Patri of the blog, Asi Son Los Cosas, was our September 2012 Daring Bakers’ hostess and she decided to tempt us with one of her family’s favorite recipes for Empanadas! We were given two dough recipes to choose from and encouraged to fill our Empanadas as creatively as we wished! |
Esse mês fomos até a Espanha com a Patri do blog Asi Son Las Cosas. Ela nos trouxe a receita de Empanada Gallega da sua família. O recheio poderia ser escolhido entre várias opções fornecidas, inclusive uma de bacalhau que teria sido claramente a minha escolha se eu estivesse no Brasil. Poderíamos também criar recheios diferentes, inclusive doces, ao nosso gosto. Decidi usar uma das receitas de recheio fornecidas, a de carne moída. O resultado final ficou muito saboroso e pretendo repetir a dose com outros recheios.
EMPANADA GALLEGA DE CARNE
Recheio:
300g de carne moída
400g de cebola picada ( 2 cebolas aprox.)
200g de tomates sem sementes picados (2 aprox.)
1 pimentão verde pequeno
2 dentes de alho
1 colh. de chá de páprica doce
sal a gosto
3/4 de xíc. (180ml) de óleo ou azeite (usei azeite)
[Achei essa quantidade de óleo muito grande, mas usei mesmo assim. Facilitou na hora de refogar a grande quantidade de cebola, mas no final a carne fica muito oleosa e tive que coar o excesso de azeite. Aproveitei para usar na massa (na quantidade pedida pela receita), tanto o azeite quanto o caldo que acabou drenando junto com a gordura. Numa próxima oportunidade pretendo diminuir bem esta quantidade]
Numa frigideira grande e funda, ou numa panela, aqueça o azeite e frite levemente o alho. Junte as cebolas e os pimentões e refogue até amaciar.
Junte os tomates e cozinhe alguns minutos até começarem a desmanchar.
Junte a carne moída e refogue, mexendo bem para não ficar empelotada. Cozinhe por uns 5 minutos.
Junte a páprica, o sal à gosto e misture.
Retire do fogo e coloque este recheio em uma peneira apoiada em uma vasilha. Deixe drenar o excesso de óleo. (Ao drenar o óleo, inevitavelmente o caldo da carne também vai drenar. Aproveitei para usá-los na massa)
Massa:
(A receita abaixo é a metade da receita fornecida no desafio, pois eu queria uma massa mais fina)
120g de farinha de trigo integral
250g de farinha de trigo branca (aproximadamente)
2 colh. de chá (8g) de fermento biológico seco
1 colh. de chá de sal
2 colh. de sopa de azeite (usei o azeite que foi coado do recheio depois de pronto)
1 xíc. (240ml) de água morna (usei o caldo drenado do recheio e completei com água até chegar à essa medida)
Para pincelar:
1 ovo batido com 1 colh. de sopa de água fria.
Numa tigela, peneire a farinha integral, metade da farinha branca e o sal. Junte o fermento e misture.
Acrescente o azeite e a água morna e misture bem com uma colher de pau.
Vá juntando mais farinha, aos poucos, até que fique difícil de mexer com a colher. Passe a massa para uma bacada enfarinhada e sove bem, juntando mais farinha quando necessário, até que fique macia, elástica, e não grude mais na mesa e nas mãos.
Unte a mesma tigela que usou para fazer a massa com um pouco de óleo ou azeite. Coloque a massa, revirando para untá-la por toda volta. Cubra com um plástico e deixe descansar até dobrar de volume.
Divida a massa em dois e abra uma das metades, deixando a outra coberta com um plástico. Forre uma forma rasa, deixando sobras, e disponha o recheio (frio).
Abra a outra metade da massa, coloque por cima e apare as sobras de massa. Enrole as beiradas da massa como mostra esse VIDEO. Use as aparas para decorar a empanada.
Use sua criatividade para decorar a empanada de forma que a tampa de massa tenha alguns cortes para sair o vapor enquanto assa. Eu tentei usar esse aparelhinho próprio para massa não elástica mas o resultado não ficou muito bom :/
Pincele a empanada com o ovo batido com água e leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 45 minutos, até ficar corado.
Visite THE DARING KITCHEN para ver os resultados dos outros participantes. Lá você também encontrará as receitas e diretrizes originais para este desafio (em inglês).
Oi, querida,
ReplyDeleteA empanada galega é mesmo diferente das outras empanadas, né? Mas, além de linda, deve ficar muito saborosa! eu também reduziria muito a medida de óleo, rsrs. Gostei especialmente do fato de massa ser de pão e ainda levar
farinha integral.
Ah, eu tenho um cortadorzinho igual a este, rsrs.
Beijo!
The dough lid is so pretty, even though you think it didn't turn out very well. Now I want that gadget, Renata!
ReplyDeleteI'm planning to use a beef filling for my next empanada. Yours looks delicious!
Que delícia vou anotar a receita deve ser divina beijos
ReplyDeleteOlá Renata
ReplyDeleteFicou com um aspecto fabuloso, adorei. No aspecto discordo de ti, acho que ficou linda, aquele teu rolinho deu um ar de tarte de maçã. Adorei. Mais uma receita que vou levar.
Beijinhos
PS - Já experimentei o teu pão doce em folhas com canela e ficou muito delicioso, vou repetir de certeza, brevemente coloco o post
Tem muito bom aspecto!!
ReplyDeleteSua empanada gallega parece muito saborosa. Adorei a criatividade da cobertura, parece um tricot e adorei principalmente por usar farinha integral.
ReplyDeleteO meu desafio particular vai ser criar vergonha na cara e comprar umm cortador de massas desses.
ReplyDeleteSalivei com essa empanada! Gostei da sugestão de carne moída. Tem mais cara de empanada mesmo.
Beijinhos!
Sua "Gallega" me parece muito saborosa, após acompanhar o passo a passo. Adorei as idéias: 1) de coar o excesso e jogar na massa (deve ter dado um gostinho "it" na massa); 2) da farinha ser integral (Adorei isto) e 3) a "tricot" da massa que fecha a Gallega. ADOREI!!!!!
ReplyDeleteAdorei esta massa. Deve ter ficado muito apetitoso Renata! Um torta bem tranquila de se fazer.O efeito da massa ficou muito bonito.
ReplyDeleteBeijão
Fabiola
Muito linda sua empanada,fiquei doida pra fazer,obrigada por compartilhar,beijos!
ReplyDeleteQuerida Renata,
ReplyDeletebela participação no desafio, receita maravilhosa!
Todas as receitas que levam carne moída ficam saborosas, essa ficou boa demais!
Amei o passo a passo, valeu!
Beijinhos, fica com Deus!
Que deliciosa essa torta Re, ficou tão linda, a cobertura com a massa trabalhada dessa forma deu um visual lindo, quem não conhece o aparelhinho deve pensar que deu o maior trabalhão né? Vou ver se compro um Re, achei que deu um efeito lindo, somado a delicia que deve ter ficado. Perfeito; Beijinhos
ReplyDeleteFICOU LINDA DEMAIS , O RECHEIO UMA DELICIA.
ReplyDeleteUMA EXCELENTE PARTICIPAÇÃO.
BJS
Que delícia Renata! Uma massa bem diferente e super linda... Adorei isso! beijão
ReplyDeleteLooks beautiful and delicious
ReplyDeleteAwesomeness !!!!
ReplyDeleteReneta it looks delish girl !!! Excellent job on the Empanada....
Cheers !!
Your empanada looks so pretty, I love your idea of decoration :)
ReplyDeleteGosto muito a sua empanada! It looks lovely!
ReplyDeleteRenata minha amiga quando digo a vc que sou sua fã não tem nenhum exagero nisso.
ReplyDeleteVc é genial em tudo o que coloca essas mãozinhas de fada. Magnífica essa empanada, está de babar e comer com os olhos. Pena q é só com os olhos!!!!RSRS
Preciso fazer esse espetáculo. Estou um tanto ausente é porque estou um pouquinho dodói, mas logo chego com força total. A cada visita aqui saio super empolgada,pois aprendo D++++!!!!
Bjinhos. Re
Your empanada is so beautiful, Renata! I love the complex lattice work on top!
ReplyDeleteOlá!!
ReplyDeleteficou linda essa empanada!
Adorei!
já estou levando a receita.
beijinhos
Oi Renata,
ReplyDeleteAdoro empananda, mas nunca me arrisquei a fazer.Sua receita, bem explicadinha, vai me ajudar muito.
Ficou linda sua empanada. PArabéns!
Bj e ótima quinta,
Lylia
Ei Xará,
ReplyDeleteNovidade pra mim, afinal eu pensava que empanadas só existiam aquelas pequenas típicas dos países nossos vizinhos da América do Sul, mas vejo que na Espanha também "las hay", e muy buenas por supuesto!
Mais uma vez foi ótimo ter vindo aqui,
Grande abraço!
fabulously creative, as always!
ReplyDeleteI love the idea of the decoration on top Renata and love all the veges in the filling
ReplyDeleteWonderful job as always my friend
Beautiful Renata! I love your photos - so bright and inviting. And I always wondered how people got that sort of lattice top on a pie - now I know!
ReplyDeleteRenata, qué bonita empanada! I told you before, the lattice looks beautiful in spite of you not beeing completely happy with it :) Beijos!
ReplyDeleteApesar de não ter bacalhau aí, a opção da carne moída foi ótima e muito tentadora. Concordo com todos quando dizem que o rendilhado do topo da empanada ficou bom, assim como as fotos. Parabéns!
ReplyDeleteWow - the crust on your empanada is beautiful!
ReplyDeleteDeve estar uma delícia!! Arrasou, como sempre, Mom!!! Quando crescer quero ser igual a vc!!! Bjs!
ReplyDeleteI love the top crust - not sure why you say it didn't turn out. Looks great.
ReplyDeletegreat job,looks delicious!
ReplyDeleteOLá Renata,
ReplyDeleteA tarte ficou fantástica, adorei o efeito da massa, gostei do recheio escolhido, só pode ter ficado uma delicia !
Beijinhos
Your decoration on top looks so beautiful with the double layers! What a lovely effect, and the filling looks delicious too. :)
ReplyDeleteWhat a beautiful lattice design on the top of your empanada! Great job!
ReplyDeleteThe way you did your topping is so cool! Great job!
ReplyDeleteOi Renata, que delicia de receita.Adoro de carne moída, mas a favorita também seria de bacalhau, eu amo bacalhau.Fiquei aqui morrendo de vontade de provar essa torta deliciosa.Parabéns.Beijos querida e um final de semana maravilhoso pra você.
ReplyDeleteSuch a pretty empanada! I love the lattice on top.
ReplyDeleteYour empanada gallega is gorgeous..and looks so yummy! I adore hand empanadas, and was hoping to be able to take part..but it flew by before I could even make the dough :( LOVE the lattice top..so beautiful..like everything you make is!
ReplyDeleteWow! Que delícia, e além de tudo, está linda apesar de sua autocritica. já copiei areceita, espero q fique tão boa quanto a sua. Abs
ReplyDeletelove the top of your pie! i've never seen this technique before! must remember it :)
ReplyDelete