Friday

TORTA DE MORANGOS

10 Jun 2011

Read in ENGLISH



alguns muitos posts atrás, escrevi sobre morangos. Como são deliciosos os morangos aqui na Coréia! Deixei uma tortinha de morangos no final do post sem a receita. Pois bem, promessa é dívida, e hoje trago a receita, finalmente. Não é nada de especial, mas ficou deliciosa. Esta receita é bem suave no quesito doçura, pois os morangos aqui já são bem doces. Mas, se você gosta de doce "mais doce", poderá aumentar a quantidade de açúcar do creme.

A receita fornecida aqui é para uma torta de aproximadamente 30cm de diâmetro. Como optei por fazer mini tortinhas, precisei de menos creme (um pouco mais da metade da receita). 


TORTA DE MORANGOS

Massa:

1 xíc. de farinha de trigo 
1/2 xíc. de amido de milho 
100g de manteiga gelada, em cubinhos
1 colh. de sopa de açúcar 
1/2 colh. de chá de sal 
1 ovo

Coloque todos os ingredientes no processador e bata até formar uma bola (não levará mais do que alguns segundos). Se desejar fazer à mão, misture os ingredientes secos, junte a manteiga e esfregue até formar uma farofa. Por último, junte o ovo e misture com as pontas dos dedos até formar uma bola. A massa não deve ser muito trabalhada. 

obs: devido às diferenças encontradas nas marcas de farinha e também da manteiga, a massa poderá necessitar de um pouquinho mais de manteiga se ficar seca, ou de farinha se ficar grudenta. Note, porém, que a adição de açúcar faz a massa ligeiramente mais pegajosa do que a massa salgada, o que é normal.

Embrulhe a massa em um plástico e deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos. 

Como pré assar a massa:

Pré-aqueça o forno a 180°C.

Retire a massa da geladeira e com ela, forre uma forma para torta de aproximadamente 30cm de diâmetro. Se preferir, poderá usar forminhas de empada e fazer mini tortinhas. Neste caso, você poderá diminuir um pouco a quantidade do recheio, digamos em aproximadamente 30%.

Cubra a massa com papel manteiga culinário (ou alumínio) e encha a forma com pesinhos cerâmicos próprios para este fim. Na falta dos pesinhos, você poderá utilizar feijão crú, ou arroz, ou até mesmo grão de bico, como foi o meu caso. Estes podem, depois, ser guardados para reutilizar para o mesmo fim, mas não devem mais ser consumidos para cozinhar. Duram bastante tempo se armazenados em vidros bem fechados e serão úteis para muitas tortas :o)


Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos.

Retire do forno, retire os pesinhos e o papel e volte ao forno para terminar de assar por mais uns 10 minutos, ou até começar a corar.


Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme para uma grade para esfriar completamente.


Recheio de Creme de Confeiteiro (Creme Pâtissière):
(adaptação do livro Paris Boulangerie de Linda Dannenberg)

500ml de leite 
6 gemas
1/2 xíc. de açúcar
4 colh. de sopa de amido de milho
2 colh. de chá de extrato de baunilha

Ferva o leite.

Bata as gemas com o açúcar até ficar claro e fofo, usando uma batedor de arame (fouet). Junte o amido e misture bem. Junte, aos poucos, o leite quente, batendo sempre.

Retorne a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar.

Retire do fogo e junte o extrato de baunilha. 

Cubra com filme pvc de forma que encoste na superfície do creme, evitando, assim, que se forme uma crosta. Deixe esfriar completamente.


Montagem da torta:

Espalhe o recheio frio na massa pré-assada e fria.


Cubra a superfície do creme com morangos, que podem ser inteiros, cortados ao meio ou fatiados, podendo variar a quantidade a gosto, 2 caixinhas é uma boa quantidade. Se forem mini tortinhas, use um morango para cada unidade. Confesso que os morangos que usei estavam meio grandes para o tamanho das tortinhas...rsrs


Se desejar, pincele geléia da sua preferência, previamente diluída em um pouquinho de água quente, somente para afinar um pouco, e coada.



6 comments:

  1. Renata,adorei essa massa e as tortinhas ficaram maravilhosas! Acho o morango uma fruta gostosa e bem charmosa...E essa tortinha recheada com esse cremesinho hummm Delícia! beijkas

    ReplyDelete
  2. Amiga Renata, estão lindas as tortinhas,
    Parabéns!
    Como tudo que vc faz!
    Bjinho e bom fim de semana.

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    As suas tortinhas ficaram lindas! Fiquei pensando que elas devem funcionar lindamente como fingers food, rsrs.

    Um beijo e bom fim de semana!

    ReplyDelete
  4. Amo tortinhas de morango,e gostei muito da massa com amido de milho, deve ficar mais leve. Tenho comido morangos deliciosos , no Sul da Argentina, acho que nunca provei morangos tao gostosos. Deve ser por causa do frio intenso.

    ReplyDelete
  5. Wooow wonderful blog I would like to taste everything, yummy :-))

    ReplyDelete
  6. Olá Renata

    Como sempre um primor.

    Tenho feito algumas das suas receitas e até já publiquei no meu blog , embora não consiga chegar à sua perfeição

    bjs

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...