Thursday

CHEESECAKE "NATUREBA" - Desafio Daring Cooks - Agosto / 2015

20 Ago 2015


Consegue imaginar um cheesecake feito só com ingredientes saudáveis? Com a mesma cremosidade do recheio? Com a mesma aparência irresistível? Tão delicioso quanto e capaz de satisfazer a gula? Pois essa foi a proposta do desafio deste mês, comandada pela Susan, autora de The Kiwi Cook.

For the August challenge Susan from The Kiwi Cook dared us to make healthy and wholesome raw ‘cheesecakes’ with no cream cheese in sight!


O desafio deste mês me fez olhar com mais atenção para um de seus ingredientes, que está presente em grande parte das receitas mais saudáveis. O já bastante cobiçado (entre os adeptos de uma alimentação mais saudável) óleo de coco. Esta gordura era muito comum nos lares da época que eu era criança, lá pelos idos dos anos 60. Lembro-me vagamente da lata azul e branca com um coqueiro estampado que minha mãe deixava no armário embaixo da pia. Mas, levado pelo marketing dos óleos refinados produzidos em larga escala, o óleo de coco foi, aos poucos, sumindo do mercado. Agora, defendido como super alimento pelos naturalistas, volta ao mercado. Infelizmente, com preços ainda bem salgados.

O óleo de coco foi apenas um entre os vários ingredientes super nutritivos nesta receita, como tâmaras, xarope de bordo (maple syrup) e/ou mel como adoçantes, castanhas de caju cruas e demolhadas para conferir cremosidade ao recheio, amêndoas ou nozes na base e frutas vermelhas para dar o sabor e finalizar a sobremesa com uma calda que ficou deliciosa! E, é claro, as variações são inúmeras!

O resultado? Me surpreendeu. A textura ficou maravilhosa, os sabores também. A única ressalva que faço, é de que o sabor do coco ficou presente, portanto deve-se levar isso em consideração ao escolher o sabor do seu cheesecake. 

Quanto à sua execução, posso dizer que me deu mais trabalho encontrar os ingredientes do que fazer a receita. O seu preparo foi rápido e nem precisa ir ao fogo ou ao forno. É cru! Ah, também é sem glúten e sem lactose caso você tenha essas restrições alimentares.


"CHEESECAKE" DE MORANGO (Crú e Saudável)

Prepare-se para fazer esta receita no dia anterior, deixando as castanhas de caju cruas de molho em água durante a noite (ou no mínimo 5 horas).


Base

1/2 xícara de nozes pecã
(OU - amêndoas cruas (com ou sem pele) - OU - outra noz da sua preferencia. Eu usei pecã)

1/2 xícara de coco fresco ralado - opcional (não usei)

1/2 xícara de tâmaras, sem caroço!
(As tâmaras recomendadas são do tipo Medjool, grandes, carnudas e deliciosas. Encontrei aqui no Brasil com nome de tâmaras gigantes e são bem mais caras do que as outras. Na falta destas, procure pelas mais macias e doces, que devem ficar de molho em água quente por uns 10 minutos, que foi o que fiz).

1/4 de colher de chá de sal marinho

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 colher de sopa de óleo de coco derretido (se necessário) para dar liga - usei a metade, mas vai depender da umidade das tâmaras.

Como Fazer:

Bata todos os ingredientes (exceto o óleo de coco) em um processador até que fique na textura desejada (mais fino ou mais rústico).




Pegue uma porção da mistura na mão e aperte. Se ligar, estará pronta, mas se esfarelar, acrescente o óleo de coco aos poucos até dar liga (máximo de 1 colher de sopa).

Divida a mistura em porções iguais no tamanho desejado e forre o fundo de forminhas de muffins, apertando a mistura com os dedos. Para ajudar a desenformar mais tarde, coloque fitas de papel manteiga, deixando sobras para fora, como mostra a foto abaixo


O meu rendeu 6 unidades, mas numa próxima vez farei um pouco menores. Você poderá, também, fazer um cheesecake inteiro, neste caso, numa forma pequena de fundo falso.


Reserve enquanto faz o recheio.


Recheio:

1 1/2 xícaras (225g) de castanhas de caju cruas
As castanhas de caju devem ficar de molho por pelo menos 5 horas, ou durante a noite.

2 colheres de sopa de suco de limão siciliano

1 colher de chá de extrato de baunilha

1/3 de xícara (80ml) de óleo de coco derretido

 1/3 de xícara de mel (ou xarope de bordo, ou nectar de agave)

água, se necessário (até 90ml)

1 xícara de morangos frescos (125g) 
(se usar morangos congelados, descongele-os antes de usar)


Como fazer:

Derreta o óleo de coco numa panelinha, em fogo brando caso o óleo esteja sólido. 
(o óleo de coco derrete a partir de 25° C, portanto nem precisará esquentar muito para derretê-lo)

Escorra as castanhas de caju.

Bata todos os ingredientes (menos a água) no liquidificador ou processador, pulsando no início para quebrar as castanhas e depois aumentando a velocidade.

Se a mistura estiver muito grossa e difícil de bater, acrescente água, aos poucos, para ajudar. Mas cuidado para que não fique muito líquida. Ela deve ficar bem grossa e cremosa.

Prove e ajuste os sabores, se necessário.

A receita original pedia para bater tudo menos as frutas, depois dividir a mistura em dois e acrescentar as frutas em uma das metades. Assim, o cheesecake ficaria com duas camadas de cores diferentes. Eu esqueci completamente e juntei tudo (ops!). Por esse motivo, acabei colocando a calda que não estava na receita. Deu super certo!

Distribua a mistura nas forminhas preparadas com a base e nivele. 


Leve ao freezer por pelo menos 2 horas, até solidificar. Enquanto isso, faça a calda.


Calda de Morango Crua

150g de morangos frescos (uns 10 morangos médios)
(Se usar morangos congelados, descongele-os antes de prosseguir)

50g de tâmaras sem caroço (umas 8 unidades médias)
(da mesma forma que as tâmaras da base, se não estiver usando as tâmaras Medjool, deixe-as de molho em água quente por uns 10 minutos para ficarem mais macias)

1 colher de sopa de suco de limão (usei siciliano)

água, se necessário, para dar ponto (precisei de 1 colher de sopa)
(se você tiver deixado as tâmaras de molho, poderá usar este água para dar o ponto, se necessário)


Como Fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou processador até virar uma calda espessa. Ajuste acrescentando água, se necessário.


Montagem

Para desenformar os cheesecakes, retire a forma do freezer, aguarde uns 5 minutos e puxe-os com o auxílio das fitinhas. Se ainda estiver muito difícil de sair, aguarde mais 5 minutos. Não espere que descongele para desenformar, pois poderá se desmanchar. 

Arrume nos pratos de servir individuais e aguarde uns 30 minutos antes de servir. 

Regue com a calda e enfeite com castanhas e nozes picadas, ou a gosto.

Se preferir manter congelado para consumo posterior, desenforme ainda congelado (como acima) e arrume em potinhos próprios para congelamento. Regue com a calda, enfeite a gosto, tampe bem e devolva para o freezer. Eu mantive até as tirinhas, para facilitar retirar da embalagem na hora de descongelar.


Esse exemplar "provado" abaixo, ainda estava meio congelado, foi difícil esperar ;o)


Este desafio foi promovido por THE DARING KITCHEN.
As diretrizes e receitas originais você encontra AQUI.



4 comments:

  1. Oi, Re,


    Que máximo esta receita! Eu já fiz massas de torta com nuts, mas todas levavam também farinha, estou achando incrível esta feita só com pecã! O recheio também me surpreendeu, pela cremosidade, até parece que é um recheio comum de cheesecake. Claro que vou salvar esta receita, thanks! rsrs. Ah, eu também me lembro do óleo de coco e de amendoim (que agora estão bem caros, rsrs). Parabéns por mais esta receita especial.

    Um beijo e boa noite

    ReplyDelete
  2. Oi Renata,
    Eu também lembro dessas latas de óleo. Naquele tempo esse tipo de óleo foi condenado , mas agora voltou com toda força. Pena que realmente seja tão caro.
    Seu cheesecake ficou perfeito. Parabéns!
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  3. Renata, you've done a fabulous job on this challenge! The cheesecakes look absolutely delicious!!

    ReplyDelete
  4. Oi Renata. Que delícia! Acabei de fazer aqui em casa ... confesso que não tinha muitas expectativas considerando que nunca gostei muito de Tâmara ... mas como eu tinha em casa, pensei que nesta receita ela mistura com outras coisas poderia ficar mais suave. Pra minha alegria foi isso que aconteceu, não parecia que tinha tâmara ... Já tinha usado a castanha de cajú batida com água para substituir creme de leite em preparações salgadas (exemplo: 1xícara de água para 1 xícara de castanha do caju, bate no liquidificador, fica um creme que pode ser usado em estrogonofe, etc), então já sabia que iria ficar ótima. Não tinha morangos, então fiz com mirtilo e amora juntos (1 xícara). Amo morangos, mas com mirtilo e amora ficou maravilhosooo... obrigada por compartilhar suas experiências!! Abraço!!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...