Friday

PIZZA BRANCA (a tentativa)

13 Ago 2010



Pizza branca, sim, aquelas fatias fininhas, crocantes e aromatizadas que comemos nos restaurantes italianos... já não é de hoje que tenho a curiosidade de aprender a fazer. Pois bem, fiz!
Comecei pesquisando na Internet e, numa compilação de leituras, cheguei a conclusão que a pizza branca nada mais é do que uma massa simples de pizza, aberta muito fina e besuntada com azeite (que é o que dá a crocância característica).
Então, mãos a obra... Fiz a minha tradicional receita de pizza, inclusive substituindo parte da farinha de trigo por farinha integral. Por este motivo, o que você vê na foto é uma pizza "não tão branca assim".
Outra modificação que fiz, mais por conveniência do que qualquer coisa, foi usar uma frigideira para assá-las ao invés de assar no forno. Mas não tenho dúvida de que essas pizzas assadas no forno numa pedra (própria para assar pizzas) ficariam divinas!! Mas esta versão fica para uma próxima oportunidade... quando eu tiver a pedra....

Para a massa, usei a mesma receita que sempre uso para pizzas e calzones e que pode ser encontrada aqui.

Depois que a massa descansar e dobrar de volume, passe-a para uma bancada polvilhada com farinha e divida em várias porções, formando bolinhas um pouco maiores do que nozes. Cubra com uma vasilha (que substitui com louvor o saco plástico, e você ainda contribui com MENOS UM saquinho no meio ambiente! :o)  Deixe descansar mais um pouco.


Enquanto isso, prepare uma frigideira anti-aderente , aquecendo-a em fogo brando e nela pincele azeite.

Abra uma das bolinhas de massa, bem fininho, usando farinha de trigo para polvilhar a bancada.


Transfira a massa para a frigideira e pincele a parte de cima com mais azeite. Polvilhe alecrim seco e  um pouquinho de sal granulado.


Tampe a panela.


Após alguns minutos, quando começar a dourar embaixo, vire com o auxílio de uma espátula, tampe novamente e deixe mais alguns minutos. Enquanto isso, abra o próximo disco de massa.


Retire para uma tábua e corte imediatamente usando um cortador de pizza.


Repita a operação com os outros discos.

Se você tiver prática na cozinha e quiser acelerar o processo, use duas frigideiras.


RESULTADO FINAL:

Como eu já suspeitava, a textura desta pizza é conseguida através do azeite, portanto, embora pareça um petisco leve e sequinho, prepare-se para consumir MUITAS calorias, pois é impossível comer um só!!!
Ficam muito crocantes e deliciosas, não deixando nada a desejar para às pizzas brancas do restaurante.
APROVADO!!!

5 comments:

  1. This is the epitome of Italian cooking: simple yet so very good! It reminds me of Pizza Fritta!

    ReplyDelete
  2. Huuummmm! Adoro pizza branca!
    No Rio a gente até que a encontra fácil em restaurantes italianos e pizzarias, mas aqui em Vitória... A maioria das pessoas nem sabe o que é. e olha que boa paste do estado foi colonizada por italianos!

    Adorei sua receita. Hora dessas vou fazê-la.

    Ah! Tb sonho com uma pedra p/ pizzas, entre muitas outra coisas p/ minha cozinha.Rs

    ReplyDelete
  3. Bem parecida com que minha sogra fazia, tb já fiz bastante, aqui chamamos de pastela, a diferença é que eram fritas, tanto poderia fazer massa de pastel como de pizza, como algumas pizzas são feitas com massa de pastel, acho a diferença muito pequena,aqui já eram cortadas em tiras antes de fritar.
    Logicamente que assada ou apenas na frigideira bezuntada é muito mais saudavel.

    ReplyDelete
  4. a minha não ficou crocante

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...