Thursday

KIMCHI ..... a receita!

18 Fev 2010



Kimchi é o mais tradicional dos alimentos Coreanos. Faz parte de todas as refeições, diariamente. É um acompanhamento feito com vegetais fermentados em um molho bastante apimentado. Existem mais de cem tipos diferentes de Kimchi mas um dos mais populares é o de acelga. Embora seja um alimento estranho ao paladar ocidental, já está caindo no gosto dos estrangeiros que vivem aqui na Coréia.
Aprendi a fazer Kimchi em um evento beneficente aqui na Coréia, lembra? Agora trago a receita que testei, provei e aprovei!

A Receita

1a. Etapa:
1 acelga média
12 xíc. de água fria
 1 e 1/4 xíc. de sal grosso
Retire as folhas externas da acelga caso estejam ruins. Lave a acelga inteira.

                Corte ao meio (não é linda?)                   

Depois em quatro
 
Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas.

Numa bacia grande, misture a água com 3/4 de xíc. de sal, até dissolver bem. Divida o restante do sal em 4 partes iguais e use cada parte para salpicar em cada uma das partes da acelga. Deve-se abrir as folhas e salpicar o sal na parte mais grossa, uma a uma.

Uma vez salgadas, mergulhe-as na água salgada. Ponha um peso em cima (usei uma panela cheia de água).
Deixe repousar por umas 5 horas (esta etapa pode ser feita a noite e o restante no dia seguinte de manhã ou a primeira etapa pode ser feita de manhã e o restante à tarde).

2a. Etapa:

Escorra toda água salgada das acelgas e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas já terão perdido bastante volume, estarão murchas. Deixe-as escorrendo emborcadas numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, faça a 3a. etapa.

3a. Etapa:

1 xíc. + 2 colh. (sopa) água 
1 1/2 colh. (sopa) farinha de arroz 


Numa tigelinha, misture as 2 colh. de sopa de água com a farinha de arroz.

Numa panela pequena, junte a água e esta mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau. Quando começar a ferver, desligue o fogo e reserve.

4a. Etapa:

2 xíc. de nabo descascado e cortado em filetes
2 xíc. de cebolinhas cortadas em filetes





 1 cebola média cortada em 4 e depois em finas fatias
1/4 de maçã média descascada e sem as sementes
5 dentes de alho (grandes)
2 colheres de chá de gengibre fresco
2 colheres (sopa) molho de anchovas (foto abaixo)
2/3 xíc de pimenta vermelha em flocos (foto abaixo)
3 colh. (chá) açúcar
1 colh. (chá) sal
1 colh. (sopa) de gergelim


Num liquidificador ou processador, bata 1/4 da cebola, a maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas.
Naquela mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz (que já deve ter esfriado), a pimenta, sal, açúcar e a mistura do liquidificador. Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Misture tudo.

Etapa Final:

Verifique se as acelgas estão bem escorridas. Trabalhe dentro da própria bacia, usando luvas de borracha novas.


Trabalhando com um quarto de acelga de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.

Quando terminar, se sobrar algum recheio, deixe por fora da acelga. Coloque em recipientes que tenham boa vedação. 
Guarde na geladeira e vá utilizando aos poucos. Dura bastante tempo. Esta mistura vai fermentando com o tempo e os Coreanos dizem que é melhor consumir após uma semana, mas há quem prefira o Kimchi fresco. Os sabores vão mudando conforme o tempo vai passando.


100 comments:

  1. Mais detalhado que isto, nem em sites coreanos!!!!
    Parabéns!!

    ReplyDelete
  2. Concordo em genero, numero e grau. Detralhado e facil de fazer. O dificil mesmo vai ser encontrar esses temperos coreanos aqui no Brasil. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. em casa de produtos chineses (culinários) você encontra.

      Delete
    2. Molho de anchova seria molho de peixe normal ou um especial mesmo? Qual o nome dele na língua nativa?

      Delete
    3. Olá Darwin,
      Sim, o molho de peixe é feito com anchovas. Em Koreano: Mulch Aecjeot, 멸치액젓 (fonte: http://mykoreankitchen.com/korean-fish-sauce/)

      Delete
    4. muito obrigado pela resposta, Renata!

      Delete
    5. E na primeira foto da quarta etapa, que tipo de cebolinha é aquela tão grossa que nunca vi na vida? É substituível pela nossa cebolinha verde ou seria alho poró?

      Delete
    6. Rsrs... É igual a nossa cebolinha mesmo, só que é enorme! Pode substituir pela nossa, sem problemas!

      Delete
  3. That is so delicious!I just love how you were able to teach each step clearly.I came across your site from the Foodieblogroll and if you won't mind, I'd love to guide foodista readers to your site.Just add your choice of Foodista widget at the end of this blog post and you're all set. Thanks!

    ReplyDelete
  4. Gostaria de saber onde posso encontrar para comprar pronto, moro no rio de janeiro.

    ReplyDelete
  5. Nane, infelizmente não sei te responder se existe para comprar pronto aí no Rio. Eu nem mesmo conhecia esta iguaria antes de vir morar na Coréia. Mas quem sabe os ingredientes você possa encontrar em casas especializadas em alimentos orientais?

    ReplyDelete
  6. Asssisti uma novela coreana e fiquei super curiosa sobre uma comida não identifiquei direito mas parece q é um enroladinho de ovos-parece um rocambole de várias camadas- vc tem essa receita? A propósito vc deixou uma grávida com vontade de fazer essa acelga to aki babando!!!!! Parabéns!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que é Gyeranmalyee. Pelo que descreveu, parece bastante.

      Delete
  7. Oi Lilian, obrigada pelo comentário tão carinhoso. Eu não identifiquei que rolinho de ovos é este, mas vou pesquisar.

    ReplyDelete
  8. Muito bom esse blog,estou morrendo de vontade ( já faz um tempo) risos,vou tentar fazer,muito obrigada por esse blog \o/ beijos,parabéns! :D

    ReplyDelete
  9. uhn... como faz tempo que não como Kimchi... a ultima vez foi no japão ><

    ReplyDelete
  10. Minha amiga, só agora reparei nesse post...rsss...desculpe a minha sinceridade, mas kimchi foi a comida mais horrível, que eu já provei na minha vida...kkkkk....sorry!!! o seu eu acho que até comeria, tá com uma carinha bem simpática!!!!

    ReplyDelete
  11. Wonderful! Your homemade kimchi looks really tasty.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  12. Morri +_+

    Depois de achar essa receita Kimchi, vou poder fazer em grande escala a primeira e ultima vez q comi foi feito por uma coreana da feirinha (Estava muito apimentado, quase fiquei sem língua e os lábios ficaram inchados. Mas mesmo assim estava muito bom).

    Obrigada pela recita.

    ReplyDelete
  13. Adorei o blog. Amei a receita muito bem explicada.Vou fazer. Um lendo o comentário da Lilian sobre ovo que parece rocambole será que ela não está falando da omelete no estilo japones(tamagoyaki)? Fiquei curiosa tb para saber se vc tem alguma dica sobre bebidas tipicas. Experimentei recentemente o soju com cerveja.

    ReplyDelete
  14. Esqueci de comentar mais o molho de anchova acha em lojas de produtos orientais, japoneses, tem várias lojas que vendem pela internet tb. É só perguntar por molho de peixe.

    ReplyDelete
  15. aii estou loka de vontande de fazer kimchi mas não axo esse peixe de forma alguma sera que tem um outro jeito de fazer kimchi sem o molho de anchova e sem a pimenta ou eu to querendo de mais kkk

    ReplyDelete
  16. oii gente!!!
    louca de vontade de comer kimchi mas não tem jeito de conseguir esse bendito peixe procurei por tudo aki em criciuma...sera que não tem outro jeito de fazer tipo sem esse peixe e sem a pimenta? ou eu to querendo de mais kkk
    amei sua explicação da pra fazer sem errar vc explica muito bem parabens pelo site!!

    ReplyDelete
  17. Uhu! Tem um restaurante perto do meu trampo que tem todos os dias....é muuuuuito bom! Em breve farei um montão em casa...ainda bem que dura bastante! XD Obrigada pela receita...mto bem explicado!

    ReplyDelete
  18. Então o peixe de anchova você encontra em lojas de produtos orientais. Você pode fazer o pedido na internet tem várias lojas onlines não vou fazer propaganda aqui é só procurar no google. Ele não vem escrito molho de anchova vem como molho de peixe e tá especificado somente nos ingredientes no rotulo que é de anchova. Ah a pimenta?Li em uma receita não sei onde não me pergunte que você pode substituir por molho de pimenta chili que é mais fácil de encontrar e tb é vendido em lojas de produtos orientais. Em relação a pimenta coreana online eu só achei para comprar a pasta. E li também que na Liberdade-SP vc consegue comprar os flocos de pimenta coreana, mas isso é para quem mora em SP ou tem conhecido lá me falaram que é baratinho.

    ReplyDelete
  19. Achei mais uma informação na internet há um produto que vem do japão que é próprio para fazer kimchi:
    Tempero Apimentado p/ Conserva Kimuchi No Moto - 190g
    Vc encontram para vender online.

    ReplyDelete
  20. pra vegetarianos, como posso substituir o molho de anchovas?

    ReplyDelete
  21. Renata, como Kimchi há alguns anos, mas os ingredientes aqui na PB são muito difíceis...
    Assim, fazer aquele Kimchi branco eu não sei com certeza, como seria!?
    Aliás, posso usar alguma outra pimenta que não a pimenta vermelha coreana, como a pimenta calabresa (aqui não tem em pó, só em floquinhos)?
    Molho de anchovas: há algum substituto!?

    ReplyDelete
  22. Renata, como Kimchi há algum tempo, algumas superioras, amigas minhas, coreanas, sempre fazem: mas assim: quase tudo vem da Coreia, especialmente a pimenta e o molho de anchovas: e a receita de kimchi branco elas não me passaram.
    Queria saber se há algum substituto para a pimenta vermelha, como pimenta calabresa, por exemplo, e, para o molho de anchovas...
    Ademais, se puder ensinar como fazer o kimchi branco, fico imensamente agradecido.

    Higor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Higor,
      Sou novata na culinária coreana e não saberia te responder a respeito das substituições, mas já é possível encontrar os ingredientes em lojas de produtos orientais online, varias despacham para todo Brasil.
      A receita de Kimchi branco, infelizmente não tenho.

      Delete
  23. Cara Renata,

    Gostaria de saber se a pasta de pimenta (hechandul- importada da Coréia do Sul) vai alterar no sabor do kimchi? Pois no estado onde moro está em falta o pó de pimenta vermalha e estou louca para começar a fazer meu próprio kimchi.

    Se eu não quiser o molho de anchova, posso substituir por tempero de peixe em pó ou até mesmo camarões secos?

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente.

    Manu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Manu,
      Sou novata na arte de fazer Kimchi. Porém, pesquisei no site de uma coreana onde seus leitores tiveram dúvidas parecidas. Segundo ela, a pasta de pimenta vai alterar muito o sabor do Kimchi. Até onde sei, a pasta de pimenta é fermentada e a pimenta em flocos não. Mas não desanime, já existem sites de venda de produtos orientais onde vc encontra esta pimenta em flocos e eles despacham para todo o Brasil. Veja este link: http://bit.ly/MaxUbO
      Neste mesmo site vc poderá encontrar o molho de anchovas ou molho de peixe usado na receita, mas este poderá simplesmente ser omitido.
      Espero ter ajudado.

      Delete
    2. Muito obrigada Renata.

      Atenciosamente.
      Manu

      Delete
  24. posso usar o Molho de Peixe (Nam plá)no lugar ? ou Pasta de Soja Coreana c/ Anchova que contem Feijão de Soja, Sal, Alho, Pimenta, Extrato (Anchova, Anchova Vermelha, Moluscos), Pó de Batata e Extrato de Cebola. ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Nam plá é o molho de peixe... no caso, a base do molho são justamente anchovas fermentadas. :)

      http://www.asiashop.com.br/prod,idloja,7773,idproduto,1487438,molho-de-peixe--nam-pla----700ml

      Delete
  25. Desculpa se eu estiver me equivocando, mas essas 'cebolinhas' que você postou nas fotos tão me lembrando alho poró. É algum tipo diferente daquelas de cheiro verde que estamos acostumados?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pryh, sim são cebolinhas bem grandes e as mais comuns por aqui. Não é alho poró apesar de eu achar que são até intercambiáveis. No final das contas, acho que é tudo da mesma família :o)

      Delete
  26. Receita didática e deliciosa!! kimchi acompanhado de uma boa cerveja gelada é show!! Parabéns!! Ed (Curitiba-PR)

    ReplyDelete
  27. Olá, depois de ler os comentários, só queria deixar algumas dicas:

    1) molho de peixe: esta anchova é uma anchova específica chamada "anchova japonesa", ou pelo nome científico, Engraulis japonica. Na Coreia se pronuncia "myul-tchi". O molho se chama "myulchi aekjeot", ou pela pronúncia mais "aportuguesada", "myul-tchi éc-djót".

    2) uma alternativa (até onde sei, pois nunca fiz kimchi) é o uso de um molho de camarão, chamado "saewoojeot" (se pronuncia "sé-ú-djót"). O tipo de camarão utilizado também difere, mas não tanto e por isso é possível utilizar o camarão nacional para chegar a um sabor parecido. Se prepara por "fermentar" os camarões em sal por normalmente mais de 1 ano.

    3) a pimenta em flocos é chamada de "gochu karu" (pronuncia "gô-tchu-ga-rú"), para quem estiver pesquisando.

    4) todos os ingredientes (inclusive o kimchi pronto) são possíveis de serem encontrados em São Paulo nos bairros do Bom Retiro e Aclimaçâo. Os mais conhecidos no Bom Retiro são o Ottogi (pronuncia o-tú-guí, sim com "u") e o Lotte.

    Abs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por compartilhar todas essas informações valiosas!

      Delete
    2. eu uso gochujang (pasta de pimenta vermelha coreana) no lugar do gochugaru porque em Porto Alegre não encontrei gochugaru. Pra mim, ficou bem bom, apesar de que pode não ter ficado como o original.

      Delete
  28. Imagina. E parabéns pelo blog. Achei muito legal divulgar a culinária coreana. Abs!

    ReplyDelete
  29. Comi Kimchi durante uma refeiçao maravilhosa num restaurante coerano no bairro da Liberdade (SP) fiquei muito curiosa sobre o tipo de pimenta q usavam, pois normalmente sou muito snsivel a alimentos picantes, mas a experiencia com kimch foi deliciosa. e na busca sobre a pimenta achei seu blog, adorei *-* e a receita e kimchi vai pra minha lista de receitas q preciso tentar! obrigada!

    ReplyDelete
  30. Adorei a receita, quero fazer... mas tem um probleminhaa

    No site asiashop acabou o estoque da pimenta vermelha flocada, tem apenas pimenta vermelha em pó... você sabe se tem problema esta substituição?

    Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como principiante na culinária coreana, eu não arriscaria responder a sua pergunta. No entanto, usando-se o bom senso, não acho que o fato da pimenta ser em flocos ou em pó alteraria o resultado final da receita. O problema é saber se essa pimenta em pó é a mesma (somente mais fina) ou se é outro tipo de pimenta ou ainda, uma mistura de pimentas e temperos que poderia alterar completamente seu Kimchi. Quem sabe entrando em contato com a loja eles possam te dar uma previsão de quando terão disponível. Talvez valha a pena esperar...

      Delete
  31. ahh... a pimenta em pó que eu falei é esta:
    http://www.asiashop.com.br/prod,IDLoja,7773,IDProduto,3451437,temperos-pimenta-vermelha-em-po---gochugaru---500g

    =D
    -Marina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dei uma olhada lá, e a pimenta em pó tem o mesmo nome da flocada (Guchugaru), sendo assim, acho que poderia arriscar..

      Delete
    2. Okay... os ingredientes chegaram essa semana... hj eu vou fazer

      depois conto como ficou =)

      me deseje sorte!! Fighting!!

      XD

      Marina

      Delete
    3. Boa sorte! Estou torcendo que fique maravilhoso! Vou aguardar ansiosa pelo resultado :o)

      Delete
    4. hehehehhehe... ficou bomm só que mto ardido!!!


      esqueci de mudar a medida pq se vc for pensar no espaço que ocupa e talz, a medida de pimenta em pó tem que ser menor do que flocada...

      mas ficou gostoso! =D

      #boraFazerDeNovo ^_^

      Delete
  32. gostaria muito de poder fazer,mas eu moro em Portugal e encontrar os temperos é o meu maior problema

    ReplyDelete
  33. O molho de Anchova pode ser trocado por um outro ingrediente ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei dizer que ingrediente poderia substituir, mas ele pode ser omitido.

      Delete
  34. Renata, como você tem alguma experiência na culinária coreana quero lhe fazer uma pergunta? Vi na internet uma receita coreana de peixe refogado de dar água na boca, mas o problema é que a receita leva pimenta vermelha em flocos, pasta de pimenta vermelha e duas pimentas chili grandes. E eu queria fazer este prato sem pimenta, ou pelo menos colocar só uma colher de sobremesa de pimenta em flocos e em vez da pasta de pimenta vermelha (que é o que dá cor ao prato) colocar extrato de tomate. Acha que é possível?
    Se eu colocar aquela quantidade toda de pimenta, vou ficar sem minha língua e meus lábios.
    Outra coisa, essas receitas que eu ando vendo são de uma coreana bem famosa que reside nos EUA, chamada Maangchi. As receitas dela têm vídeo e são super fáceis. No site dela, uma leitora vegetariana escreveu que trocou o molho de anchova por molho shoyu, para fazer kimchi e que resultou muio bem.
    Dei a dica, porque várias pessoas aqui no seu blog têm essa dúvida.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Cristina,
      Com certeza você pode fazer as substituições, mas na minha opinião, o tomate vai descaracterizar o prato coreano. Quando cheguei na Coréia, tudo que é prato cheio de pimenta e vermelho, eu achava que tinha sabor de molho de tomate, mas nada tem a ver. cheguei a comprar pasta de pimenta pensando que fosse extrato de tomate rsrs Quanto ao nível de pimenta, a comida deles é realmente MUITO apimentada, nós ocidentais não aguentamos.
      Obrigada pela dica, eu já vi alguns vídeos da Maangchi, são ótimos mesmo.
      Bjsss

      Delete
  35. Oi Renata eu gostaria de saber se essa receita precisa ser levada ao fogo ou eu coloco apenas na geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beatriz, o Kimchi não vai ao fogo, exceto aquele mingauzinho de farinha de arroz. A fermentação vai cuidar de fazer a acelga parecer cozida.

      Delete
  36. A receita está bem detalhada.
    Vou tentar em casa.
    Parece delicioso. Hmmm

    ReplyDelete
  37. Olá amei a receita mais gostaria de saber sobre esse pó de arroz não o conheço ele é estritamente importante ou posso substituí-lo por outro tempero??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Jaqueline, a farinha de arroz não é um tempero e sim um meio de egrossar aquele mingauzinho que dá liga aos temperos. Na Coréia usam a farinha de arroz moti (é um arroz glutinoso, pegajoso, típico da cozinha de lá). Pode ser encontrado em lojas de produtos orientais. Se não encontrar, creio que possa usar farinha de arroz comum, encontrada em supermercados, mas não experimentei.

      Delete
    2. farinha de arroz se acha bem fácil em casa de especiarias, geralmente essas que vendem castanhas a granel e outros temperos nos mercados públicos de suas cidades.

      Delete
  38. Adorei o site e a receita, adoro kimchi e vou tentar fazer esta receita aqui em casa e acompanhando o passo a passo fiquei em dúvida numa parte: a água com sal em que as acelgas ficam de molho, ela será reutilizada no resto da receita? Pq vi que você disse pra usar a mesma bacia para o restante da mistura, mas não entendi se a água salmorada foi junto. Outra coisa: você indica essa receita para quem tem pressão alta? Será que posso diminuir a quantia de sal? Fico no aguardo, obg.

    ReplyDelete
    Replies
    1. A água salgada é descartada. Como trata-se de uma conserva, não sei se seria uma boa idéia diminuir o sal.

      Delete
  39. O molho de anchovas pode ser substituído? (Sou vegetariana)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Eu não sei ao certo com o que substituir, mas pode ser omitido da receita.

      Delete
    2. Mariana, eu faço sem molho de anchovas. Sem dúvida fica diferente do Kimchi original, mas te garanto que fica excelente ainda.

      Delete
  40. Acessem o site www.megasearch.co e digitem na pesquisa do site: kimchi cookbook.
    Vocês acharão um livro chamado "The kimchi cookbook" e ele ensina 60 receitas de kimchi.
    Está em inglês.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Muito bacana Androfilo, obrigada por compartilhar!

      Delete
  41. Olá, gostaria de saber...qual tipo de xícara você fez a medida? xícara de chá ou de café? se puder falar os ML ficaria mais fácil, obrigada pela receita!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Marcella,
      Usei xicara medida padrão:
      1 xícara = 240ml

      Delete
  42. Olá :D Muito obrigada pela receita tão detalhada! Acabei de fazer o meu kimchi! Por ser vegetariana substitui o Molho de peixe por um pouco de shoyu e ficou muito bom. Queria sugestões de como comer o kimchi pois acabei achando muito apimentado para se comer puro. Como cone geralmente?
    Muito obrigada;

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Lia,
      Obrigada por testar a receita! Que bom que gostou!
      Os Coreanos servem Kimchi como acompanhamento em praticamente todas as refeições.
      Ja postei duas receitas com kimchi aqui no blog: BIBIMBAP e TRIANGULO KIMBAP, que levam kimchi como ingrediente. Mas vc pode acompanhar qualquer prato que achar que combine! Fica ótimo com arroz, carne picada, legumes coloridos ou o que sua imaginação quiser!

      Delete
  43. oie, adorei o blog e vou fazer essa receita. finalmente consegui o molho de pimenta. so o de anchovas ta dificil. uma pergunta: vi umas receitas por ai com vinagre e alho poró tambem. faz muita diferenca? é menos tradicional, por exemplo? fiquei curiosa.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Cla,
      Não creio que os coreanos usem vinagre, já que o kimchi fermenta e fica naturalmente vinagrado.
      Não sei qual seria o resultado com a adição de vinagre.
      Fico feliz que tenha gostado do blog!
      Bjsss

      Delete
    2. bom saber! to fazendo pela primeira vez seguindo a sua receita. acabei de salgar tudo. super curiosa. bjs!

      Delete
    3. assim como o chucrute é um repolho fermentado naturalmente, o Kimchi funciona igual com a couve chinesa. Melhor nem colocar vinagre, capaz de estragar o gosto até

      Delete
  44. Mais uma duvida! Acabei de fazer (que cheiro delicioso) e o 'molho' deu pra dois quartos da acelga, nao sobrou muito pra os outros dois. O unico ingrediente que faltou foi o molho de anchovas, usei o kimuchi no moto como pimenta. A consistencia do meu tambem ficou beeem mais liquida e clara que a das suas fotos. É normal isso?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Cla, la na Coréia as acelgas são bem maiores do que as daqui e a quantidade citada na receita foi suficiente pra toda ela. Na hora de passar o recheio, vc pode tentar usar menos para que seja suficiente para a acelga toda.
      Quanto ao substituto da pimenta em flocos, vc utilizou um molho, o que certamente modificou a textura que deveria fica bem "ligada" e não líquida.
      Mas no final espero que tenha dado tudo certo. Se tá saboroso, ta valendo!
      Obrigada pelo retorno! Bjsss

      Delete
  45. Adorei sua receita, fiz e ficou delicioso. Algumas alteraçoes pois moro em Araruama e aqui ''e bem dificil temperos orientais. O molho de anchova achei, substitui o nabo por alho poro e cebolinha, a pimenta vermelha em pó fiz com dedo de moça e substitui a maçã por vinagre organico de maçã, ficou uma delicia!!

    ReplyDelete
  46. eu estava assistindo Boys before flowers e quando vi uma cena que estavam fazendo kimchi eu quis tentar a receita mas parece dificil de encontrar alguns ingredientes ;(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sabrina,
      Já encontramos os produtos, com certa facilidade, em lojas de produtos orientais online.
      Se vc mora em grandes centros pode procurar lojas físicas de produtos orientais também.

      Delete
  47. Obrigada por ensinar a receita. Sempre vejo isso nos doramas, Vou tentar fazer. Mas quais seriam as melhores combinações? Pq no caso o kimchi é um acompanhamento, né?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Eló,
      Os coreanos comem kimchi em todas as refeições! Eu, particularmente, gosto de usar no Bibimbap e no Triangulo Kimbap, ambas receitas ja postadas aqui no blog.

      Delete
  48. Olá tudo bem?
    É possível fazer o prato,mas com uma quantidade menor do pó de pimenta?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Pode sim! Só não vai ficar autêntico rs
      Os coreanos comem MUITO apimentado!! Rsrs

      Delete
  49. Uauuuuuuu
    :-o
    Que soberbo! Com tal precisão a gente pode tentar reproduzir sem medo de errar. Obrigadíssimo!

    ReplyDelete
  50. Posso deixar isso fermentando fora da geladeira? Acho a geledeira um ambiente meio hostil. Para fermentar a receita (quero bem fermentado, pois faz muito bem à saúde!) preciso colocar em geladeira? Eu sei que o Sauerkraut não vai à geladeira, mesmo em receitas feitas aqui no calor dos trópicos e não se estraga com o ambiente de onde moro.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Quando aprendi a fazer o kimchi lá na Coréia, fui instruída a deixar na geladeira. As famílias coreanas tem geladeiras dedicadas à armazenagem do kimchi. Sim, vendem um eletrodoméstico exclusivo para kimchi! Antigamente, antes do advento da geladeira, o kimchi era produzido no outono, armazenado em grandes potes de cerâmica, que ficavam enterrados de modo a servir de alimento nos longos meses de inverno rigoroso.
      Recomenda-se usar um pote hermético, não só pela hostilidade do ambiente da geladeira, mas para que o kimchi não exale seu cheiro característico toda vez que vc abrir a geladeira!
      Mesmo na geladeira ele fermenta bem e pode durar até mais de um ano sem estragar! É impressionante!

      Delete
  51. Eu achei a pimenta e o molho de ostras em uma mercearia na Liberdade, bem em frente a escadaria do metro.

    ReplyDelete
  52. Bela receita!! valeuuu! vou experimentar.
    O Kimchi tem vários beneficios! E muita gente desconhece

    ReplyDelete
  53. Receita mais completa e explicada que achei :)
    Vou tentar fazer essa semana mesmo.

    Li em alguns lugares que também tem a versão com repolho. Será que é repolho e acelga juntos ou só o repolho mesmo?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não conheço. Na Coréia eles fazem muitos tipos de Kimchi com diferentes vegetais, não lembro de ter visto com repolho mas vai que tem.... tenho a impressão de que daria certo usar! Aí... só experimentando!

      Delete
    2. gostaria de saber o que pode substituir a anchova? pois sou vegetariana e adoro kimchi! 😊 dck30788766@gmail.com

      Delete
  54. Obrigado Renata pela receita. Já fiz uma 5 vezes e hoje estou fazendo novamente. Sempre fica maravilhoso!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...