Wednesday

MUJADARA - Desafio Daring Cooks - Out / 2015

14 Out 2015



A estrela desse mês no desfio Daring Cooks foi o arroz. Nossa anfitriã, a Sawsan, autora de Chef in Desguise, nos propôs fazer receitas com arroz típicas de qualquer parte do globo. Como sugestão ela ofereceu duas receitas típicas da culinária árabe, sua origem, sendo uma delas o Mujadara, ou seja, o já conhecido por nós, arroz com lentilhas!

For the month of October, Sawsan from chef in disguise challenged us to prepare a rice based main meal that represents our own culture, or one from a cuisine that we would like to explore


Todo final de ano gosto de acrescentar à mesa o arroz com lentilhas que, reza a lenda, traz prosperidade. Mas confesso que achava que o que eu fazia ficava meio sem graça, principalmente em meio a tantas delícias típicas da ocasião. Curiosamente, nunca parei para buscar uma receita mais autêntica. E não é que ela caiu do céu? Quero dizer, caiu lá dos desafios da Daring Kitchen! A simplicidade da receita é a mesma, mas o ajuste nos temperos certos e o acréscimo da cebola tostadinha fez toda diferença! Uma delícia! E como bônus, ainda aprendi o autêntico nome desse prato!

MUJADARA (Arroz com Lentilhas)
(rendimento: 4 a 6 porções)

Ingredientes:

300g (1 e 1/2 xícaras) de arroz oriental

200g (1 xícara) de lentilhas

1 litro de água

1 cebola grande, fatiada

60 ml de azeite

Temperos:

1/2 colher de chá de cominho
1 colher de chá de pimenta da Jamaica
1/2 colher de chá de coentro desidratado
1/2 colher de chá de canela
1/4 de colher de chá de sementes de cardamomo
1 e 1/2 colher de chá de sal


Preparo:

Embora a receita não peça, eu tostei ligeiramente os temperos numa frigideirinha. Alguns temperos eu tinha em pó, outros em grãos ou sementes. Portanto, tostei todos juntos e depois usei um pilão para transformar tudo em pó, numa mistura que ficou muito aromática.





Numa panela, aqueça o azeite e junte as cebolas. Refogue em fogo médio, até que fiquem bem coradas.

Escorra e reserve o azeite.


Numa panela coloque as lentilhas e a água. Leve ao fogo alto até levantar fervura. Baixe o fogo e cozinhe até ficar macia, mas ainda íntegra. O tempo vai depender da qualidade e idade das lentilhas. 

A minha cozinhou em 20 minutos.

Enquanto a lentilha cozinha, lave o arroz e deixe de molho por 10 a 15 minutos.

Escorra as lentilhas e reserve a água do cozimento.

Devolva as lentilhas para a panela, junte o arroz demolhado e bem escorrido, os temperos, o azeite reservado e o sal.

Junte 2 xícaras da água do cozimento das lentilhas que você reservou. Se não houver suficiente, complete com mais água.

Leve ao fogo médio-alto até ferver e depois baixe o fogo e cozinhe com a panela tampada até que o arroz absorva toda a água.

Retire do fogo, afofe com um garfo, passe para o prato de servir e junte as cebolas reservadas em volta do arroz.

Sirva a seguir.

Este desafio foi promovido por THE DARING KITCHEN.
As diretrizes e receitas originais você encontra AQUI.


5 comments:

  1. Oi, Re,

    Estou aqui me perguntando como que este post de 14 de outubro me passou despercebido!? Eu realmente tenho passado tempo demais fora da Internet, rsrs.
    Olha, antes mesmo de você mencionar as cebola tostadinha eu - também por causa delas - já tinha babado sobre a foto deste arroz, rsrs. Ele deve ficar maravilhoso, não tenho a menor dúvida. E o prato é bem completo e nutritivo, ótima sugestão de prato vegetariano, show de bola!

    Um beijo e bom fim de semana

    ReplyDelete
  2. Looks fantastic, I do need to get my darling cooking cap back on.

    ReplyDelete
  3. Olá Re! Sabe que estou sentindo o aroma desse arroz daqui? Posso imaginar o vapor perfumado das cebolas sendo refogadas. E a cor marrom dele? Linda! Amei a sugestão exótica e perfumada. Beijos!

    ReplyDelete
  4. Renata,
    Que delícia! Já fiz uma receita semelhante indicada pela Rita Lobo, adorei. Vou testar a sua.
    Bjos.

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...