Friday

VINAGRE DE SIDRA (de maçã) - "APPLE CIDER VINEGAR" - Feito em casa!

15 Dez 2017


Há bastante tempo o vinagre de maçãs tem sido considerado um excelente produto para a saúde. O famoso "Apple Cider Vinegar" dos nossos vizinhos do Norte promete ser um ingrediente especial em muitas receitas. E se eu te disser que você pode fazê-lo em casa com custo quase zero? Eu testei, provei e aprovei!


Antes de começar... um esclarecimento

SIDRA X CIDRA

Para não haver confusão, Sidra é a bebida fermentada, e naturalmente gasosa, feita com maçãs (aquela que parece uma Champagne) e Cidra é a fruta da Cidreira (muito utilizada para fazer doces e compotas). Em inglês, a nossa Sidra é chamada "Cider" (sim, com "C") e a fruta Cidra é denominada "Citron", ao passo que "Sider" não existe para este tema. Isso dito, o assunto em questão aqui é o vinagre de maçãs, que antes de virar vinagre passa pela etapa da Sidra.

Tentei introduzir o vinagre de maçãs na alimentação aqui de casa há bastante tempo, para substituir o vinagre de vinho branco ou tinto (mais usados aqui). Na época não havia mais do que uma ou duas marcas do produto nos mercados próximos. Mas não houve jeito de nos adaptarmos. Toda vez que eu usava este vinagre chegava alguém na cozinha e dizia "Tem algo estragado aqui!". Não posso negar que eu sentia o mesmo cheiro de comida azeda, bem diferente de uma comida que levava vinagre de vinho. Deixei-o de lado desde entâo.

Mais recentemente, testando receitas norte-americanas, vi o quanto se idolatra o tal "Apple Cider Vinegar", não só pelo seu apelo nutritivo mas também pelo seu sabor diferenciado em relação a outros vinagres. Procurei saber se nosso vinagre de maçãs daqui era o mesmo produto. Em consulta à minha prima que mora nos Estados Unidos há muitos anos, fui informada que aquele era o único vinagre de maçã que ela conhecia lá.

Pois bem, com o passar do tempo, novas marcas e produtos chegaram ao mercado brasileiro. Recentemente encontrei um vinagre de maçãs com coloração diferente, parecia mais artesanal. No rótulo, dizia ser natural, sem conservantes, etc. Comprei para experimentar. Ao abrir e cheirá-lo, que surpresa! Tinha cheiro de Sidra! Não mais aquele cheiro que não nos agradava.

Coincidentemente, eu já andava pesquisando a possibilidade de fazer o vinagre de maçãs em casa. Mesmo tendo encontrado o produto no mercado, resolvi experimentar. O resultado foi excelente! E o melhor de tudo, a custo quase zero, já que se usa somente as cascas, sementes e aparas das maçãs! Como bonus, tirei a minha dúvida sobre o "Apple Cider Vinegar"!

Quer experimentar também? Me baseiei NESTA receita e te conto como fiz.


Precisei usar maçãs descascadas para outra receita. Reservei, então, as
cascas, centros e rebarbas das 3 maçãs usadas. (use, de preferência, orgânicas).

Coloquei as cascas num pote de vidro.

À parte, dissolvi 2 colheres de sopa (usei colher medida padrão de 15ml de capacidade cada) de açúcar cristal (usei orgânico) em 500ml de água filtrada.

Despejei a mistura sobre as cascas das maçãs.



Tampei com um filtro de café preso com um elástico. Você pode usar papel toalha, pano de prato limpo, ou até mesmo uma tampa, desde que fique frouxa para liberar os gases que serão produzidos.


Depois de 2 semanas, coei o líquido resultante. Já tinha cheiro de Sidra, mas ainda não estava ácido como vinagre. Descartei os sólidos.


Deixei por mais 2 semanas tampado nos mesmos moldes da primeira etapa. 


Passado este tempo, aí sim, tinha a acidez de um vinagre e cheiro agradável de Sidra!

A partir daqui, você pode deixar mais tempo para intensificar o sabor e acidez, ou guardar na geladeira. 

OBS:

Por ser um produto caseiro, não sei sua validade, e nem se o nível de acidez é exatamente igual ao de um vinagre industrializado.


2 comments:

  1. Renata, adoro suas receitas. Seu blog é uma das pouquíssimas fontes de receitas nas quais confio inteiramente.
    Muito obrigada por dividir seus conhecimentos!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ora... eu que agradeço pela confiança!
      Fico feliz que esteja gostando do conteúdo!

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...