Há
A receita fornecida aqui é para uma torta de aproximadamente 30cm de diâmetro. Como optei por fazer mini tortinhas, precisei de menos creme (um pouco mais da metade da receita).
TORTA DE MORANGOS
Massa:
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de amido de milho
100g de manteiga gelada, em cubinhos
1 colh. de sopa de açúcar
1/2 colh. de chá de sal
1 ovo
Coloque todos os ingredientes no processador e bata até formar uma bola (não levará mais do que alguns segundos). Se desejar fazer à mão, misture os ingredientes secos, junte a manteiga e esfregue até formar uma farofa. Por último, junte o ovo e misture com as pontas dos dedos até formar uma bola. A massa não deve ser muito trabalhada.
obs: devido às diferenças encontradas nas marcas de farinha e também da manteiga, a massa poderá necessitar de um pouquinho mais de manteiga se ficar seca, ou de farinha se ficar grudenta. Note, porém, que a adição de açúcar faz a massa ligeiramente mais pegajosa do que a massa salgada, o que é normal.
Embrulhe a massa em um plástico e deixe descansar na geladeira por uns 30 minutos.
Como pré assar a massa:
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Retire a massa da geladeira e com ela, forre uma forma para torta de aproximadamente 30cm de diâmetro. Se preferir, poderá usar forminhas de empada e fazer mini tortinhas. Neste caso, você poderá diminuir um pouco a quantidade do recheio, digamos em aproximadamente 30%.
Cubra a massa com papel manteiga culinário (ou alumínio) e encha a forma com pesinhos cerâmicos próprios para este fim. Na falta dos pesinhos, você poderá utilizar feijão crú, ou arroz, ou até mesmo grão de bico, como foi o meu caso. Estes podem, depois, ser guardados para reutilizar para o mesmo fim, mas não devem mais ser consumidos para cozinhar. Duram bastante tempo se armazenados em vidros bem fechados e serão úteis para muitas tortas :o)
Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por 15 minutos.
Retire do forno, retire os pesinhos e o papel e volte ao forno para terminar de assar por mais uns 10 minutos, ou até começar a corar.
Retire do forno, deixe esfriar um pouco e desenforme para uma grade para esfriar completamente.
Recheio de Creme de Confeiteiro (Creme Pâtissière):
(adaptação do livro Paris Boulangerie de Linda Dannenberg)
500ml de leite
6 gemas
1/2 xíc. de açúcar
4 colh. de sopa de amido de milho
2 colh. de chá de extrato de baunilha
Ferva o leite.
Bata as gemas com o açúcar até ficar claro e fofo, usando uma batedor de arame (fouet). Junte o amido e misture bem. Junte, aos poucos, o leite quente, batendo sempre.
Retorne a mistura para a panela e leve ao fogo médio, mexendo sempre até engrossar.
Retire do fogo e junte o extrato de baunilha.
Cubra com filme pvc de forma que encoste na superfície do creme, evitando, assim, que se forme uma crosta. Deixe esfriar completamente.
Montagem da torta:
Espalhe o recheio frio na massa pré-assada e fria.
Cubra a superfície do creme com morangos, que podem ser inteiros, cortados ao meio ou fatiados, podendo variar a quantidade a gosto, 2 caixinhas é uma boa quantidade. Se forem mini tortinhas, use um morango para cada unidade. Confesso que os morangos que usei estavam meio grandes para o tamanho das tortinhas...rsrs
Se desejar, pincele geléia da sua preferência, previamente diluída em um pouquinho de água quente, somente para afinar um pouco, e coada.
Renata,adorei essa massa e as tortinhas ficaram maravilhosas! Acho o morango uma fruta gostosa e bem charmosa...E essa tortinha recheada com esse cremesinho hummm Delícia! beijkas
ReplyDeleteAmiga Renata, estão lindas as tortinhas,
ReplyDeleteParabéns!
Como tudo que vc faz!
Bjinho e bom fim de semana.
Oi, Re,
ReplyDeleteAs suas tortinhas ficaram lindas! Fiquei pensando que elas devem funcionar lindamente como fingers food, rsrs.
Um beijo e bom fim de semana!
Amo tortinhas de morango,e gostei muito da massa com amido de milho, deve ficar mais leve. Tenho comido morangos deliciosos , no Sul da Argentina, acho que nunca provei morangos tao gostosos. Deve ser por causa do frio intenso.
ReplyDeleteWooow wonderful blog I would like to taste everything, yummy :-))
ReplyDeleteOlá Renata
ReplyDeleteComo sempre um primor.
Tenho feito algumas das suas receitas e até já publiquei no meu blog , embora não consiga chegar à sua perfeição
bjs