Monday

FRITATTA DE ESPINAFRE

06 Nov 2017


Apesar da aparente simplicidade desta receita, ela é feita com alguns processos diferentes e que me agradaram bastante, não só na execução mas também no sabor delicioso, já que é quase impossível não gostar do casamento espinafre-queijo-ovos, não é mesmo?


Nada mais do que uma simples omelete, ou fritada, esta fritatta é feita em duas etapas, uma no fogão e outra no BROILER do forno (também chamado de GRILL ou DOURADOR). Nem todos os fornos possuem um broiler  e a receita pode ser adaptada para se fazer somente no fogão, mas se você tem esse acessório, aproveite a chance de usá-lo! Outro item usado aqui é a frigideira de ferro, com cabo também de ferro, para que possa ir direto do fogão ao forno. Posso sugerir, com alguma segurança, que uma frigideira de inox com fundo grosso e cabo de inox possa funcionar bem também, apesar de não ter testado.

Para quem não conhece o broiler, ou conhece mas não sabe usar, posso dar algumas dicas. O broiler é uma resistência elétrica que fica no teto do forno de alguns modelos de fogão. Esta resistência produz um calor super intenso e não tem graduação tipo baixo/médio/alto. Apesar de ser elétrico (alto custo), usa-se somente por alguns minutos e não requer pré-aquecimento como a função do forno convencional. Portanto, é bem conveniente.

 O que determina a velocidade de preparo é a distância que se coloca o alimento em relação à resistência. Na prateleira mais alta do forno o alimento vai ficar bem perto da fonte de calor e vai dourar muito rápido. Ou seja, o broiler tem a função exclusiva de dourar e não de cozinhar. Mas se você não quiser que doure tão rápido assim, pode colocar o alimento na prateleira do meio do forno. Foi o que fiz aqui, já que a fritatta ainda estava com o centro mal cozido. Mas neste caso, o prato é a base de ovos, e ovos cozinham rapidamente, por isso funcionou. De qualquer forma, é um método que requer atenção total!

FRITATTA DE ESPINAFRE
(receita adaptada DAQUI)

4 ovos
1 colher de sopa de leite
1/4 xic. parmesão ralado grosso
sal e pimenta do reino a gosto

Bata os ovos com um fouet até misturar bem claras e gemas.

Junte o leite, o sal, a pimenta e o quejo ralado, misturando bem. Reserve.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

1 colher de sopa de manteiga (dividida em dois)
1 dente de alho picado
1/2 cebola picada
150g de folhas espinafre grosseiramente picadas (aprox. 2 xícaras)
1/2 tomate sem sementes picado (opcional, ou pode substituir por tomate seco)
sal e pimenta do reino a gosto
1/2 xíc. de queijo minas em cubinhos


Aqueça uma frigideira de ferro  (com cabo de ferro, que pode ir ao forno). Derreta metade da manteiga e refogue a cebola em fogo médio até murchar. 

Junte o alho e refogue mais um pouco. 

Acrescente o espinafre e o tomate e refogue, mexendo sempre, somente até murchar o espinafre.



Tempere com sal e pimenta e retire o refogado da frigideira. Reserve.

Volte a frigideira ao fogo, desta vez com fogo baixo, e derreta a outra metade da manteiga.


Despeje a mistura de ovos na frigideira.


Por cima dos ovos, espalhe a mistura de espinafre e os cubinhos de queijo minas.


Tampe a frigideira e cozinhe em fogo brando até começar a firmar as bordas e o fundo corar. 

Enquanto isso, ligue o grill do forno (broiler).

Destampe a frigideira e passe-a para o forno, na prateleira do meio. O broiler vai dourar a superfície da fritatta e terminar de cozinhar o seu centro. Este processo é rápido, pode durar de 5 a 10 minutos, portanto fique de olho!


Retire do forno e sirva a seguir.







1 comment:

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...