Tuesday

"BANANA BREAD"

28 Fev 2012

Read in ENGLISH



Mais um desafio dos Daring Bakers que rende frutos. No último dia do desafio dos Quick Breads, acabei fazendo o mais tradicional de todos os Quick Breads, o Banana Bread. Não deu pra traduzir para Pão de Banana, acho que para nós brasileiros este nunca será um "pão". Enfim, não deu tempo de acrescentar ao outro post, mas aqui está ele, delicioso e uma ótima forma de aproveitar bananas. Acrescentei nozes Pecã para ficar ainda mais gostoso, mas você pode omitir ou substituir por outras nozes, como Castanha do Brasil, por exemplo. A receita adaptei DAQUI, pois entre as que consultei, era a que levava a maior quantidade de bananas proporcionalmente aos outros ingredientes, o que resultou em um bolo bem saboroso.
No dia seguinte, experimenta colocar uma fatia na torradeira e depois me conta...

Essa rachadura no centro do "Pão", é a marca registrada dos Quick Breads.

"BANANA BREAD"

5 bananas médias 
2 xíc. de farinha de trigo peneirada
1  colh. de chá de fermento em pó (no Brasil eu usaria 2 colh. de chá) 
1/4 colh. de chá de sal
2 colh. de chá de canela em pó
1/2 xíc. de açúcar mascavo
1/2 xíc. de açúcar branco
1/4 xic. de óleo vegetal
2 ovos
3/4 xíc. de nozes pecã grosseiramente picadas.


Pré-aqueça o forno a 180°C.

Descasque as bananas a amasse-as, deixando alguma pelotas. Reserve.

Peneire a farinha, o fermento, a canela  e o sal. Reserve.

Numa tigela grande, bata os ovos ligeiramente com um fouet, junte os açúcares e o óleo e bata mais um pouco.

Acrescente as bananas e misture com uma espátula.

Acrescente a mistura de ingredientes secos e as nozes  e misture bem com a espátula.

Despeje a massa em fôrma de bolo inglês untada ou forrada com papel manteiga.

Asse a 180°C por aproximadamente 1 hora, ou até que inserindo um palito no centro, este saia limpo.

Retire do forno e desenforme em cima de uma grade para esfriar.

Sirva morno ou frio.


23 comments:

  1. Nossa, que perfeito!
    Sem exageros... é de ficar inpenotisada, olhando para a foto deste "pão de banana"!
    Claro, adorei a receita e concerteza vou fazer essa semana! Obrigado por compartilhar, Renata.
    Beijos.

    ReplyDelete
  2. Renata - I think that is the most perfect banana bread I have ever seen. That split down the middle makes me want to dive in hands first! I'm going to try your recipe for 'failed' experiment banana bread :) Beautifully done!

    ReplyDelete
  3. This is my all time fav bread..All my ripen banana will end up in Bread. The bread looks fantastic with lovely texture. Great job on the challenge !!!

    Pavithra
    www.dishesfrommykitchen.com

    ReplyDelete
  4. ola! adorei sua receita. acha que dava para substituir o açucar por adocante e colocar menos oleo, ou substituir por azeite?
    cumprimentos

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Carmo,
      Nesta receita, já reduzi o óleo pela metade em relação à receita original, mas como leva uma quantidade boa de bananas, talvez ainda tenha margem para diminuir um pouco mais, mas não sei dizer o resultado, será o caso de testar. Quanto ao adoçante, não uso, portanto não conheço a sua aplicação na culinária. Tenho visto muitas receitas doces que usam azeite, e eu pessoalmente ainda não experimentei, mas acho que só afetaria o sabor, não a textura. Obrigada pela visita!

      Delete
  5. What perfection of bread! Looks stunning :D
    And the tin it is baked in is also beautiful!

    Cheers
    Choc Chip Uru

    ReplyDelete
  6. Rê que lindo ficou seu Bolo/Pão, adoro nozes pecãs, fruto dificil de se econtrar por aqui, salvo nas épocas festivas de Natal. Bolo de banana é sempre muito gostoso não é, gosto muito do açúcar mascavo em bolos,deixa uma cor linda. Vou levar a receita, excelente. Bjocas

    ReplyDelete
  7. Rê, que textura maravilhosa este bolo tem! Não pude deixar de sorrir ao ler o comentário da sua amiga acima que gostaria de mergulhar nessa fenda, parece até um bolo inglês, ficou lindo mesmo!
    A forma que usou tbm não fica para trás! É pedra ou cerâmica? Amei!
    Bjss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Akemi, a fôrma é de cerâmica, eu mesma fiz no curso de cerâmica que fiz aqui na Coréia. Que bom que gostou :o) Obrigada pelo carinho!

      Delete
  8. Eu amei o bolo, achei a receita molezinha e farei com certeza, mas gostar, gostar mesmo, eu gostei foi da forminha fofa. Que coisa mais linda!!!
    Sou maníaca apaixonada por essas fofurices.
    beijos

    ReplyDelete
  9. Oi, Re,

    Este bolinho deve ter ficado muito saboroso, a aparência é ótima!
    A sua forma também é super charmosa!

    Um beijo, querida!

    ReplyDelete
  10. Os meus este mês n correram mt bem.. Fiz um pão de queijo e espinafres, mas acho que tenho de repetir e editat um pouco a receita, e uns muffins de legumes, excelentes, mas n gostei das fotos...Sou uma desgraça :)
    Obrigada por me dizeres coisas sempre tão animadoras, dás-me imenso ânimo para continuar.

    Fiquei a pensar no pãozinho torrado :) Faço qd tiver bananas, n é fruta que tenhamos em casa habitualmente.
    um abraço e bom fim de semana

    ReplyDelete
  11. Nossa!Ainda bem q cheguei à tempo de ver essa preciosidade... Pão, bolo seja lá o q for ficou lindo e com aspecto delicioso...Quer dizer dona Renata que a senhorita além de craque na cozinha é também na arte da cerâmica?? Aceita encomenda?rsrsBeijkas grandes

    ReplyDelete
  12. Tiaaaa, lindo!!! Ja falei mil vezes que amo coisas com banana ne! Muito muito bom, acho que esse vai pro caderninho com o "tia renata" do lado...rs
    bjossss

    ReplyDelete
  13. OI Renata,
    Além do pão delicioso, a forma está linda. Amei, como disse a Akemi.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ReplyDelete
  14. Adoro essa textura que você sente os ingredientes que está mastigando.Essa sua assadeira é lindíssima.Adorei.Bjos.

    ReplyDelete
  15. quantas caloias tem uma fatia?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Infelizmente não sei te responder, mas já existem programinhas pela internet afora que te ajuda a fazer este cálculo.

      Delete
  16. Eu acabei de fazer o meu, ficou perfeito, eu não tinha açúcar mascavo nem nozes então fiz sem mesmo, substitui o mascavo por açúcar comum, mesmo assim ta perfeito

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...