01 Ago 2013
Será que sou só eu?
Você conhece?
Já viu, ouviu falar ou sabe fazer?
Porque estou intrigada com as respostas a estas perguntas, lanço uma pesquisa divertida. Você me conta, através de comentário neste post, se já conhecia ou se fez uma pesquisa pra tentar responder e encontrou a resposta. Todos os comentários serão publicados juntos, no mesmo dia em que eu revelar o segredo desta coisa linda (pelo menos para os meus olhos!), para que as primeiras respostas não influenciem as demais.
Vou adorar sua participação!
Esta é somente uma brincadeira para matar minha curiosidade. Não é competição e não haverá vencedores nem prêmios, apenas uma adição super interessante ao repertório de receitas de quem curte gastronomia :o)
~~~~~~~~~~~~~
ATUALIZAÇÃO
A resposta já se encontra disponível AQUI.
Os comentários desta postagem também já foram publicados.
Obrigada pela participação, seus comentários enriqueceram ainda mais minha pesquisa.
:o)
Oh Renata these are so beautiful!!!
ReplyDeleteHave a nice day
Olá
ReplyDeleteSim já conhecia e já tenho feito na minha casa, principalmente pela altura do Natal! Na minha terra são chamadas filhoses de forma!
A minha mãe fazia muitas vezes, acho que se chamam filhozes de forma.
ReplyDeleteEu por acaso nunca fiz, mas vi-a fazer muitas vezes é muito simples.
Bjs
Já comi muito isso, minha mãe fazia (se é que for a mesma coisa) muito. A receita da minha mãe consistia em uma massinha doce bem levinha que para fritar precisava de um utensílio de metal para formar essas rosetas. Não guardei a receita e nem sei onde foi parar o utensílio que ela usava.
ReplyDeleteMas gostaria de recuperar essa gostosura. Vou ficar no aguardo das respostas.
Não conheço Re! Mas deve ser super crocante e com um formato super lindo de apetitoso...Estou curiosa...beijão
ReplyDeleteNão sei se é a mesma, mas conheço desde pequena, e olha que já tenho 50 anos, na feira de minha cidade o pessoal fazia para vender o instrumento que se faz... era muito bom depois de pronto colocavam açúcar e canela!
ReplyDeleteOi Renata!!!
ReplyDeleteSempre vejo o seu blog, mas raramente comento, uma falha minha, me desculpe.
Depois desse post de hoje, eu não poderia ficar calada... Fiquei curiosíssima para saber o que são essas belezuras das fotos, que parecem mais obra-de-arte do que comida. Nem tentei procurar, pois nem imagino o nome dessa receita... Não vejo a hora de descobrir e, se o seu intuito era instigar suas leitoras, você conseguiu!!! rsrs
Ainda mais as hiper curiosas, como eu...rsrs
Bom, vou esperar o próximo post!
Beijocas!
Que perfeição esta sobremesa. Sinceramente estou quebrando a cabeça para adivinhar o que é, nunca vi. Acho só que é algo feito com uma massa tipo de pastel, fininha e frita. Agora, como deixar com estes desenhos lindos... isso é difícil saber.
ReplyDeleteEstou bem curiosa! Beijos mil.
Fabiola
Você realmente atiçou minha curiosidade...por um momento achei que fosse massa filó, mas vou procurar na net rsrsr e ver se acho algo parecido. bjus.
ReplyDeleteNa minha cidade natal, em SC, é conhecido como coscorão, é uma delícia, agora estou morando no PR e não achei em nenhuma padaria, uma pena, mas quando volto pra casa da mãe como muitos pacotes! Hahahaha
ReplyDeleteOi Renata!
ReplyDeleteAdoro o seu blog, e por isso estou te convidando
para participar de um quadro do meu blog que
irei lançar!
Te mandei por e-mail todas as explicações!
Espero que goste e aceite o convite!
Beijo! {Papo no Prato}
uau querida gostaria muito de comer mas não sei nem o que é kkkk bjus
ReplyDeleteViajei na minha infância, Renata! Tinha me esquecido dessa maravilha. Lembro que era criança e experimentei essa iguaria na casa de uma amiga de minha mãe.Não sei se é a mesma coisa, nem lembro o nome, mas era feito com uma massa tipo pastel, frito e passado no açúcar e canela. Será que é isso?
ReplyDeleteVou ficar na curiosidade até você postar a receita.
Como sempre, sua "leitura" da receita ficou perfeita.
Bj,
Lylia
Claro que conheço. São Floretes ou Rosas do Egito e comem-se, principalmente, na altura do Carnaval.
ReplyDeleteSão boas e fáceis de fazer.
olá Renata. na minha terra nós chamamos essa iguaria de sonhos. é uma massa feita à base de ovos, leite farinha de trigo e goma. No momento não tenho a receita mas posso consegui-la e postar aqui para você. Eu a fazia muito quando adolescent. A forma é propria, com desenhos diversas e fica imersa em óleo quente. Quando enconstada na massa, deve ser retirada logo e imersa novamente no oleo quente, formando o modelo da forma.
ReplyDeleteSão filhós de forma ou de flor, tipicamente doce natalício em muitas casas portuguesas:)
ReplyDeletehttp://www.saborintenso.com/f89/filhos-forma-ou-flor-24829/
http://duxaskitchen.blogspot.com/2011/12/filhos-de-forma-de-flor-ou-cuscureis.html
http://saberescomsabores.blogspot.com/2012/12/filhos-de-forma-de-boas-festas-e-o.html
http://papinhadoce.blogspot.com/2010/12/filhos-de-forma.html
no google encontra imensas explicações, algumas "passo-a-passo" Cumprimentos
Renata,
ReplyDeleteeu prefiro que vc nos conta o segredo pois não conheço essa receita, sei que o formato ficou lindo, como sempre vc nos surpreende com sua maravilhosas dicas e receitas!
Fiquei curiosa, rsrs.
Beijos, fica com Deus!
Conheço e há mais formas , fazemos pelo Natal , é uma espécie de polme , onde se mergulha a forma e depois põe-se a fritar, escorre-se e polvilham-se com canela e açucar
ReplyDeleteRenata minha querida!!! Nao conheco essa iguaria nao, mas pela cara deve ser muito boaaa, hein!!!!! Quero a receita agora, fiquei curiosa,hahahaha!!!Nao sei nem por onde eu pesquiso, mas vou ficar aguardando que alguém realmente saiba a receita direitinho e passe para gente, né? Beijocas doces
ReplyDeleteEu conheço e sei fazer, são optimas e bem estaladiças.
ReplyDeleteOi, Re,
ReplyDeleteQue lindos, parabéns! São os filhoses de forma, não é? Já os vi em outros países, com outros nomes. Quero muito fazê-los também, mas ainda não tenho a forma, rsrs.
Um beijo, boa noite e - desde já - bom fim de semana!
Eu conheço desde bem criança, e também sei fazer, são excelentes e bem estaladiças.
ReplyDeleteEu conheço!!! Se não me engano é um biscoito frito, feito com uma forma bem especifica! Parecem deliciosos! Um abraço, Maria.
ReplyDeleteSe for o que estou pensando eu não sei o nome, mas há quase vinte anos atrás minha mãe comprou de um cara que estava demonstrando na rua, nós experimentamos e ela comprou um negocinho que era uma forminha em formato de flor com uma aste, dai tinha uma receita de uma massinha meio líquida (tipo panqueca) onde molhava-se a forminha e levava no óleo quente, daí a massa fritava, soltava da forminha e ficava num formato lindo. O sabor era delicioso, mas...depois de um tempo minha mãe foi fazer de novo mas a massinha não descolava da forma quando colocava no óleo, então ela jogou tudo fora. Faz tempo mas eu nunca esqueci e também nunca mais vi igual.
ReplyDeleteSeria isso? Ou uma versão original de alguma imitação vendida na rua?
Olá,
ReplyDeleteOlha confesso que dei uma pesquisada na internet, mas não consegui achar nenhum resposta alais estou ainda mais curiosa, vou arriscar e dizer que é alguma maça doce frita? será...?
Bjs e volto para saber a reposta..kk
Olá Renata,
ReplyDeleteSe não estou enganada (pois há muitas receitas parecidas) são os tradicionais coscorões de Natal !
Receita bem usada aqui em Portugal, eu não faço mas a minha Mãe faz todos os anos para nós. São feitas com forma própria e fritas em óleo ! :)
Beijinhos *
Ui Renata, enganei-me no nome desculpe... vi estes e pensei noutros. Coscorões são outro tipo de doces de Natal.
ReplyDeleteEstas que apresenta são aqui em Portugal chamadas de "Filhozes de Forma" devido à forma própria com que se fazem !
Beijinhos
Que lindas Renata! Em Portugal as filhozes de forma são uma das delícias do Natal.
ReplyDeleteFoi uma maravilhosa surpresa ver o seu post!
Sempre divino!
Renata, não conheço, nunca vi. Imagino pela linda aparencia que é uma massinha assada, coberta com açucar de confeiteiro.
ReplyDeleteVou ficar roendo as unhas de curiosidades.
Bjokas!!!
Olá Renata, eu conheço essa iguaria com o nome de sonho. Na minha infancia e adolescencia (isso ja faz um bom tempo) nós a fazíamos em aniversários e é bem simples. Não tenha a recieta agora mas posso passá-la depois se lhe interessar. A massa é feita com ovos leite sal farinha de trigo e goma (de fazer tapioca - comum aqui no NE do Brasil, batida no liquidificador.
ReplyDeleteparece crostoli... mas não parece tb... nunca vi...
ReplyDeleteHummm... parece uma massinha frita, tipo de pastel, bem fininha, cortada em duas partes com um molde de flor....será?
ReplyDeleteTô ansiosa para saber o que é de verdade..
Beijinhos
Esta delícia é o coscorão, massinha frita, polvilhada com açúcar e canela, muito apreciada em Minas Gerais. Pode ser feita com farinha de trigo ou uma mistura de farinha e polvilho. Usa-se ferro próprio para mergulhar na massa, que fica como um mingau e colocar no óleo quente. O molde tem que ser em ferro, pois o alumínio não solta o mingau.
ReplyDeleteRê agora fiquei super curiosa, se não me engano acho que vi a uns tempos atrás no Pinterest, mas não me lembro, parece ser delicioso, agora como se faz é que está me deixando de cabelo em pé kkkk. Adorei a brincadeira. Beijinhos, ótimo final de semana
ReplyDeleteNossa parece uma delicia nunca vi antes,olhando assim a primeira vista parece um doce feito com massa folhada ele é lindo e delicado pesquisei achei um até parecido no formato mas uma textura diferente, muito curiosa pela resposta.
ReplyDeleteBeijos♥
olá, em primeiro lugar parabéns pelo seu magnifico blog.Conheço perfeitamente esse doce, aqui em portugal costumamos confecciona-lo na época natalícia.Conheço pelo nome de filhoses em flor.A forma em ferro fundido tem um gancho comprido que se segura com a mão e se mergulhar primeiro em óleo quente depois na massa e a flor desprende-se ficando estaladiça.
ReplyDeleteParecem coscorões (de forma), um doce português, obrigatório nas mesas de Natal...
ReplyDeleteXará, você como sempre nos trazendo inovações,
ReplyDeleteparabéns pela iguaria!
Que eu acho que são manchegas, um doce típico espanhol, da provincia de Castilla La Mancha,
será?
deixo aqui a minha tentativa, vamos ver se acertei né?
Abraço carinhoso,
Rê
Hi Renata, is this a Portuguese/Brazilian cookie? It looks exactly like a fried cookie we have in Malaysia! It's called rose or beehive cookie (for obvious reasons) or 'kuih goyang' which can be translated as shaky cake (probably because it is brittle!) The batter is made from all-purpose and rice flours, coconut milk, sugar and eggs. It's popular during festivals.
ReplyDeleteOlá Renata, adorei a ideia e como não conhecia fui pesquisar a respeito, seria uma massa frita crocante moldada em forminhas metálicas mergulhadas em óleo quente até se desprenderem dos moldes?? de alguma região da Paraíba?!Fiquei curiosa!!
ReplyDeleteBj e bom domingo!
I saw this before, it is sweet and you deep fry...it is light and crispy...but never tried to make it...I hope you have the recipe :)
ReplyDeleteHave a lovely week ahead Renata!
This is amazing Renata! I can't find the English version of this post though.. What is this that you made? I'm glad to still see you blogging!!
ReplyDeleteOi Renata! Não conheço. Penso que seja doce e feito com uma massa bem fina. Tem jeito de ser crocante. Estou curiosa. É um novo aprendizado. Beijos, Paula
ReplyDeleteOlha sóooooo! Faz tanto tempo que eu não como esse biscoitinho,adorava ver a minha mãe fazendo
ReplyDelete,era muito legal v^-lo desprender da forma ,o nome é "sonho" e é feito de povilho ...adooooro fica tão sequinho!
Nuuuus qt tempo não vejo esse biscoitinho de povilho chamado de "Sonho"...adorava ver a minha mãe fazendo isso e qt mais quente era o óleo mais fácil ele desprendia da forma ...adooooro!
ReplyDeleteEu conheci através dos blogs portugueses que sigo no Facebook. São lindos e criativos e devem ser gostosos como tudo da culinaria portuguesa.
ReplyDeleteIsso chama-se Bunuelos, e uma receita latina.. E usado um utensilio de aluminio em forma de uma flor.
ReplyDeleteAqui esta a receita: Bunuelos
Ingredientes:1 1/2 xícara (180 g) de farinha com fermento
1/2 xícara (100g) de açúcar
1/2 xícara (60 cc) LEITE
2 ovos
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de essência baunilha
Óleo para fritar
Sugestao: pode add 1/2 copo de conhaque ou uísque ou álcool para não absorver muita de gordura quando fritar!
Oba! Mais um nome e uma nacionalidade para esta iguaria tão "internacional"!
DeleteObrigada por compartilhar sua receita!
Oi Renata. ver isto foi como voltar a infância. Adorava, lá em casa era chamada "Maravilha em Flôr" Gostaria de fazer, onde acho a forminha com haste?
ReplyDeleteComprei as formas no ebay (US)
DeletePesquise com o nome "rosette iron"
Alguns vendedores enviam para o Brasil.
Conheço como sonho/ era muito comum em pernambuco/ ano passado vi as formas na Doural, na 25 de março/sp.
ReplyDelete