Tuesday

QUINDIM e adeus Brasil, ou melhor, até breve!

31 Jul 2012

Read in ENGLISH


Todo mundo que já assistiu a um show da sua banda predileta fica com aquela sensação de quero mais no final da apresentação, não é mesmo? Aí, a banda se despede, as luzes se apagam, mas o público continua ali já esperando aquela volta triunfal para aquela última palinha antes da despedida de verdade. 

Pois bem, é assim que estou me sentindo. Há duas postagens atrás anunciei o meu adeus à Coréia, com todas as letras! Comecei a me readaptar à volta definitiva ao Brasil e, de repente, aqui estou eu de volta à Coréia para aquela última palinha antes da volta definitiva rsrs. Na verdade, o trabalho do meu marido se estendeu mais um pouquinho e resolvi, então, voltar. Desta vez o período será mais curto... bom, é melhor eu não fazer mais previsões... =D 

Como na despedida da Coréia eu apresentei um prato tipicamente Coreano, na despedida do Brasil trago esse doce super brasileiro e que eu adoro: Quindim! 

Adaptei a receita do chef Álvaro Rodrigues, onde ele usa coco queimado. Eu preferi fazer a versão tradicional, mas com coco queimado deve ficar um espetáculo. 


QUINDIM 
receita adaptada DAQUI

Ingredientes: 

100ml de água 
250g de açúcar cristal 
10g de manteiga (2 colh. de chá) 
9 gemas 
2 claras 
50g de coco ralado (usei o seco de pacotinho, mas o fresco deve ficar melhor ainda) 

Modo de fazer: 

Coloque a água e o açúcar numa panela, mexa bem e leve ao fogo médio, sem mexer. Quando levantar fervura, desligue. 

Junte a manteiga à calda e deixe amornar.

Estoure as gemas e deite-as em um coador apoiado em uma vasilha. Deixe que a gema passe sem esfregar ou mexer, para que não fique o cheiro do ovo. 

Passe as claras por outra peneira ou lave bem a peneira utilizada para peneirar as gemas. Ao contrário das gemas, as claras podem ser "ajudadas" neste processo com uma colher ou espátula. 

Misture todos os ingredientes, sem bater. 

Leve a mistura à geladeira, coberto, por 2 horas. 

Unte forminhas próprias com manteiga e polvilhe açúcar refinado. 

Encha as forminhas com a mistura até quase a borda. 

Asse em banho maria por aproximadamente 40 minutos, em forno moderado (180 graus). 

Desenforme morno e coloque em forminhas de papel forradas com celofane. 


32 comments:

  1. Oh Renata they're so cute!!
    I love the blue cases.
    Have a nice day

    ReplyDelete
  2. Eita que eu adoro quindim..
    E essa receita está uma dilicinha rssr
    Fico imaginando como deve ser essa mudança...
    Mas em breve deve estar por aqui de novo né?
    Um beijo carinhoso no coração e uma terça-feira mais que linda..
    Sheila

    ReplyDelete
  3. E vc escolheu um doce perfeito... Lindos quindins Renata! É um dos meus doces preferidos, um encantamento aos olhos e uma verdadeira provocação!!beijão

    ReplyDelete
  4. A receita ficou linda, muito Brazuca! Amiga, que coisa mais doida! Então aproveite muito esta nova estadia. Beijos mil.
    Fabiola

    ReplyDelete
  5. A vida é assim mesmo, Renata. A gente nunca pode prever o que se esconde atrás da esquina...Mas tudo tem um motivo, um porquê. Desejo muito alegria no retorno e em breve, se for para a sua felicidade, esteja de volta ao Brasil.
    Bj,
    Lylia

    ReplyDelete
  6. Oi, Re,

    Nossa, quer dizer que você está de novo na Coréia? rsrs. E não poderia ter se despedido com um docinho mais brasileiro! rsrs. Estes quindins ficaram
    super lindos, tão redondinhos e dourados as receitas do chef AR são ótimas,
    adoro, rsrs.

    Beijo e boa estadia, querida!

    ReplyDelete
  7. Oi Renata, os quindins estão lindos!Felicidades em sua jornada.Bjus.

    ReplyDelete
  8. When I click english I get a bibimbap recipe? So can't read this post but wow the pics look amazing.

    ReplyDelete
  9. Amei Renata!
    Acabei de voltar de um almoço onde arrematei um quindim de sobremesa mas com certeza os seus estão beeeeem melhores!!!
    Beijos!

    Bia

    ReplyDelete
  10. Renata querida, nunca podemos prever o que pode acontecer, as vezes fazemos planos e logo em seguida tudo dá uma reviravolta. Espero que onde vc estiver aqui ou na Coréia, esteja bem, feliz e com planos futuros de voltar pra cá definitivamente. Adorei seus quindins, ficaram lindos, com certeza uma delicia. Ficaram lindos em contraste com o lindo azul das forminhas. Bjos amiga, ótima estadia.

    ReplyDelete
  11. Voltou com tudo hein Renata!!! Salivei aqui!

    ReplyDelete
  12. Como muitas amigas já disseram, nada é por acaso, Renata. Com certeza haverá mais descobertas, mais aprendizados, mais alegrias.
    O tempo passa rápido. Quanto você menos esperar já vai estar de volta.
    Um "até breve" com chave de ouro. A foto desse quindim tá de matar de desejo, minha amiga!
    Beijinhos e boa sorte!

    ReplyDelete
  13. Welcome back to Asia, Renata! Gosh, you've flown so many miles in these past few months!
    The quindim look gorgeous. I looked it up immediately when I saw your post and now I've learnt something new. And the presentation is spectacular!

    ReplyDelete
  14. quindim é mesmo a nossa cara!!! delicioso!!! receita maravilhosa!!!

    até breve! curta a temporada curtinha ai na coreia...não deixe de nos presentear com seus posts...

    ReplyDelete
  15. É por esse motivo que digo que aqui vivemos cada dia de uma vez, amanhã a Deus pertence...rs!
    Não podia ter escolhido doce melhor, lindos quindins!
    Bjuss!!!

    ReplyDelete
  16. Renata, aproveite muito bem o retorno para Coréia! A receita escolhida não poderia ilustrar melhor a doçaria brasileira! Ficaremos aguardando seu retorno! Bjss e boa viagem!!!

    ReplyDelete
  17. Meu marido é apaixonado por quindim.Os seus ficaram espetaculares.Adorei.Adoro as receitas do Chef Alvaro Rodrigues.Seja bem vinda de volta ao Brasil.Beijos.

    ReplyDelete

  18. Vc tá com jeitão de iô-iô...
    Vai ou vem?
    Fico feliz com seu bom humor em 'aceitar' as mudanças no curso da vida. Acontece.
    Quando vc vier 'de vez', o Brasil te receberá certamente de braços abertos.
    Bom retorno...
    Bjs

    ReplyDelete
  19. Esse quindim com certeza deve ser ótimo e sendo do Álvaro não tenho dúvida. Parabéns pelo ótimo blog. Bjs.

    ReplyDelete
  20. Olá Renata!
    Que lindos os seus quindins, todas suas receitas
    são perfeitas!
    Que Deus abençoe os seus caminhos, seja onde vc estiver!
    Beijos

    ReplyDelete
  21. AHHHH...Renatinha nem bem chegou e já bateu asas e voou!!Rs
    Você está certa minha querida tem que estar onde for melhor para toda a família.
    Mas não tem nada não...estarei sempre aqui te trazendo um pedacinho de BRASIL ia ia, ou seja vc que nos trouxe,né?
    Vou ser repetitiva sempre, tudo que vc bota a mão vira OURO!!!!parabéns.
    Haja visto esse quindim dos DEUSES!!!!
    Ah, obrigada por estar fazendo parte do bloguito,ok?
    10000 de beijinhos. Re
    Fâ incondicional do TESTADO.

    ReplyDelete
  22. Oi Renata! Noooooossa quanto tempo tento vir aqui te ver... cheguei e já quero matar as saudades :)
    Fiquei feliz de saber que mesmo com esse "imprevisto" você manteve o humor e continua na cozinha firme, forte e encantando a todos :)
    Seu blog é referência para mim e você uma amiga querida.
    Seu quindim tá de invadir a tela... quero muito :P
    Um forte abraço flor

    ReplyDelete
  23. Oi Renata,

    bom... é minha primeira visita no seu blog.. mas acho q deve aproveitar a parte boa da Coreia e quando voltar ao Brasil aproveitar tudo de bom aqui tb!

    Adoro quindim... sempre tenho alguns no freezer para um desespero de um docinho! rs

    Adorei o blog! Vou tentar vir sempre!

    quando tiver um tempinho, entre o brasil e a coreia, passa lá no meu blog.!
    http://eventos-inventos.blogspot.com.br/

    Beijos

    ReplyDelete
  24. Tia, seus quindins estao lindos, alias, perfeitos! Eu até comeria um...rs não sou muito chegada nao rsrsrs Mas tá foto de revista! Parabéns!
    bjosssssss

    ReplyDelete
  25. Oi Renata! Que lindos seus quindins! Fiquei com vontade!!!
    Bjss
    Mel

    ReplyDelete
  26. Lindos quindins Renata, deu água na boca de vontade de comer um.
    Bom retorno à Coréia.
    Beijos, bom final de semana.
    Ana Claudia

    ReplyDelete
  27. Olá

    Os teus quindins estão muito bonitos, devem ser saborosos. Vou levar a receita para experimentar.

    beijinhos

    ReplyDelete
  28. Renata, eu amo quindim e o chef Álvaro tbm...ficaram perfeitos!!
    Aqui ou na Coréia estaremos acompanhando vc e suas maravilhosas receitas!!
    Bj,

    ReplyDelete
  29. Querida Renata,
    tenha uma semana cheia de paz e bençãos!
    Beijos ♥

    ReplyDelete
  30. Oi Renata, ficou lindo seu quindim, amei seu blog e passarei sempre por aqui. Beijinhos e uma ótima semana! Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

    ReplyDelete
  31. Olá, parabéns pelo seu blog!
    Se você puder visite este blog:
    http://morgannascimento.blogspot.com.br/
    Obrigado pela atenção

    ReplyDelete
  32. Que delícia adorei a receita beijos

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...