Sunday

PASTEL CASEIRO

09 Set 2012


 Hoje em dia todos nós tentamos, ao máximo, evitar os alimentos fritos, não é mesmo? Que não é saudável todo mundo sabe. O difícil é resistir a um pastelzinho feito na hora. Mas o mais difícil mesmo é quando bate aquela vontade mas não adianta ir ali no mercado comprar a massinha pronta, pois aqui na Coréia não tem! Ou melhor, até tem uma massinha parecida, usada para fazer algo semelhante, mas não adianta, não é a mesma coisa. Qual a saída? Visitar os blogs amigos que sempre vem ao nosso socorro com uma receitinha na medida dos nossos desejos gastronômicos. Desta vez foi a Cristina do ABÓBORA MENINA que veio à minha cozinha me ensinar a fazer o pastel que, por sua vez, pegou a receita AQUI. Obrigada Cristina!


O resultado? Não podia ter sido melhor. Acho que a partir de agora, mesmo voltando para o Brasil, pastel aqui em casa, só o caseiro :o)

MASSA CASEIRA PARA PASTEL
(Rendimento: aprox. 25 pastéis pequenos)

2 xíc. de farinha de trigo peneirada
1 colh. de chá de sal
1 colh. de sopa de azeite
1 colh. de sopa de cachaça ou vodka
40ml de água quente
120ml de água morna

Numa tigela, junte 1 e 1/2 xíc. da farinha, o sal, o azeite e a cachaça. Acrescente a água quente e misture.

Junte a água morna aos poucos, alternadamente com o restante da farinha (dependendo da farinha, poderá ser necessário um pouco menos ou mais do que a quantidade da receita). Assim que começar a virar uma bola de massa, passe para uma mesa enfarinhada.

Sove bem a massa até a massa ficar homogênea, lisa e elástica. 

Divida a massa em dois, reserve uma parte coberta com um plástico e abra a outra, bem fina.



Corte círculos, pincele com água (retire bem o excesso de água do pincel).


 e recheie a gosto (o recheio deverá estar frio). 


Aperte as bordas com um garfo, ou use um aparelhinho desses, que achei que funcionou muito bem.




Frite em óleo quente. Escorra em papel toalha e sirva a seguir.

Eu usei recheio de carne moída refogada com alho e cebola, temperada com sal e pimenta do reino, e algumas colheradas de molho de tomate com chili. Esqueci das azeitonas, mas recomendo! Refoguei até secar e pronto.


300g de carne moída foram suficientes para esta quantidade de massa, porém eu não reutilizei as rebarbas, portanto, se você for trabalhar com pastéis quadrados ou retangulares para total aproveitamento da massa, terá que aumentar a carne para 400g aproximadamente.

Com as rebarbas, fiz uns petiscos doces. Fritei os retalhos aos poucos e depois polvilhei com uma mistura de canela com açúcar. Um perigo!!



29 comments:

  1. Oi Renata, adorei a receita da massa de pastel.Testarei qualquer dia, depois te conto como ficou.Beijos querida e uma semana abençoada.

    ReplyDelete
  2. Renata I love this pastel recipe, it is similar to our Samosa. I like your mold.

    ReplyDelete
  3. They're are perfect, so beautiful!
    I've got the same moulds, I'll give it a go...
    Have a nice week

    ReplyDelete
  4. Essa minha Xará é mesmo incrível!

    Faz pastel até na Coréia...rsss...e perfeitos ainda por cima,

    Coisa tão gostosa gente,

    e as friturinhas doces são mesmo perigosas...deixa eu sair daqui depressa...rsss

    Boa noite aí pra você,
    Meu abraço

    ReplyDelete
  5. Renata, acho que hoje em dia os brasileiros não ficam mais passando vontade em nenhum país desse mundo! rsss
    Essa receita da Cris eu tbm quero testar pq não precisa de descanso como a que eu testei outro dia e com todos os seus elogios é mais um motivo para experimentar e logo!
    Bjss e boa semana!

    ReplyDelete
  6. Que delícia eu adoro pastel,boa semana beijos

    ReplyDelete
  7. Esse pastelzinho não tem como não resistir, ficou fininho, que fome!
    Beijos
    Fabiola

    ReplyDelete
  8. Jesus Cristo!!
    Olha que eu to aqui agora babando srrs
    Que delícia de pastel..
    E fazer a própria massa deve ser mais que delicioso..
    Nossa!! Anotadíssimo aqui.. como eu nunca fiz acho que vou adorar a experiência..
    Um beijo Renata e uma semaninha linda..
    Sheila

    ReplyDelete
  9. Wow I used to have a mold like that years ago, wish I had kept it. Love your pastel, they look very tasty.

    ReplyDelete
  10. Querida Renata,
    de vez em quando uma friturinha não faz mal e sendo um pastelzinho
    lindo e saboroso assim melhor ainda!
    Amei o passo a passo, a receita é nota 10, e vindo de vc da Cristina,
    perfeita!

    Tenha uma semana repleta de bençãos!
    bjs

    ReplyDelete
  11. Sabe que eu nunca fiz pastel em casa, Renata!
    Deu uma vontade de fazer...
    Na primeira folguinha que der vou fazer essa delícia.
    Os seus ficaram perfeitos!
    Parabéns a vc e a Cristina.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  12. Ficaram lindos Renata,aqui no Japão tem muitos mercados brasileiro q tem massa pronta,mas nada como uma caseira,achei facil de preparar,quero fazer tbm,beijos!

    ReplyDelete
  13. Oi, Re,

    Estas friturinhas (os pastéis e a massinha doce) são mesmo uma tentação, impossível comer uma só, rsrs. Seus pastéis ficaram com aquele jeitinho caseiro irresistível e me lembraram uma das minhas irmãs, que nunca deixa de fazê-los nas reuniões familiares, rsrs.

    Beijo!

    ReplyDelete
  14. Re querida que lindos ficaram seus pastéizinhos. Tinha visto no blog da Cris e guardei pra experimentar qualquer dia, não dá mesmo pra resistir a uns pastéizinhos desses em se tratando de caseirinhos. De vez em quando uma friturinha dessa vale mesmo a pena. Os seus ficaram tão sequinhos e com meu recheio preferido. Gostei desse aparelhinho menina! Ja tinha visto nos catálogos da Avon, mas não dei muito crédito, mas vendo seu PAP percebi o que estou perdendo. As sobrinhas foram muito bem aproveitadas ah se foram hehe. Beijinhos miga ótima semana

    ReplyDelete
  15. Renara...saudades de pastel...it was been so long since I had pastel..thank you so much for sharing this recipe...I sure will try it. Looks fabulous with all the "bubbles" :)
    Have a wonderful week!

    ReplyDelete
  16. oh my gosh! these look so good and so new to me!! ravioli with a crunchy crust! and I totally want that thingy of you to make these lovely portuguese ravioli :)

    ReplyDelete
  17. Nossa, que delicia a massa parece perfeita!!!
    Beijinhos
    Ana Claudia

    ReplyDelete
  18. Querida amiga, tenho passado por qui , embora não tenha deixado comentários.
    Ando um pouco ausente do meu blog por andar adoentada, espero recuperar rápido. Adorei essa sua receita,tenho que experimenta-la, deve ter ficado uma delícia.

    bjs

    ReplyDelete
  19. Os pastéis ficaram tão bonitos, Renata... devem ser deliciosos de facto !

    Aprende-se imenso com outras cozinheiras, não é ?

    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  20. Os pastéis ficaram tão bonitos, Renata... devem ser deliciosos de facto !

    Aprende-se imenso com outras cozinheiras, não é ?

    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  21. Os pastéis ficaram tão bonitos, Renata... devem ser deliciosos de facto !

    Aprende-se imenso com outras cozinheiras, não é ?

    Beijinhos grandes

    ReplyDelete
  22. Que delíciaaaa.... Vou fazer essa receitinha ainda essa semana.
    Sou amiga da sua linda filha Jane... E ela sempre indica seu blog pra gente, se orgulhando das delicias que só a Senhora consegue fazer.
    Estou amando e já estou te seguindo a um tempão, rsrsrs.
    Bjinhos no coração!!!
    Jaque

    ReplyDelete
  23. Otima receita de massa, e eu infekizmente adoro pasteis...herança familiar, minha mãe era otima nisso. Abraços!

    ReplyDelete
  24. Ola adorei o seu cantinho estou te seguindo e gostaria muito q vc fizesse uma visitinha nos meus cantinho, vai ser muito legal e esta rolando um sorteio, se vc quiser pode participar, parabéns pelo seu lindo blog é uma graça e encantador com dicas muito legais q eu ja levei para mim....ok
    venha conheçer os meus cantinhos...
    http://culinariachrisgipebube.blogspot.com.br/
    http://ministerioinfantilchrisgipebube.blogspot.com.br/

    te espero
    bjocas christina

    ReplyDelete
  25. Renata, eu ainda não tinha visto, ficaram lindinhos e parecm bem crocantes e o que é esse aproveitamento das sobrinhas, amei...vc é D+!!Agradeço imensamente pelo carinho e referência ao abóbora menina, qdo eu iria imaginar vc testando algo que fiz na minha cozinha \o/...obrigada!!
    Tenha um lindo final de semana!Bjs...

    ReplyDelete
  26. Esqueci de mencionar, sabe que minha mãe me deu um aparelhinho desses de pastel em dois tamanhos e eu não botei fé?? agora vou experimentar!rs,

    ReplyDelete
  27. vou fazer, mas antes vou procurar por aqui ,essa pecinha para fechar os pasteis.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...