Friday

DICA PRECIOSA! Como assar bolos perfeitamente retos, sem calombos!

25 Set 2015

 

 

Na ocasião que publiquei a receita do Bolo Peteleco aqui no blog, comentei que sempre que faço esse bolo ele fica com um calombo no meio. Uma de minhas leitoras, a Jacqueline do Foodology deixou um comentário super bacana e me deu esta super dica que testei e aprovei com louvor!! O resultado foi tão bom que agora sempre que faço bolo, qualquer bolo, uso-a, e os resultados são sempre perfeitos!

 

Quer aprender também? É simples:

 

Pegue um pano de prato desses atoalhados (100% algodão), ou algo semelhante, como uma toalha, por exemplo. Corte em tiras cuja largura seja igual ou maior do que a altura da forma. Se necessário, emende para conseguir um comprimento suficiente para a circunferência da sua forma. Corte tiras suficientes para dar duas voltas na forma. Molhe as tiras e esprema, sem torcer. Não deve ficar pingando. Passe as tiras em volta da forma e prenda com um clip de pressão metálico (como o da foto) ou alfinetes de segurança metálicos.

Asse seu bolo como de costume e surpreenda-se com o resultado!

 

Ah, vale lembrar que a tira de tecido não vai queimar se você não deixar queimar seu bolo, OK? Eventualmente, apresentará alguns pontos "coradinhos", mas pode ser reutilizada muitas e muitas vezes antes de ser substituída.

 

Na verdade, não é nenhuma mágica. Quando assamos um bolo, a massa que está na periferia da forma assa mais rápido. Depois de assada, ela não cresce mais. Por esta razão, a massa do centro, que demora mais a assar, não tem pra onde crescer a não ser para cima. Forma-se, então, um calombo. Quando usamos estas faixas molhadas, elas resfriam a lateral da forma, e toda massa assa no mesmo tempo, ficando assim, retinha!

 

Você já conhecia essa dica?

 

 

9 comments:

  1. Oi, Re,

    Cheguei bem na hora! rsrs. Bem legal esta dica, thanks! Outra técnica que funciona muito bem e é muito usada pelos chefs confeiteiros é a de não untar as laterais das formas, só o fundo (que deve ter também papel manteiga untado). o legal disso é que a gente não desperdiça o calombo que costuma aparecer no topo do bolo, né?

    Um beijo e um lindo fim de semana pra você!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não conhecia este outro segredinho dos mestres confeiteiros, Marly. Bem interessante também!
      Com certeza, poder aproveitar 100% do bolo é tudo de bom, não só pela economia de material mas também de tempo!
      Bjsss

      Delete
  2. Não conhecia esta peciosa dica, acontece-me muito isso com os meus bolos.
    Vou ter que testar
    Bom fim de semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi São! Que bom te ver por aqui! Depois me conta o resultado!
      bjsss

      Delete
  3. Renata, mas o clip de pressão não derrete? Eles geralmente são feitos de um material que lembra fibra/plastico

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pryh,
      Esse meu é todo de metal, apesar de ser azul. De qualquer forma, vou fazer uma observação no texto. Vai que alguém compra algum clip de mesmo nome mas de material não resistente ao calor??! Deus me livre!!! Rs
      Obrigada pelo toque!
      Bjss

      Delete
  4. Que dica preciosa! Ah, se vou testar!!! Obrigada éla partilha. Cnsei de cortar a montanhinha que fica no meio! Abração, tudo de bom e linda semana!

    ReplyDelete
  5. Oi, não conhecia esta dica... Sou padeiro e confeiteiro e gostaria de dizer outra dica... Vc pode fazer seu bolo normalmente é so vc pegar uma outar assadeira e colocar um pouco de agua como se fosse assar um pudim mas a diferenca é que vc tem que colocar POUCA agua umas 100 a 200ml de agua...

    ReplyDelete
  6. Olá Renata querida!
    Menina, é muito interessante essa dica!
    Eu tbm não a conhecia. E bolo bem nivelados e tudo de bom.
    Qdo vi sua postagem no Pinterest, vim correndo. Muitos bjinhos.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...