Esse mês, os Daring Bakers tiveram que usar sua criatividade para inserir vegetais na confeitaria com o intuito de disfarçá-los, agradando até mesmo àqueles que torcem o nariz para legumes e verduras. Essa foi a proposta da Ruth, autora do blog Makey-Cakey, que nos forneceu receitas doces utilizando desde o espinafre até o feijão. Confesso, porém, que feijão em receitas doces já não é mais tão estranho pra mim depois de passar alguns anos no oriente :o)
Ruth from Makey-Cakey was our March 2013 Daring Bakers’ challenge host. She encouraged us all to get experimental in the kitchen and sneak some hidden veggies into our baking, with surprising and delicious results! |
Desde que comecei meus experimentos com bolos coloridos, como o BOLO ROSA DE BETERRABA e o BOLO MATIZADO AZUL, sem a utilização de corantes artificiais, tinha o objetivo de fazer um bolo arco-iris usando somente corantes naturais. A inspiração veio lá do Itsy Bitsy Foodies. Usei uma receita diferente para a massa do bolo e fiz ajustes nos ingredientes "colorantes" mas as dicas da receita original foram preciosas. O resultado final me agradou bastante embora ainda tenha margem para adaptações.
Ah, e só para lembrar, os vegetais não deixam seus sabores no bolo, portanto o desafio de título "Hidden Veggies" (vegetais escondidos) foi cumprido!
Lembro-me bem que quando tentei fazer o bolo cor de rosa, mencionado acima, usando beterraba, a massa crua tinha um lindo tom de vermelho mas depois de assado o bolo trocou de cor e a massa ficou meio marrom. Eu havia usado a beterraba crua, tal qual fazemos com o bolo de cenoura tradicional. Recebi um comentário da minha amiga Jane do blog The Wayward Oven me dando a dica de que a beterraba, se cozida, não perderia sua cor. Dito e feito! De todas as cores que fiz aqui neste bolinho, somente o roxo (que não ficou roxo, e sim marrom) não foi cozido. Ou seja, a regra vale também para outros vegetais e frutas além da beterraba.
COMO FIZ:
- Usei a mesma receita do bolo de beterraba, substituindo a beterraba por outros vegetais e frutas de acordo com as cores desejadas; fracionei os ingredientes em 1/3 para que fossem batidos no liquidificador separadamente, cada um com sua cor.
- Precisei de duas receitas para obter 6 cores diferentes.
- Retirei as gemas da receita para que o amarelo não interferisse nas cores desejadas, com exceção do amarelo cuja cor foi dada pela própria gema.
- Ao acrescentar o vegetal ou fruta, dependendo da umidade de cada um, compensei a umidade com iogurte natural. Desta forma, obtive massas com texturas parecidas.
- Assei cada uma em uma fôrma redonda de 20cm de diâmetro, resultando em um bolo baixo, que era o meu objetivo, já que teria que empilhar 6 camadas.
PARA AS CORES USEI:
VERMELHO (ou ROSA): beterraba cozida na panela de pressão, com casca, descascadas depois de frias.
LARANJA: cenoura cozida no vapor
AMARELO: gema de ovo
VERDE: folhas de espinafre cozidas no vapor
AZUL: blueberry em calda (receita AQUI)
ROXO (em fase experimental): uva preta (usei em natura e não ficou roxo, ainda não experimentei cozinhá-las. Outra sugestão seria usar amoras cozidas, mas ainda não experimentei pois não encontrei)
SUGESTÃO DE RECEITA:
- Pré-aqueça o forno a 180°C.
- Numa tigela pequena, misture e reserve:
2/3 de xícara de farinha de trigo branca
1 colher de chá de fermento em pó
- Bata no liquidificador:
1 clara
3 colheres de sopa de óleo de canola
1/2 xícara de açúcar branco
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
vegetal ou fruta na quantidade necessária para dar a cor desejada
- Acrescente a mistura de farinha às colheradas no liquidificador ligado com a mistura anterior. Se a massa começar a ficar muito espessa, intercale com iogurte natural até ficar maleável, porém não líquida.
- Use iogurte natural (se necessário) para amolecer a massa. O uso do iogurte e a sua quantidade necessária vai depender da umidade de cada ingrediente usado para dar a cor. Eu usei iogurte natural caseiro DAQUI (antes de virar iogurte grego)
- Despeje a massa em um tabuleiro de 20cm de diâmetro, untado e enfarinhado.
- Asse em forno moderado (180°C) até que inserindo um palito, este saia limpo.
- Evite que o bolo core para não alterar a cor. Assim que o palito sair limpo, retire do forno, cerca de 25 minutos.
- Enquanto o bolo assa, prepare a próxima massa de cor diferente. Não precisa lavar o liquidificador, apenas acrescentar um pouco de água e bater alguns segundos, descartando a água em seguida.
- Desenforme o bolo em uma grade e deixe esfriar completamente.
- Use recheio e cobertura brancos para ressaltar as cores do arco-iris (usei chantilly).
Uma observação: este bolinho que você está vendo na foto é um mini bolo. Como tive que fazer duas receitas de bolo para obter todas as cores, imagine o tamanho do bolo final... bem grande, certo? Como eu não iria ter oportunidade de oferecê-lo a visitas até a data desta postagem nem tão pouco tinha a intenção de comê-lo quase todo sozinha, cortei somente o centro de cada um dos bolos, com auxílio de um cortador de biscoitos redondo, para montar esta miniatura. Desta forma, me sobraram todos os bolos com um furo no meio que, quando forem sobrepostos, parecerá um bolo assado em fôrma de pudim. Com estes bolos, que estão congelados no momento, vou poder criar uma linda e colorida sobremesa para oferecer às próximas visitas :o) Claro que vou mostrar aqui na ocasião.
Final de festa..... :o) |
O resultado dos outros participantes, assim como as receitas e diretrizes originais para este desafio, podem ser encontrados em THE DARING KITCHEN.
Renata, your cake looks so beautiful!!! :)
ReplyDeleteThis is so creative, amazing job!
ReplyDeleteGorgeuos! Just saw the 'raw layers' on the forum, and was stunned. What a fab fab little beauty this is. Love it to bits Renata. You inspire me endlessly!
ReplyDeletethese look stunning, great job at the challenge!
ReplyDeleteWow, I'm speachless! Your cake looks amazing and I love the colors of sponge.
ReplyDeleteOh Renata this is so beautiful!!
ReplyDeleteHappy Easter.
xox
Que tarta mas chula Renata..Yo no se si seria capaz de hacerla..Bs
ReplyDeleteTe ha quedado espectacular!!! La verdad es que que los colores los has conseguido a la perfeccción y encima naturales. Lleva más trabajo, pero estoy segura que el resultado merece la pena.
ReplyDeleteBesitos,
Minha amiga, que trabalho Hercúleo! Fico sempre muito impressionada com a sua paixão pela culinária. Quando eu crescer, quero ser igual a você!hihihi
ReplyDeleteAgora é sério... ficou fabuloso e absolutamente saudável. Também não gosto nem um pouco de corantes e este seu desafio foi mais que cumprido.
Beijos mil e uma Páscoa muito abençoada!
Fabiola
Há muito que não passava aqui e hoje chego e vejo este bolo maravilhoso.
ReplyDeleteAchei a receita muito interessante por não usar corantes.
Gostei muito mesmo.
bjs
será que misturar as blueberries com a beterraba não daria roxo?
ReplyDeletebeijinhos...
Provavelmente! Obrigada pela dica, vou experimentar quando fizer novamente :o)
Deletecoisa linda! Faço as palavras da Faby as minhas, você e sua paciência e maestria... é muito lindo! Parabenss :)
ReplyDeleteBacannérrimo Xará!
ReplyDeleteFaço coro com as meninas, admiro sua paciência, e aplaudo seu talento,
Bravo!!!
Your rainbow cake looks awesome!
ReplyDeleteAdorei! E você sempre prefeita na apresentação!!
ReplyDeleteBeijos
Beautiful beautiful cake Renata!
ReplyDeleteI was waiting for your post ever since you posted the pictures on the forum
You did a wonderful job as always and I can't wait to give this natural rainbow cake a try
hummm ma que delicia esta de parabens amei ..que perfeição ..meg aprovado mesmo
ReplyDeletebjus grandes
Parabéns pelo trabalho, dedicação, pesquisa, enfim... vc é o máximo e esse bolo, lindo como um arco-íris!beijão
ReplyDeleteOi, Re,
ReplyDeleteO bolo ficou lindíssimo, sem dúvida! O uso de corantes naturais, no entanto,
é que é obra de gênio, que trabalho bacana, parabéns, querida!
Beijo e boa tarde!
Renata, está FABULOSO. O trabalho é rigoroso e feito com muito carinho, vê-se. :)
ReplyDeleteFiquei animada para tentar a combinação arco-íris. Parabéns!
This is SO PRETTY Renata! I've wanted to make a rainbow cake after seeing that fantastic one made by Whisk Kid, but without the artificial colour... so cool to see how you did it, and with such a great result!
ReplyDeleteThat is incredible!!! Ótimo trabalho! :) Can I come over for some cake?? hahaha
ReplyDeletePlease! Be my guest! Thanks for your lovely words :o)
DeleteOi Renata mais do que realizado o desafio.Ficou lindo e deve ser bem saboroso sem corantes artificiais.Arrasou amiga.Beijos.
ReplyDeleteSo pretty - I am a) well and truly in awe of your veggie hiding skills and b) in cake love :-)
ReplyDeleteThanks so much for taking part this month!
Rx
Renata, I LOVE this cake! I have been wanting to experiment using natural food colorings, and your cake makes me so happy! It turned out beautifully!
ReplyDeleteI have seen these cakes on many blogs. But your recipe is the first using natural dyes. Phantastic!
ReplyDeleteYou've done such a great job on this challenge, I'm very impressed with the result! Parabens!
ReplyDeleteRenata, this is one of the most beautiful cakes I have ever seen! And the fact that there is no artificial colour makes it more appealing.
ReplyDeleteI wish I could send you some black rice from Malaysia. It actually has a purple tinge when cooked and always stains the breads I add them to. I haven't tried it in powdered form but it might work for the violet layer of the cake.
Rê querida amiga, te admiro muito por muitas razões mas uma delas, é essa persistência em atingir seus objetivos. Sua dedicação e boa vontade fez desse bolo uma maravilha aos olhos e claro, ao paladar. Adorei seu post, seu passo a passo, sempre perfeito, e o que é melhor as cores selecionadas ao natural, com vegetais, achei fantástico. Parabéns amiga, mais um post que merece meus aplausos.
ReplyDeleteQuanto a cor roxa que voce ainda não conseguiu, eu tinha umas jabuticabas em casa e não sabia o que fazer com elas, e achei uma receita com elas, e nesse mesmo post tinha uma receita de bolo de jabuticaba que pela foto, ficou bem roxinho, não sei se vai te interessar e nem sei se fica realmente com aquela linda cor, mas eis o link abaixo
http://daquidali.com.br/culinaria/surpreenda-os-convidados-preparando-receitas-com-jabuticaba/
Bjocas amiga querida
Wow, wow, wow, wow. And WOW. That is the most beautiful, creative, amazing cake I have ever seen. I am so impressed. Beautiful.
ReplyDeleteAdorei as cores!
ReplyDeleteRenata! You have really outdone yourself this time! This is amazing! Congratulations!
ReplyDeleteBeautiful! I'm curious how it tasted though with all of these flavors mixed together. Nice job on the challenge!
ReplyDeleteThanks for such an informative post and the results are stunning :)
ReplyDeleteComplimenti per questa tortina allegra e colorata! Bellissima, mi piace moltissimo. Perfetta per una festa di compleanno!
ReplyDeleteUn abbraccio e Buona Pasqua!
Incoronata.
Such lovely colors!
ReplyDeleteMinha nossa Renata, fiquei impressionada, vc faz mesmo maravilhas...esse bolo ficou um espetáculo e ainda sem corantes artificiais!!!Eu queria muito um desses!!!Parabéns!!!
ReplyDeleteBj,
Olá Márcia, infelizmente esses ingredientes contém muita umidade para os Macarons. Bem que eu gostaria...
ReplyDeleteOlá Renata, te encontrei através da Léia do Cucchiaio pieno, quantas receitas maravilhosas. Já até marquei algumas para provar.
ReplyDeleteAmei as dicas dos corantes naturais, ficaram muito mais bonitos.
Você é verdadeiramente talentosa!!
Bjos
Bia
Uma sugestão para tingir a massa com uma cor quase roxa seria utilizar a geléia da casca da jabuticaba, pois a cor é bastante intensa.
ReplyDelete