Tuesday

FLAN DE BANANA

25 Out 2011

Read in ENGLISH



Sobremesas com banana são sempre bem-vindas. Principalmente para mim, que só gosto de comer banana in natura quando ela ainda não está muito madura, ou seja, quando ela está menos doce. Desta forma, quase sempre sobra banana madura para virar alguma sobremesa. E hoje foi a vez do flan, ou pudim, se preferir, pois nada mais é do que uma receita básica de pudim de leite condensado ao qual acrescentei algumas bananas d'água e um pouco de canela. 


Aproveitei que tinha que fazer calda de açúcar e matei a saudade de brincar com caramelo. Aprendi a fazer decorações de caramelo em um dos desafios Daring Bakers, o PIÈCE MONTÉE . É claro que depois faltou caramelo para colocar em todas as forminhas. Mas assei assim mesmo, sem o caramelo, e depois de prontos e desenformados, polvilhei açúcar cristal em cima e queimei com o maçarico, fazendo algo semelhante a um Crème Brûlée. Ficou assim:


Ficou com aquela casquinha fininha e crocante, e o mesmo sabor dos outros que foram feitos com a calda da forma tradicional.

E para fazer com que o Flan fique tão especial quanto seu sabor,  aí vão algumas sugestões de "roupa de festa". Usei forminhas individuais de porcelana, em formatos variados.


Os desenhos foram feitos em cima de papel manteiga, com a ajuda de uma colher.





FLAN DE BANANA

Calda:

1 xíc. de açúcar
1/2 xíc. água

Misture o açúcar e a água em uma panela e leve ao fogo. Não mexa mais e deixe ferver e engrossar até ficar cor de caramelo. Despeje em uma forma de pudim ou em forminhas individuais e reserve.

Flan:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite (usar a lata do leite condensado como medida)
3 ovos
6 bananas d'água pequenas (ou 5 médias, ou 4 grandes)
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa de amido de milho

Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma (ou forminhas).

Asse em forno pré-aquecido a 190°C, em banho maria, até que fiquem levemente dourados, e firmes ao toque. Ele deve estufar um pouquinho, como mostra a foto:


O meu levou pouco mais de 1 hora para assar.

Retire do forno e do banho maria e deixe esfriar. Leve a geladeira e desenforme gelado.





18 comments:


  1. Com o capricho de sempre...
    E o concurso dos vermelhos? Alguma novidade? Estou na torcida.
    Bjs

    ReplyDelete
  2. Passei aqui para conhecer sua cozinha e claro não teve outra alternativa, senão ficar por aqui para esperar as delícias que vem da sua cozinha.
    Bjo,

    ReplyDelete
  3. Olá Renata!
    Vim conhecer a sua cozinha. Eu não resisti quando li seu comentário no post dos scones no blog da Sandra. Pois bem, eu postei os bolinhos lá no meu blog e também tive como você, a mesma sensação de que a receita lembrava e muito os pãezinhos de minuto. Sentimento bom, não é? Cheirinho de infância... Renata, achei simplesmente formidável o seu cantinho, muito lindo e de extrema qualidade. Certamente tenho muito a apender com você e virei sempre buscar inspiração.
    Um beijo grande e um imenso prazer em te conhecer.
    Fabiola
    http://briecomgoiabada.blogspot.com/

    ReplyDelete
  4. Oi, Renata! Tbm sou como vc, gosto de comer bananas quando ainda estão com a casca amarela, sem as pintinhas. Quando elas aparecem é certo que vão parar em algum bolo ou doce! Adorei sua versão de flan/pudim, um sabor que ainda não experimentei no nosso tradicional pudim de leite condensado!
    E a decoração foi um show à parte! Todas os desenho ficaram lindos e deixaram a sobremesa mais sofisticada ainda!
    Bjss

    ReplyDelete
  5. Que flan mais delicioso :P
    Sabe, é isso que gosto em você, sua maneira dedicada de cozinhar. Você gosta de transformar os pratos em uma bela experiência. Eu valorizo muito isso :))
    As decorações de açúcar ficaram muito lindas e deu um toque super especial com seus diferentes formatos ;)
    Eu li que não teve caramelo para todos os flans e queria te dizer que uma vez eu estava fazendo uma nova experiência e deu certo. Assei pudim sem caramelo. Na verdade substituí-los por mel karo (tem aqui no Brasil, você lembra?) e deu super certo.
    Também não espalhei em toda a forma, só no fundo.
    Fiz isso, pois queria servir os pudins com um molho de frutas.
    Mas só o estou relantando, para que você saiba. Para mim a opção de queimar o pudim como se fosse um creme brulé agora foi testada e se tornou possível, sabe?!!
    Bom, vou parar por aqui para isso não se transformar em um post hehehe
    Um abraço,
    Queila

    ReplyDelete
  6. Re, minha querida, sem palavras. Venho aqui para babar com as delícias e recebo sempre uma aula de capricho e bom gosto, sem contar a generosidade de mostrar as técnicas tão didaticamente.
    E alguns pratinhos foi vc quem pintou na aula de cerâmica, certo??kkk
    Amiga, vc existe?kkk
    Desculpe a brincadeira é que minha admiração é sincera.
    Beijos

    ReplyDelete
  7. que espetaculo de flan..parabens..amo tudo que tem bananas..maravilha de fotos..bjus

    ReplyDelete
  8. Também já fiz deste género e realmente fica muito bom...lindos os teus bjokinhass

    ReplyDelete
  9. Oi, Re,

    Os flans ficaram lindos, as decorações de caramelo primorosas, você transforma os seus pratos em verdadeiras obras de arte (sem nunca descuidar do sabor! rsrs).
    Achei ótima a ideia de caramelizar o açucar com o maçarico!

    Beijos!

    ReplyDelete
  10. Pudim de leite é a minha sobremesa preferida! Lembra infância! Essa versão com banana e canela ficou maravilhosa! Vou fazer! Ah e a decoração tá linda! ;)

    ReplyDelete
  11. La receta tiene que estar riquísima, pero la decoración es espectacular, me ha encantado. Próximamente publicaré una receta tuya, te avisaré por si quieres pasarte a verla, vale?
    Un besote fuerte.

    ReplyDelete
  12. cai no teu blog quando fiz uma busca por pão de batata no google. e que delícia foi parar aqui, tuas receitas explicadinhas e o acabamento impecável são belos. parabéns, e muito obrigada por compartilhar!

    ReplyDelete
  13. Renata ficou lindo!Adorei a idéia das bananas,estou com muitas aqui querendo amadurecer ao mesmo tempo.Bjus

    ReplyDelete
  14. Renata,
    Your flan looks amazing. I wish I could understand the language so I could read how to make it.

    ReplyDelete
  15. @Judee Thanks for your kind words. You can find an English version at the top of the post.
    http://testadoprovadoeaprovado.blogspot.com/2011/10/banana-flan.html

    ReplyDelete
  16. Tia, esses doces estao um charme. E eu amo sobremesas com banana, pena que depois das ferias a gente sempre tem que forçar uma dieta...
    bjosss

    ReplyDelete
  17. oO adorei a receita gostaria de saber se da pra fazer o flam com banana prata?
    Desde ja obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Embora eu não tenha experimentado, deve dar certo sim.

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...