Monday

SALSICHÃO NO PÃO TEMPERADO

12 Abr 2010



Estava assistindo TV outro dia e peguei o finalzinho do programa French Food at Home em que a Laura Calder estava fazendo esta receita que me deu água na boca. Realmente é muito boa. Transforma seu cachorro quente em um verdadeiro requinte de sabores. Na receita original, ela utilizou linguiça de porco, eu utilizei salsichão branco tipo alemão (Thuringia Bratwurst). A idéia é simples porém faz toda a diferença. Ela utilizou massa de pizza, mas não deu a receita. Eu utilizei uma receita de massa de pizza que acompanha minha máquina de fazer pão. Na hora de abrir a massa, a bancada é polvilhada com temperinhos e a massa é pincelada com mostarda por dentro. Vale a pena experimentar! Está aprovadíssima!

Massa:

320 ml de água
1 colh. de sopa de sal
3 colh. de sopa de azeite
500g farinha de trigo (aprox.)
2 e 1/2 colh. de chá de fermento biológico seco.

Se você utiliza máquina de fazer pão, siga as instruções do fabricante no ciclo "massas", onde a máquina prepara e descansa a massa mas não assa.
Para fazer manualmente, Numa tigela grande coloque metade da farinha. Junte o fermento e o sal e misture. Junte a água e o azeite e misture muito bem. Vá juntando a farinha aos poucos até não conseguir mais misturar com uma colher. Polvilhe a bancada generosamente com farinha e deite a massa (que ainda deverá estar mole). Vá trabalhado e sovando a massa até que ela absorva toda a farinha e forme uma bola lisa e macia. Deixe descansar na tigela untada, coberta com um plástico, até dobrar de volume.

Enquanto isso, prepare o recheio e cobertura:

8 salsichões (eu utilizei salsichão branco alemão) ou linguiças de lombo de porco
1/2 xícara de vinho (eu utilizei tinto, mas poderá ser branco)
8 colheres de chá de mostarda "à l'Ancienne" (aquela que tem grãos inteiros de mostarda)
1 colher de chá de oregano seco
1 colher de chá de alecrim seco
1 ovo ligeiramente batido com uma colher de chá de água (para pincelar)

Fure as linguiças com um garfo ou faça pequenos cortes diagonais nos salsichões. Aqueça uma frigideira antiaderente e junte um fio de azeite. Doure os salsichões virando para corar por igual. Junte o vinho e deixe cozinhar tampado até secar todo o líquido. Cuidado para não queimar, este processo é relativamente rápido.
Retire e deixe esfriar (ou no mínimo amornar). Reserve.

Depois que a massa estiver crescida, retire da tigela para a bancada levemente polvilhada com farinha de trigo e trabalhe-a somente para retirar as bolhas de ar. Divida a massa em 8 porções iguais (uma balancinha digital aqui ajuda bastante). Faça bolas com a massa e deixe descansar mais 5 minutinhos, só para relaxar o glúten e facilitar abrir.

Misture o orégano e o alecrim. Polvilhe um pouco desta mistura na bancada e abra uma bolinha de cada vez em cima do tempero, que deve colar na massa. Espalhe uma colherinha de café de mostarda no meio do circulo e coloque um salsichão. Enrole a massa e prenda a ponta por baixo. Você poderá cobrir completamente o salsichão ou deixar as pontas aparentes. Repita com os outros sete e disponha em assadeira untada. Deixe crescer novamente, pincele com a mistura de ovo e asse em forno pré-aquecido (200ºC) até corar.
TESTES:

Eu cortei o salsichão ao meio no sentido do comprimento, na tentativa de drenar mais a gordura na hora que estivesse fritando, e fiz 16 bolinhas menores de massa, mas no final das contas não fez diferença. Na próxima vou tentar com o salsichão inteiro.

Se vc já se aventurou a fazer a massa do meu Pão de Alho com Azeitonas e deu certo, poderá utilizá-la para esta receita, porém, seu rendimento será suficiente para 6 salsichões.

1 comment:

  1. Que delícia! Nunca mais comi salsichão, boa idéia, rsrsrs.

    Beijinho.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...