Sunday

IRISH SODA BREAD - Desafio Daring Bakers - Set / 2015

27 Set 2015


Irish Soda Bread já estava na minha "lista de desejos" há tempos. Precisou ser tema de um desafio Daring Bakers para eu finalmente experimentar.... azar o meu.... eu não sabia o que estava perdendo!!




For the month of September Meredith from the Poco Loco Olsons challenged us to experiment with soda bread.

Receita tradicionalíssima lá na Irlanda - até no nome! - parece, na verdade, ter tido sua primeira aparição nos Estados Unidos, quando começaram a surgir as primeiras receitas de pães rápidos, em que o agente de crescimento da massa é uma reação química entre uma base (o bicarbonato de sódio) e um ácido (buttermilk), que produz gás carbônico. A receita ganhou muitas versões mundo afora mas começou como uma receita simples, de apenas 4 ingredientes e pouquíssimo tempo de elaboração, considerando que em menos de uma hora (tempo total de preparo), você pode saborear um pão quentinho, macio por dentro e crocante por fora.

Os quatro ingredientes da receita são: farinha de trigo, bicarbonato de sódio, sal e buttermilk. A farinha pode ser branca, integral ou uma mistura das duas, além de se poder usar outros tipos de farinha. Já o buttermilk é um subproduto da fabricação de manteiga, muito comum nos supermercados dos nossos vizinhos do Hemisfério Norte. Ele contém uma acidez que vai reagir com o bicarbonato de sódio e produzir gás carbônico, formando bolhas na massa. Como não temos buttermilk por aqui, é fácil substituir. Use iogurte, ou leite que tenha sido misturado com um pouco de suco de limão e deixado para azedar por uns 10 minutos (para cada xícara de leite, uma colher de sopa de suco de limão)

Comecei experimentando a versão branca desse delicioso pão. Usei leite azedado com suco de limão. Deu super certo.



Recém saído do forno, foi inevitável cortar uma fatia, ainda pelando, e passar manteiga para derreter.


Já na versão integral, usei meio a meio farinha branca e integral e, como agente ácido, usei meio a meio de iogurte natural caseiro e leite.

Os dois ficaram deliciosos, mas confesso que ainda preferi o integral. A casca ficou mais crocante, o sabor mais acentuado, sem falar que a adição das fibras é sempre um "plus"!

Este pão é melhor se consumido quentinho e fresquinho, mas se sobrar, sugiro fatiar após completamente frio e congelar. Quando for consumir, coloque as fatias ainda congeladas numa torradeira. Fica ótimo denovo!!

A receita que usei foi baseada neste VÍDEO do Paul Hollywood, de quem sou fã.


IRISH SODA BREAD


Ingredientes:

250g de farinha de trigo branca
(se quiser pode usar só farinha de trigo branca, no caso, 500g e omitir a farinha integral)

250g de farinha de trigo integral

1 colher de chá de bicarbonato de sódio
(teste seu bicarbonato antes de começar a receita, colocando um pouquinho numa tigelinha e juntando gotas de vinagre - se borbulhar está bom)

1 colher de chá de sal

420 ml de Buttermilk
(usei uma mistura de iogurte natural caseiro e leite, meio a meio, para substituir)


Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Numa tigela, misture os ingredientes secos.

Junte o buttermilk, ou seu substituto, e misture com uma colher ou com as mãos, sem sovar. A massa vai ficar bem úmida.

Passe para uma bancada enfarinhada (usei farinha integral) e forme uma bola.

Passe para um tabuleiro forrado com papel manteiga ou polvilhado com farinha integral.

Polvilhe farinha integral por cima.

Faça uma cruz profunda no centro do pão (usei uma espátula de massas), ou corte em quatro com uma faca grande, mantendo os pedaços unidos. Estes cortes vão permitir que o centro do pão asse mais rápido, além de deixar um lindo visual rústico.


Leve ao forno por aproximadamente 30 minutos, até que esteja crescido e corado.

Passe para uma grade para não suar por baixo.

Sirva a seguir.



Este desafio foi promovido por THE DARING KITCHEN.

As diretrizes e receitas originais você encontra AQUI.

9 comments:

  1. Renata, I loke this bread! I should give it a go.
    Thanks for sharing

    ReplyDelete
  2. Olá. em primeiro lugar quero parabenizar pelo maravilhoso blog, já fiz algumas receitas e amei e vou fazer outras mais que estão na minha lista .Esse pão é uma delas, eu adorei quando estive na Irlanda e vou tentar fazer, depois te conto se aertei. Bjos sabor baunilha!

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Este pão também está na minha lista de "a fazer" faz teeempo! rsrs. Eu até venho arquivando receitas dele. Claro que esta sua vai pro topo da lista! Esta fatia de pão com a manteiga derretida me deixou com água na boca. E olha que eu acabei de almoçar, rsrs.

    Um beijo e ótima semana

    ReplyDelete
  4. Oooooh girl, that bread looks so delicious. I love the cross cut on the bread. I wish I had done it that way

    ReplyDelete
  5. You did a marvelous job!! Your breads look absolutely amazing. Bravo!

    ReplyDelete
  6. Renata, foi o pão porém achei que ficou muito maciço, vi nas fotos que ele realmente não fica tão aerado quanto outros pães, mas acho que ficou muito maciço. Usei farinha branca e integral, leite azedado com limão. Não sei se meu forno é fraco mas demorou quase uma hora pra dourar totalmente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Bruno, esse pão é mesmo mais maciço, mas não fa to assim. Vc pode testar o seu bucarbonato como indicado na receita e se este não for o caso, pode experimentar aumentar a quantidade.

      Delete
  7. I don't speak Portuguese, but I understand a bit. I like your blog very much and this recipe sounds amazing.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks Yvonne! Be very welcome to my little recipe world, glad you like it!

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...