Quem me conhece sabe que, sem estresse nem radicalismos, evito ao máximo os alimentos artificiais, principalmente os corantes. Acho lindos os bolos arco iris que estão por aí pela internet, mas só de pensar nos corantes artificiais que, para obter cores tão vibrantes, são usados em quantidades bem generosas, já me desanimo de fazer (e de comer). Estou fazendo, então, alguns experimentos usando corantes naturais.
Depois do BOLO ROSA DE BETERRABA (que não ficou rosa por dentro, somente por fora), agora é a vez de experimentar o bolo azul... azul, mas sem nenhum corante artificial!
Comecei minha experiência fazendo um bolo matizado. O tom de azul foi obtido com mirtilos (blueberries)! Usei BLUEBERRY EM CALDA , que tem uma cor vermelha vibrante, para tingir a massa. Escolhi fazer esta experiência com o bolo azul, pois me intrigava se os mirtilos, de fato, deixariam o bolo azul. E não é que deixaram! O resultado me encantou! Não é à toa que esta frutinha se chama BLUEberry :o)
As dicas de como colorir o bolo com ingredientes naturais eu encontrei no Itsy Bitsy Foodies que tem um tutorial maravilhoso de um bolo arco iris completo com todas as cores naturais, lindo!
Para que as cores fiquem mais reais, é preciso usar uma massa de bolo básica branca, ou seja, sem as gemas. Ainda assim, a manteiga que usei estava tão amarelinha que meu bolo azul quase que ia ficando verde...
...mas esse foi só um teste e pretendo continuar com esse projeto até conseguir resultados ideais. Por enquanto estou bem satisfeita com o seu visual. É uma delícia poder comer um bolo que fica delicioso e bonito, sabendo que não contem nenhuma gota de corante artificial.
Para esta experiência (por um momento me senti na cozinha do Professor Pardal rsrs), como eu não tinha fôrmas de 15cm, usei forminhas de 10cm de diâmetro e depois cortei os bolinhos ao meio, fazendo dois mini bolos. Tive, então, a oportunidade de testar as cores do claro para o escuro e vice-versa.
Depois de recheados e cortados, uni uma fatia de cada formando um matizado claro-escuro-claro que fez um lindo efeito degradê.
Caso você queira se aventurar, aí vão as instruções de como fiz. Lembrando que esta receita é para um bolo pequeno, de aproximadamente 15 cm de diâmetro e para fazer as camadas de cores diferentes você vai precisar de seis fôrmas iguais. Caso não tenha, poderá improvisar com pratinhos de alumínio (desses descartáveis).
BOLO BRANCO
ATENÇÃO: xíc = 240ml e colh de sopa = 15ml
1 ¼ xíc. de farinha de trigo
¼ xíc. de amido de milho
½ colh. de sopa de fermento em pó
75g de manteiga amolecida em temperatura ambiente
¾ xíc. de açúcar
½ xíc. de iogurte natural
3 claras
½ colh. de chá de baunilha
3 colh. de sopa (somente a calda) de BLUEBERRY EM CALDA
Separe e meça todos os ingredientes antes de começar.
Prepare 6 fôrmas de 14 a 15 cm de diâmetro, untando bem com manteiga e polvilhando com farinha de trigo.
Pré-aqueça o forno a 170°C (bem moderado)
Numa tigela, peneire a farinha, o amido e o fermento. Misture bem com um fouet. Retire 4 colh. de sopa desta mistura e deixe separado. Reserve.
Bata as claras em neve e reserve.
Bata a manteiga com o açúcar até ficar claro e fofo. Junte o iogurte e a mistura de farinhas (aquela em quantidade maior) aos poucos, intercalados, batendo bem após cada adição. Junte a baunilha e bata mais um pouco.
Retire da batedeira e junte as claras em neve, misturando delicadamente, sem bater, até que fiquem bem incorporadas na massa.
Esta massa vai render um volume de aproximadamente 3 xícaras.
Meça ½ xíc. da massa e despeje em uma das fôrmas preparadas raspando bem o medidor com uma espátula de silicone (pão duro). Nivele bem, vai ficar fina.
Junte ½ colh. de sopa de calda de blueberry à mistura que ficou na tigela e misture delicadamente, sem bater, até incorporar a cor. Meça mais ½ xíc. da massa e despeje na segunda forma, raspando bem o medidor com uma espátula de silicone (pão duro).
Junte mais ½ colher de sopa de calda à massa restante e 1 colh. de sopa dos secos reservados e misture. Meça mais ½ xíc. de massa e despeje na 3ª fôrma.
Junte mais ½ colher de sopa de calda à massa restante e 1 colh. de sopa dos secos reservados e misture. Meça mais ½ xíc. de massa e despeje na 4ª fôrma.
Junte mais ½ colher de sopa de calda à massa restante e 1 colh. de sopa dos secos reservados e misture. Meça mais ½ xíc. de massa e despeje na 5ª fôrma.
Junte mais 1 colher de sopa de calda à massa restante e 1 colh. de sopa dos secos reservados e misture. Meça mais ½ xíc. de massa e despeje na 6ª e última fôrma.
Asse em forno bem moderado (170°C). Não devem corar. Assim que passar no teste do palito, retire do forno (uns 15 min.)
Aguarde alguns minutos e desenforme para uma grade para esfriar.
Use os recheio e cobertura que preferir. Eu usei a mesma Cobertura de Cream Cheese que havia usado no bolo rosa de beterraba, sem a beterraba.
Dá para fazer com geléia de blueberries? Por aqui é difícil encontrá-los, exceto em forma de geléia.
ReplyDeleteMartina
Olá Martina, não testei, mas quem sabe dá certo! Se você se aventurar, me conta, vou adorar saber :)
DeleteOk! Obrigada!
ReplyDeleteMartina
What a gorgeous ombre cake - blue is my favorite color! I love how many layers you managed. I always wanted to try one and if I do..I hope it looks as great as yours!
ReplyDeleteRenata que coisa mais linda!!
ReplyDeleteGente eu amei.. achei lindo o efeito degradê.
Além de lindo deve ter ficado saboroso.. hummmm
Beijinhos e um domingo lindo pra você..
Sheila
Como professor Pardal nota 10! Que linda, deliciosa e saudável experiência Renata. É mesmo complicado fugir dos corantes, parece que estão por toda parte. Um corante natural, com esse tom degradê ficou super diferente e o paladar agradece...beijão
ReplyDeleteQue coisa linda de ver com certeza de comer também. Parabéns pela experiencia bem sucedida.
ReplyDeleteQue lindo que ficou o bolo parabéns beijos
ReplyDeleteFICOU LINDO DEMAIS.
ReplyDeleteBOM DOMINGO
BJS
Renata, vou chover no molhado depois dos comentários das minhas colegas acima mas só posso dizer isso também: que bolo LINDO!!!! E o melhor de tudo é que não vai nenhum corante artificial! Sempre saio daqui aprendendo alguma coisa nova, muito obrigada por mais esta deliciosa partilha!!
ReplyDeleteBjss querida e uma ótima semana!
Oi, Re,
ReplyDeleteEstou ainda numa correria tão grande, que até o meu blog anda meio abandonado, rsrs. Que lindo que ficou o bolinho, um mimo!
Ando acompanhando as experimentações para a obtenção de corantes naturais, blogosfera afora, com muito interesse, embora não me estresse com os corantes
artificiais. É que comemos tanta coisa com corante artificial (embutidos, frutas em calda, o escambáu) que seria ingenuidade achar que nos preservamos, rsrs.
A beterraba não deixa as massas vermelhas e sim amarronzada, mas a batata doce roxa deixa-as realmente roxas, lindas, rsrs.
Um beijo e boa semana
Divino!!!
ReplyDeleteEssa minha Xará é mesmo uma cientista da culinária,
Congratulations!!!
Querida Renata é sempre um prazer vir aqui, sempre encontro delicias diferentes e com lindissimos visuais. Esse bolo ficou lindo, o degradê perfeito. Precisa ser de fato um gênio na cozinha para chegar a essa perfeição. Adorei. Fiquei encantada amiga. Meus parabéns. Beijinhos ótimo finalzinho de domingo
ReplyDeleteAmei a idéia ficou muito bonito e não sendo artificial é muito melhor!bjus.
ReplyDeleteOi Renata, adorei e sem falar que ainda pega o sabor da fruta não é.Você acaba usando o corante e a essência naturais.Gostei imensamente.Ficou lindo.Parabéns, beijos querida e uma semana maravilhosa.
ReplyDeleteQue lindo! Ficou tão bonito que dá dó comer! bjs
ReplyDeleteOi Renata, voltei porque recebi um presente e um desafio da minha querida Josy, e te indiquei para que receba também.Aceite ou recuse sem problemas.Beijos e tudo de bom querida.
ReplyDeleteRenata, que lindo ficou o seu bolo e que fantástica idéia de usar os mirtilos para servir de corante natural !!!
ReplyDeleteMuito mais apetecível e saudável do que os bolos tingidos que se vêem por aí, nisso concordo consigo totalmente. :-)
Adorei o passo-a-passo, obrigada por ser tão explicita !
Ficou perfeito e com uma apresentação muito linda!
Beijinhos
renata esta divino parabens ..eu amei bjokas
ReplyDeleteQuerida Renata,
ReplyDeleteo seu blog é um incentivo e um aprendizado a mais p/ mim, fico encantada
com suas receitas e suas fotos, tudo que vc faz fica perfeito, este
bolo além de lindo tem um aspecto delicioso!
Parabéns, a cor ficou linda, ideia genial!
Tenha uma semana repleta de bençãos!
Beijos ♥
Renata, uns dias sem vir aqui e fico abobada com o que vejo.
ReplyDeleteEsse bolo ficou lindo...nao goso de corantes artificiais... amei a ideia...
beijinhos, boa semana...
Ana Claudia
Rê, o bolo ficou simplesmente lindo. Eu também não gosto de usar corante, deixam um gosto amargo nos alimentos. Sempre muito inspiradoras as suas receitas!
ReplyDeleteBeijos mil
Fabiola
QUerida Renata,
ReplyDeleteParabéns pela obra de arte.Verdadeiramente um trabalho artístico. QUem me dera ter essa arte...Lindo mesmo.
Bj e uma ótima semana,
Lylia
Tia, você sempre se superando, alias eu não teo nem conseguindo acompanhar todos os posts de tanta arte que você tem feito...rs
ReplyDeleteTa lindo o bolo e eu acho o máximo a gente conseguir fazer sempre o mais natural possível! Arrasou mais uma vez!
bjos
Renata, what a beautiful cake, and no need to mention that the layers are awesome, so elegantly done...this is sure a cake for a special occasion :)
ReplyDeleteThanks for the recipe and hope you are enjoying your week!
Tô encantada....e ainda mais sem nada artificial!
ReplyDeleteSó você mesmo, Renata!
Parabéns!
amazing stuff! totally follow you on the non artificial coloring. will be following your experiments. any suggestion on how to make a natural pink? my little one only wants pink :)
ReplyDeleteI've tried beetroot successfully for the frosting but the cake itself did not turn pink. Will continue with my experiments though.
DeleteRenata tenha um fim de semana repleto de bençãos!
ReplyDeletebjs ♥
Hey Renata!! Loved the snaps! Beautiful photography!
ReplyDeleteRenata!
ReplyDeleteDescobri seu blog por acaso... Como sou coreana, as suas receitas de comidas coreanas em portugues explicadinhas passo a passo (uma raridade!) me chamaram a atencao. Estou me deliciando com cada post seu! Parabens pelo lindo trabalho, estarei seguindo cada post! Valeria.
Olá Valéria, obrigada pelo carinho :). Que bom ter a ilustre visita de uma Coreana no meu blog! Vc mora no Brasil? Eu estou na Coréia há pouco mais de 5 anos e breve estarei de volta ao Brasil.
DeleteMoro no Brasil há 25 anos, e estive na Coreia em jan/2011 e jan/2012. Seria muito interessante trocarmos experiências, pois vc deve saber um pouco como eu me sinto por ser uma estrangeira...rs.
DeleteQuanto ao blog, VICIEI! Não consigo parar de fuçar!
Bjs! Valeria
Me mande um e-mail então, vai ser legal trocarmos umas idéias! bjss
DeleteJá conhecia essa dica do uso de forminhas descartáveis para bolos em camadas, mas essa frutinha para o corante azul ainda não.
ReplyDeleteSeu bolo ficou um encanto!
Bjs.
Renata, ficou um espetáculo esse bolo...lindíssimo!Sem corantes...é incrível o que mãos habilidosas podem fazer com uma frutinha!
ReplyDeleteBjs,
Você sabia que dá pra fazer corante azul com repolho roxo? é só ferver o repolho, pegar a água que vai estar roxa e adicionar bicarbonato de sódio até ficar no tom azul desejado! aí você pode por metade da quantidade do leite da receita dessa mistura azul, ou reduzir a mistura no fogão para usar apenas algumas gotas!
ReplyDeleteGostaria de experimentar com repolho roxo, bem mais accessível do que blueberry aqui no Brasil rsrs. Preciso voltar a experimentar com os corantes naturais! Obrigada pela dica, Lidia!
DeleteQue demais! Interessante que a calda é quase vinho... mas no bolo fica azul. Coisas químicas da natureza...
ReplyDelete