Tuesday

MODAK - Desafio Daring Cooks - Setembro / 2015

15 Set 2015


Aprendi mais uma no desafio deste mês dos Daring Cooks!  Essa "trouxinha" chamada de Modak é feita com uma massa à base de arroz e recheio de coco, cozida no vapor e, segundo nossa anfitriã Rutvika do Sizzle and Drizzle, oferecida na ocasião do festival de Ganesha, o "Deus com cabeça de Elefante", celebrado na Índia. São dez dias de festival, no mês de setembro, onde a imagem deste Deus, feita em argila, é adorada todas as manhãs e noites e no décimo dia é imersa de volta à água, onde se reintegra à terra. São dias muito festivos já que este Deus simboliza o bem estar e os bons começos.

For the month of September , Rutvika the talented lady behind sizzleanddrizzle.com challenged us to make modaks: a delicate preparation of coconut and jiggery filled in a tender rice flour covering that is later steamed to produce a delicacy that is usually served in the Ganesha festival in India

Muito fáceis e rápidos de fazer, os Modaks podem ser doces ou salgados. A massa, à base de farinha de arroz, é bem neutra e pode ser consumida pelos adeptos de uma dieta sem glúten. 

Tentei seguir a receita dada por nossa anfitriã, mas minha primeira experiência não foi bem sucedida. Talvez porque as farinhas de arroz ao redor do mundo sejam diferentes e absorvam água de forma diferente. Então, mesmo seguindo as quantidades direitinho, a massa ficou seca demais. 

Não querendo desistir do desafio, acabei encontrando ESTE método diferente para fazer a massa do Modak, que facilita encontrar a proporção correta de água e farinha de arroz. Fiz esta segunda tentativa e o resultado foi perfeito. 

Esta versão de Modak, cozido no vapor e recheado de coco, chama-se Ukadiche Modak e foi a versão que escolhi fazer. No entanto, nossa anfitriã ainda nos forneceu um recheio salgado à base de vegetais e uma modalidade frita, cuja massa é à base de farinha de trigo, já que esta de arroz não serve para fritar.

Este desafio foi promovido por THE DARING KITCHEN.
As diretrizes e receitas originais você encontra AQUI

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

UKADICHE MODAK

Começando pelo recheio....

Ingredientes:

200g de coco fresco ralado

100g de rapadura (pode substituir por açúcar mascavo)



3 colheres de sopa de água

1/4 de colher de chá de sementes de cardamomo trituradas, ou a gosto
(Usei 2 bagas, que rende menos do que isso, pois não queria um sabor muito acentuado de cardamomo. Usei o cabo de madeira de um pincel de cozinha para socar as sementes, mas você pode usar um pilão, se tiver)


Leve o coco, a rapadura e a água ao fogo numa panela de fundo grosso, em fogo médio, mexendo sempre, até que fique quase seco. 

Junte o cardamomo, misture e retire do fogo. Passe para um prato e deixe esfriar. Enquanto isso, prepare a massa:


Ingredientes:

1 xícara de farinha de arroz

1 xícara de água (ou mais, se necessário)

1/2 colher de chá de sal

1 colher de sopa de ghee derretida (manteiga clarificada)
(pode-se usar outro tipo de óleo como, por exemplo, óleo de gergelim)

Preparo:


Peneire a farinha numa tigela. 

Junte o sal e a ghee. Misture.

Adicione uma xícara de água. Misture. 

A minha ficou assim, ainda meio grossa demais:


Junte mais água, aos poucos, se necessário, para obter uma mistura cremosa, como um mingau, porém não muito fluida. Veja neste VIDEO a consistência certa.

Leve esta mistura ao fogo, numa frigideira anti-aderente, em fogo médio, mexendo sempre até formar uma massa (semelhante à massa de risoles).

Apague o fogo, retire a massa e embrulhe-a em um pano molhado. Aguarde alguns minutos para que esfrie somente o suficiente para não queimar as mãos.

Retire a massa do pano e sove-a rapidamente, ainda quente, para homogeneizá-la.

Divida a massa em aproximadamente 14 bolinhas do tamanho de bolas de ping-pong.


Mantenha as bolinhas embrulhadas no pano úmido enquanto trabalha cada uma.

 Abra uma bolinha com um rolo ou com os dedos mesmo (é de fácil manuseio!)até formar um disco.

Coloque uma porção de recheio no centro.


Belisque a massa em toda volta formando uma "cestinha".


Com cuidado, vá rodando a cestinha e juntando as pontas, até fechar, formando um biquinho para finalizar. Eu não consegui fazer um vídeo, mas encontrei ESTE que mostra o processo.

Arrume os Modaks numa vaporeira forrada com um pano de prato limpo. (Tradicionalmente usa-se folhas de bananeira).


Cozinhe no vapor por 15 minutos (contados após fervura da água).

Passe para o prato de servir e pingue gotas de ghee derretida.

Sirva quente ou morno.

Os Modaks devem ser consumidos no mesmo dia.

Gostei bastante do resultado final, já que não fica muito doce, e adorei a possibilidade de fazer recheios salgados!

7 comments:

  1. Your modak turned out great. Love the looks and the photo!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks Andrea! It was a fun and rich, culture-wise, challenge!

      Delete
  2. Oi, Re,

    Pela aparência e forma de cozimento este modak lembra os dumplings, né? rsrs. Os seus ficaram lindos e - tenho certeza - também saborosos. Eu vou salvar esta receita e a dica, pois sei que as farinhas realmente mudam, de país para país (e até de estado para estado, como ocorre eventualmente aqui no Brasil, rsrs).

    Um beijo e boa noite.

    ReplyDelete
  3. Renata, they turned out so beautiful!!
    Well done.
    Thanks for sharing

    ReplyDelete
  4. Surpreendente, parabéns pelas habilidades culinárias.
    Beijos.

    ReplyDelete
  5. Your second attempt at the modaks is gorgeous. Good for you for trying again. I agree with your theory about rice flours being different around the world. I'll have to give your succesful recipe a try.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...