Wednesday

GHEE (Manteiga clarificada à moda Indiana)

14 Ago 2013


Ghee é uma versão levemente diferente da manteiga clarificada, e muito usada na culinária indiana. Segundo os indianos, ela é mais saudável do que outras gorduras e óleos, pois tem um "ponto de fumaça" mais alto. Isso significa que pode ser usada em temperaturas mais altas antes de começar a queimar e ficar nociva. Sendo assim, é excelente para saltear, refogar, e para muitas outras utilidades que ainda estou descobrindo. Na língua inglesa é conhecida como browned butter e já apareceu aqui no blog numa receita de bolo que você pode conferir AQUI.

Para aprender a fazer Ghee, fui consultar o blog Zesty South Indian Kitchen da Swathi, uma amiga indiana que entende bem do assunto :o)

A técnica da manteiga clarificada consiste em retirar toda água e sólidos de leite da manteiga, deixando sobrar somente a gordura. A diferença é que os indianos quando fazem manteiga clarificada, deixam que ela cozinhe um pouco mais, fazendo com que os sólidos do leite caramelizem, e a manteiga fique com um aroma amendoado. Se você experimentar fazer em casa, vai entender do que estou falando. O aroma desta manteiga é algo inexplicavelmente delicioso!

Para fazer Ghee em casa, é muito fácil, mas é preciso ter cuidado para não passar do ponto e queimar. Para isso, antes de começar, prepare uma vasilha refratária apoiada em um descanso de panelas onde será despejada a manteiga quente.

Pegue um tablete de manteiga sem sal e coloque numa panela de fundo grosso. Leve ao fogo baixo.


Deixe derreter lentamente.




A manteiga vai começar a ferver lentamente e criar espuma em cima. Agora é a hora de ficar de olho. Os sólidos vão para o fundo da panela e assim que ficarem com cor de caramelo, apague o fogo e despeje, imediatamente, na vasilha refratária preparada. Isso vai interromper o cozimento e evitar que os sólidos queimem.


Infelizmente, a foto acima não mostra bem a cor que deve ficar, mas você deverá tomar cuidado, pois a espuma vai atrapalhar um pouco a visualização. Na dúvida, retire antes, pois você sempre poderá voltar ao fogo depois.

A esta altura, você já vai sentir o aroma delicioso que vai tomar conta da sua cozinha!

Passe a manteiga, ainda quente, por uma peneira de inox bem fina e depois por 2 ou 3 camadas de gaze estéril. Desculpe, não tenho fotos dessa etapa :o(

O resultado será este líquido dourado.


Quando esfriar, ainda em temperatura ambiente, ficará assim, cremoso e opaco.


Segundo os indianos, esta manteiga pode ser armazenada em temperatura ambiente e dura bastante tempo assim. No entanto, você pode guardá-la na geladeira (que é o que eu faço). Ela vai solidificar bastante e será necessário deixá-la em temperatura ambiente por alguns minutos para retirar a quantidade desejada, às colheradas.

Guarde em pote de vidro hermeticamente fechado.




3 comments:

  1. Sempre quiz aprender comos e faz esta manteiga, já que aqui no SUL do Brasil, não temos manteiga de garrafa. Bjokas

    ReplyDelete
  2. Your homemade Ghee looks delicious Renata. Thanks for mentioning my blog.

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Desculpe o atraso, ontem tive um dia daqueles e acho que não visitei ninguém, rsrs. Eu costumo fazer manteiga clarificada para algumas receitas, tipo financiers e outras. O post ficou bem didático! rsrs.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...