com pele. As finas fatias ficam mais frágeis se comparadas com as fatias resultantes de amêndoas peladas.



Por enquanto é só, mas ainda não acabei de brincar com amêndoas. Na próxima oportunidade vou experimentar fazer a farinha de amêndoas, pasta de amêndoas e manteiga de amêndoas. Me aguardem!


9 comments:

  1. Menina, haja amendoas pra você!!!kkkkkk!!!

    Ainda bem que por aí tem de sobra, aqui vc sabe custam uma fortuna, e quando a gente encontra já vem filetadas ou moídas, ainda bem!!!Confesso que nao teria a sua paciencia!!!

    ReplyDelete
  2. Mas vc se saiu muitíssimo bem hein Renata?!
    Ih!!Jeitosinha do jeito que sou (sei!), acho que seria melhor não arriscar os meus dedinhos.
    Adoro amêndoas e acho q dão um toque lindo aos pratos...beijkas

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Ótimo post! eu também tiro a pele deste modo e sempre as compro com pele, pois sem pele é muiiito mais caro. Mas tirando a pele assim, a gente cai na contigência de ter de usar as amêndoas logo, senão elas podem estragar (por causa de fungos etc). Então eu resolvi este problema secando as minhas amêndoas no forno (sem deixar torrar nem escurecer). Elas duram muito mais! rsrs.

    Um beijo e boa semana, amiga!

    ReplyDelete
  4. Estou procurando à semanas , as amêndoas fatiadas, e não tenho encontrado em supermercado nenhum aqui perto de casa... enfim, vou experimentar o método, e dando certo, venho postar aqui, obrigada de qquer forma! ; - )

    ReplyDelete
  5. Adorei o laminado com casca. Deixou elas com um aspecto rústico lindo.

    ReplyDelete
  6. Uma duvida..
    Amêndoa e avelã pode usar sem torrar? Se alguém puder me ajudar agradeço.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Podem sim, mas se levemente torradas, seu sabor fica muito superior!

      Delete
  7. Sera que não tem um jeito mais facil de laminar almêndoas ? algum aparelho do futuro ??

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...