Monday

APRIL 2010 DARING BAKERS' CHALLENGE: TRADITIONAL BRITISH PUDDING (Pudim Tradicional Inglês)

27 Abr 2010




The April 2010 Daring Bakers’ challenge was hosted by Esther of The Lilac Kitchen. She challenged everyone to make a traditional British pudding using, if possible, a very traditional British ingredient: suet.


O desafio de abril de 2010 do "Daring Bakers" teve como anfitriã, a Esther do blog "The Lilac Kitchen". Ela desafiou os participantes a fazer um PUDIM TRADIONAL INGLÊS usando, se possível, um ingrediente muito tradicionalmente inglês: a banha de boi.

Entrei em pânico! Banha!!!! Há quanto tempo não ouvia falar nisso! Ficou tão proibitivo... mas meu bom senso me pediu calma e li o restante do desafio...

Em primeiro lugar, pudim inglês nada tem a ver com qualquer tipo de pudim brasileiro. Por definição, segundo a Esther, pode ser um nome genérico para "sobremesa", pode também ser um tipo de embutido claro ou escuro feito com carne e grãos, mas a definição usada para este desafio seria uma iguaria feita em fôrma própria, no vapor, ou através de cozimento imerso em água. Em todos os casos, a banha de boi é o ingrediente principal, pois era  a gordura disponível há muitos e muitos anos atrás para cozinhar. E esta banha é obtida através do derretimento lento da massa de gordura que fica entre os órgãos do boi, próximo aos rins. Até hoje, os ingleses ainda utilizam bastante esta gordura para fazer os vários tipos de "pudim". É claro que com a modernidade, as coisas foram mudando e hoje os ingleses já fazem algumas versões deste "pudim" usando manteiga, e foi justamente esta versão que escolhi para a minha participação.

Antes de ir ao meu resultado, queria compartilhar com vocês um pouco sobre este pudim na sua versão mais tradicional de todas, e parabenizo os participantes que o fizeram, e até me surpreederam com os resultados.
Trata-se de uma massa tipo a de empada, feita com a tal banha, farinha e água. Com esta massa, forra-se uma forma funda própria (como se fosse um empadão em uma vasilha funda). Dentro coloca-se uma mistura de carne e rim de boi, ambos crus, temperos e água e fecha-se com uma tampa de massa, vedando bem. Em seguida, cobre-se com papel manteiga, depois papel alumínio e amarra-se em volta para que o vapor não entre. Leva-se para cozinhar no vapor por umas 5 horas. Alguns participantes fizeram esta versão e, para minha surpresa, o pudim saiu com uma massa dourada como se tivesse sido assado no forno e a carne do recheio, segundo as descrições, fica muito macia e forma-se um molho. Olha, as fotos deram até água na boca. E olha que eu nem cogito a menor vontade de comer rim de boi! Não sei se me fiz muito clara, mas se você leu até aqui e ficou curiosa(o), assista esse video que mostra com clareza e objetividade o passo a passo, e ainda toca uma musiquinha antiga bem bacana!

Como muitos participantes, inclusive eu, tiveram dificuldades com a banha, seja porque são vegetarianos ou moram em lugares onde não se encontra com facilidade ou por questões de opção alimentar mesmo, a anfitriã sugeriu o pudim tipo esponja, que nada mais é do que um bolinho amanteigado que pode ser variado de muitas maneiras. Os ingleses fazem, até mesmo esta versão, usando a tal banha que, segundo eles, é inodora e sem sabor, mas esta poderia ser feita com manteiga.

Me agarrei nesta última versão e minha primeira tentativa foi um pudim de morango. Na verdade, o produto final parece mais um bolo, com textura muito macia e úmida, quentinho... combinou muito bem com a geléia de morango caseira.

A RECEITA:

A receita básica deste pudim é simples e foi adaptada deste video.

Ingredientes:

120g de manteiga em temperatura ambiente;
120g de açúcar;
2 ovos ligeiramente batidos;
120g de farinha de trigo com fermento (ou adicione uma colher de chá de fermento em pó à farinha sem fermento);
2 colheres de sopa de leite;
gotas de baunilha 


Primeiramente, pegue uma panela grande e coloque um destes apetrechos para cozinhar a vapor. O objetivo aqui é que o fundo da vasilha não fique em contato direto com o fundo da panela.

 Caso não tenha este apetrecho, pode-se utilizar um potinho refratário emborcado, um pano de prato dobrado, ou até mesmo papel de alumínio amassado, formando uma cama para a vasilha do pudim.
Coloque água até, no máximo, 1/3 da altura da vasilha. Pode-se até deixar a água fora do alcance da vasilha, mas tome cuidado para a água não secar! Quando a água ferver, abaixe bem o fogo para somente manter uma fervura lenta.

Bata bem a manteiga com o açúcar, junte os ovos aos poucos, batendo sempre após cada adição. Pare de bater e misture delicadamente a farinha intercalada com o leite. O resultado é uma massa bem espessa.

Coloque a massa em uma forma refratária funda bem untada, com o fundo forrado com geléia de morango (eu utilizei geléia feita em casa).



Cubra com papel manteiga untado e cubra novamente com papel de alumínio, amarrando com barbante para selar bem. Faça uma dobra no papel manteiga (como mostra a foto) para expansão da massa.

Ponha a vasilha dentro da panela preparada para o vapor (a esta altura, a água já estará aquecida).
Tampe e deixe cozinhar por 1 hora em fogo bem brando. Teste com um palito para ver se está assado (como fazemos para testar um bolo no forno). Dependendo do formato e tamanho da forma, este tempo poderá variar.
Este pudim cozinha bem mais rápido do que a outra versão. 
 Desenforme em um prato aquecido e sirva imediatamente. Se necessário, mantenha quente dentro da panela com vapor. 


Minha segunda tentativa foi uma versão mais integral da mesma receita. Na massa, substiuí metade da farinha branca por farinha integral e substituí o açúcar branco por açúcar mascavo. No lugar da geléia de morango, arrumei fatias de abacaxi fresco no fundo e lados da fôrma e preenchi os centros com cerejas ao marasquino.




O mais interessante, é que este pudim deve ser degustado quente... sim... é uma sobremesa de inverno, e aconselha-se, inclusive, a servir em pratos aquecidos. Depois que esfria, perde muito em textura, mas nada que uma passadinha pelo microondas não resolva. Se for servir numa sobremesa, poderá deixar o pudim no vapor até a hora de servir. Este pudim não corre o risco de cozinhar demais!

Para mim, apesar do susto inicial, valeu a experiência e fiquei conhecendo mais esta, para mim, "antiga novidade".

38 comments:

  1. 1st thanks for visiting my blog and your lovely comments.

    2ndly WOW I really liked how you used the strawberries in season in Korea I noticed your strawberry post! They both look delicious and I'm so glad that you are enjoying the challenges so much (and you might join the Daring Cooks' also). I think I like the pineapple and cheery one the most it is so so recto (from the 1970's) it looks exactly like out of one of my old recipe books that I brought at an car-boot sale a while ago. Cheers from Audax in Sydney Australia. I find it odd that you blog is in Portuguese and you are in Korea. And thank you for putting up photos on how to braid the bread that you posted a little while ago when I do it I will give you a ping. Audax

    ReplyDelete
  2. Oi, Renata,
    Eu já quis fazer esse pudim (várias vezes), mas quando me deparava com a palavra 'banha' sempre desistia, pois nos meus livros a banha recomendada é 'ao natural', comprada no açougue, rsrs.
    Os seus pudins ficaram com ótimo aspecto!

    Beijão e boa semana

    ReplyDelete
  3. Thank you so much for doing my challenge and I really love the retro look of the second pudding.

    ReplyDelete
  4. I think your strawberry pudding looks divine! And that pineapple one reminds me of childhood cakes:)

    ReplyDelete
  5. Audax, Esther and Mary, thanks for your kind words. Actually, the idea of the pineapple and cherry pudding came from long ago when my mother used to make a similar cake and I loved it!

    ReplyDelete
  6. Your puddings look so fantastic. In fact, your strawberry pudding is the one that finally gave me the nerve to make my first pudding for this challenge, and I used your recipe. Awesome job on the challenge!!

    ReplyDelete
  7. Thank you Shelley! I just hope you didn't use the recipe from my first comment at the forum... I forgot to put the eggs on the recipe (oopss!) and I was kindly warned by Marcellina.
    (http://marcellinaincucina.blogspot.com/)

    ReplyDelete
  8. Marly, obrigada! Na verdade eu tb não fiquei muito animada, mas vc sabe que outros participantes fizeram e ficou com um aspecto muito bom! Os meus foram feitos com manteiga. Enquanto quentinhos são muito bons!

    ReplyDelete
  9. I think, Renata, You Were not only an inspiration to me But to many others because your pudding looks fantastic! Also the strawberry jam is beautiful oozing down the sides! Great work!

    ReplyDelete
  10. Beautiful, and springlike! Great job Renata.

    ReplyDelete
  11. How lovely... Both the pudding look lovely...

    Love the pineapple one topped with cherries... must be yummy... :)

    Cheers,
    The Variable, Crazy Over Desserts - Nachiketa
    Catch me on facebook @ Crazy Over Desserts

    ReplyDelete
  12. hi renata!:) you already know that I think both your puddings are divine. but let me say it again, I really think your pudding looks amazing. especially your straberry pudding! :)

    ReplyDelete
  13. The strawberry pudding looks divine!!!! I wish strawberries were in season here *sigh*.

    ReplyDelete
  14. Hi Renata, congrats on your pudding, it must be delicious!!! :)

    ReplyDelete
  15. This came out looking beautiful! I have to try it again but use the sponge version :)

    ReplyDelete
  16. Your pudding look really pretty Renata. Well done for this month challenge.

    ReplyDelete
  17. These are great. We used to have a pineapple upside down cake when I was younger, too. And with the cherries. I also liked your chocolate pudding. You should have posted it, too.

    ReplyDelete
  18. wow your strawberry pudding looks soooooo good!

    ReplyDelete
  19. I love the upside-down pudding version. It looks lovely and yummy.

    ReplyDelete
  20. I saw your pudding and have to try it. I LOVE pineapple desserts. Your version totally inspired me! I can't wait to get back to the kitchen.

    ReplyDelete
  21. I saw your puddings on the forum and was completely taken with them, especially the strawberry one. TIt looks SO delicious - just looking at the picture you can tell how soft the sponge is. The pineapple one looks great too. Like Esther said, very retro! Both have come out so perfectly.

    ReplyDelete
  22. Both your puddings look good, but I think I'm in love with the pineapple version! :)
    Thank good ness for being able to use butter.

    ReplyDelete
  23. The most beautiful cherry pineapple inverted pudding I have seen in this challenge!!

    Sawadee from Bangkok,
    Kris

    ReplyDelete
  24. Lovely pudding! I love that sauce, yummy! Great job.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  25. I don't understand any of it, but it doesn't matter - it looks absolutely delicious! :) Wonderful take on this challenge!

    ReplyDelete
  26. What a delicious looking strawberry compote, and such a great twist on the traditional pineapple upside down cake... very creative. Keep up the great bakes!

    ReplyDelete
  27. Thank you for sharing so many wonderful pictures and a video too (I didn't think to check youtube, so I will have to keep that in mind for that next challenge). These recipes look amazing!

    ReplyDelete
  28. Wow! I really adore the strawberry pudding! I might have to consider trying that adaptation :) I'm so glad though that this challenge did give some of us a bit of room versus using beef fat. Vegetable suet is certainly not easy to find here either.

    ReplyDelete
  29. Both puddings looks so delicious, but I really love a slice of the strawberry pudding.

    ReplyDelete
  30. Que tudo Renata!!!

    adorei as receitas!!

    ReplyDelete
  31. It really looks delicious. I can't deside which of them more. :) Great job!

    ReplyDelete
  32. Two beautiful puddings! The way you put together the pineapple one is awesome!

    ReplyDelete
  33. I would like to thank everyone for the lovely comments!

    Leandra, obrigada! Experimenta no próximo inverno, super diferente!

    ReplyDelete
  34. The pineapple cherry pudding looks amazing! Beautiful work and I can't wait to see what you do in May

    ReplyDelete
  35. Oh Renata, it looks divine the one with strawberries. great job!

    ReplyDelete
  36. Precioso pudding el de piña y cereza! Lovely challenge, I was sorry not to be able to participate in April, but looking at these really makes me think about making it some other time.

    Cheers!

    ReplyDelete
  37. Que aula, Renata!
    Adoro visitar seu blog, porque tô sempre aprendendo (acho que já disse isso, mas não canso e repetir!)
    Adorei!
    Beijão

    ReplyDelete
  38. Wow lovely pudding .. I really loved both the pudding.. awesome.

    Pavithra
    www.dishesfrommykitchen.com

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...