Monday, November 7, 2011

HAMBÚRGUER 100% CASEIRO

07 Nov 2011

Read in ENGLISH



Parece que nesses últimos tempos, o hambúrguer tem sido o vilão, um dos maiores culpados de todos os males referentes ao contínuo acréscimo de obesos na população. Você já reparou que quando, na mídia, o assunto é obesidade, quase sempre aparece alguém comendo um hambúrguer?

Coitado do hambúrguer...

Se olharmos para o hambúrguer e analisarmos, temos:

- vegetais - fontes de vitaminas, minerais, fibras e outras coisas mais
- carne e ovo - fontes de proteína, ferro
- pão - fonte de energia

Ele é até um prato colorido! Não dizem que quanto mais colorida nossa refeição, melhor?

Coitado do hambúrguer...

Ele tem todos os componentes de uma refeição nutritiva.

Coitado do hambúrguer...

Pois bem, vou defender o hambúrguer. Feito em casa!

Mas não basta passar no supermercado, comprar pães de hambúrguer industrializados e os bifes de hambúrguer processados congelados e "fazer"o hambúrguer em casa.

Para que seu hambúrguer seja de fato um prato nutritivo, faça assim:

- pão integral, feito em casa (você terá certeza que não contém quantidades enormes de açúcares, gorduras, sal e farinha refinada e ainda terá a certeza de que não contém gordura hidrogenada). Poderá, ainda, contar com a adição das fibras da farinha integral.


- bife de hambúrguer feito em casa, com carne também moída em casa (ou comprada já moída, desde que você tenha certeza de que está levando somente carne para casa e não um monte de gorduras e acessórios que se "homogeneízam" na carne moída.

- alface, tomate, cebola e ovos frescos, de preferência orgânicos

- queijo de boa qualidade, não os processados que mais parecem folhas de poliuretano.

- molho a base de iogurte grego e temperos da sua preferência para derrubar o número de calorias adicionadas com os molhos a base de maionese.

Viu a diferença? Não tenho a menor dúvida de que ainda assim é um prato calórico, sim, mas calorias saudáveis, de alimentos saudáveis.

Ficam muito... mas muito mais saborosos do que os hambúrgueres industrializados. Ficam, inclusive, muito mais parecidos com os hambúrgueres das fotos que você vê nas propagandas.

E a sua saúde agradece!

E para facilitar a vida, você pode fazer receitas maiores de uma vez, tanto do pão quanto dos bifes, e deixar congelado pra quando for mais oportuno.

Se você se animou, logo abaixo você encontra o link para as receitas. A quantidade rendeu 4 hambúrgueres enormes (eu não aguentei comer um inteiro!). Portanto, poderá reduzir o tamanho para o tamanho do seu apetite (ou aumentar... rsrs)


PÃO DE HAMBÚRGUER INTEGRAL
(Rende 4 a 6 pães)

160ml de água morna
1 colh. de sopa de açúcar mascavo
1 colh. de chá de sal
1 colh. de sopa de manteiga amolecida
1 colh. de chá de fermento biológico seco
100g de farinha de trigo integral
150g de farinha de trigo (aproximadamente)
sementes de gergelim (opcional)

Numa tigela, misture a água, açúcar, sal, manteiga e fermento. Junte a farinha integral e mexa bem com uma colher de pau. Junte a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre. 

Quando ficar difícil de mexer com a colher, transfira para uma mesa polvilhada com farinha e sove a massa, acrescentando mais farinha, aos poucos, até que a massa não fique mais grudenta. Dependendo da farinha, poderá precisar de menos do que as 150g da receita ou um pouco mais (eu precisei de menos). Sove um pouco mais até ficar uma massa bem lisa. 

Coloque numa tigela untada com óleo e vire a massa para untá-la em toda volta.

Cubra com um plástico ou tampa e deixe descansar até dobrar de volume, aproximadamente 1 hora.

Retire o ar da massa, dando uma leve sovada nela e divida em 4 a 6 porções, dependendo do tamanho que desejar. Lembre-se que a massa vai crescer bastante.

Faça bolinhas com a massa e coloque em tabuleiro untado. (Eu usei esta forma para tartelette, mas qualquer tabuleiro comum serve)


Cubra com um plástico e deixe crescer novamente até dobrar de volume. 


Pincele (ou borrife) água na superfície do pão e polvilhe sementes de gergelim (opcional).


Leve ao forno pré-aquecido a 200°C e asse por 15 a 20 minutos ou até corar.


HAMBÚRGUER
(Rende de 4 a 6 unidades)

500g de carne moída 
1 dente de alho amassado
1/2 cebola picada bem miúda
sal e pimenta do reino a gosto (ou os temperos que preferir)
1 ovo
farinha de rosca o quanto baste

Misture tudo com a mão, amassando bem e por último juntando a farinha somente o suficiente para dar liga e facilitar a modelagem dos bifes.

Frite os bifes em pouquíssimo óleo ou manteiga até corarem dos dois lados.

Monte o sanduíche acrescentando folhas de alface, rodelas de tomate, rodelas de cebola, ovo frito e queijo da sua preferência.

Sugestão de molho:

Numa tigelinha, misture iogurte grego com um pouco de mostarda e ketchup e pickles picadinho bem miúdo e sal a gosto. Ou, use sua imaginação para criar um molho personalizado ao seu gosto.



14 comments:

  1. Olá, querida,

    Que luxo este hambúrguer, deste jeito até eu o comeria de bom grado (confesso que não sou muito fã de hambúrgueres, por todos os motivos que você citou, rsrs). rsrs. É óbvio que um hambúrguer feito por você não seria vulgar e este me deixou com água na boca, rsrs.

    Beijoca e boa semana!

    ReplyDelete
  2. Estou com você, Renata. Hamburguer caseiro é muito saudável, além de ser uma delícia.
    Bj e boa semana,
    Lylia

    ReplyDelete
  3. Uma salva de palmas ao seu hambúrguer caseiro, ficou maravilhoso.
    bjo

    ReplyDelete
  4. Faço muito! Sempre tenho os homemade hamburgueres prontinhos e congelados.

    Se quiser mais sabor pique umas fatias de bacon magro e misture na carne. Humm delícia!

    ReplyDelete
  5. Tia adorei! Sempre faço o bife de hamburguer em casa, mas nunca tinha pensado em fazer tb o pão de hamburguer mesmo. Ta na lista!
    bjossssss

    ReplyDelete
  6. No hay nada como una buena hamburguesa, pero casera y si además el pan está hecho en casa mucho mejor!!! Te ha quedado deliciosa.

    Un beso,

    ReplyDelete
  7. Minha amiga,

    Confesso que não sou fã dos hamburguers e suas variações, mas sendo assim tão deliciosamente especial, eu comeria muito feliz da minha vida!

    Ficaram mesmo irresistiveis seus sandubas!

    Olha, e fiquei de olho na sua forma de assar pães, que coisa mais chic gente!

    ReplyDelete
  8. Renata querida, eu só tenho a te comprimentar, seu hamburger ficou show de bola :o
    Concordo em tudo com que você escreveu e o hamburger feito em casa fica realmente muito, mais muito mais parecido com os das fotos dos anúncios nas lanchonetes ;))
    Perfeito!
    Um abraço,
    Queila

    ReplyDelete
  9. Lindo e parece bem saudável..
    Já te add...
    se puder me siga tb: http://quandonaoestudocozinho.blogspot.com/

    ReplyDelete
  10. Renata,
    Concordo contigo, coitado do hamburger!
    Por aqui mt raramente comemos fast food, mas fazemos as versões mais saudaveis e de melhor qualidade, de pratos comi pizza ou hmburguers.
    E não sei o que dizer da tua fotografia. Vi um dia um video sobre como es estilizava a comida para anúncios, e um dos pratos era hamburguer, com as várias camadas presas com palitos para que tudo parecesse uma delicia.
    O teu ficou ainda mais bonito. Honestamente Renata, n há vegetariana que aguente!

    bjs e boa semana.

    ReplyDelete
  11. Ciao Renata! This recipe is amazing!!!
    Un beso

    ReplyDelete
  12. Mom, amei a receita do hamburger saudável! Deve estar realmente uma delícia, inclusive gostaria de fazê-los para o aniversário das crianças ano que vem, vc me ajuda?? :o) Não posso esquecer, nos tempos da escola, que vc fazia hamburger fresquinho e levava no portão da escola na hora do recreio... quando lembro e conto essas coisas pro Joel e pra Jade quase choro... tamanha foi sua dedicação!! Obrigada! Te amo!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...