Monday

PERAS AO VINHO

01 Jul 2013


Sobremesa simples em seu preparo, mas que agrada aos olhos e aguça o paladar com os vários sabores que se revelam, sutilmente, um a um. Prontinha para ser degustada assim, simples em todo seu esplendor, ou acompanhada de sorvete, Chantilly ou o que sua imaginação mandar. Pronta, também, para servir de ingrediente para outras sobremesas, assunto para a próxima postagem. Com vocês, Peras ao Vinho!


Certo dia, pedimos uma garrafa de vinho em um restaurante e nos trouxeram um vinho suave e frutado ao invés do seco. A garrafa acabou ficando na mesa para os que preferem esse tipo de vinho e pedimos outro ao nosso gosto.  Do suave e frutado sobrou mais de meia garrafa que, claro, levei para casa já pensando em "Peras ao Vinho", receita que andava na minha lista há bastante tempo.

Dias depois, fazendo compras, deparei-me com lindas peras Bosc, ideais para cozimento já que sua polpa não é frágil como a maioria dos outros tipos. Chegou a hora de colocar em prática esta delícia.


Na minha busca por uma receita, notei que não há regras muito rígidas quanto ao vinho utilizado para esta preparação. Encontrei desde receitas que usam vinho seco, até aquelas que usam vinho doce, como por exemplo, o famoso Vinho do Porto. A receita que escolhi dentre tantas foi aquela que usava exatamente o vinho que eu tinha em mãos, suave e frutado. Nos momentos oportunos, pretendo testar outros tipos de vinho para ver a diferença no resultado. Por enquanto, aprovadíssimo!


Mantive minha receita no lado mais simples e temperei a calda somente com canela e casca de limão, mas você pode personalizar a sua e substituir ou acrescentar outros temperos como cravos, casca de laranja, anis estrelado e até pimenta do reino.


PERAS AO VINHO
(receita adaptada DAQUI)

300ml de água
300ml de vinho tinto (usei suave frutado)
3/4 de xícara de açúcar cristal
2 fatias de casca de limão (sem a pele branca)
1 casca de canela (uns 7cm)
4 peras Bosc (não muito maduras)

Escolha uma panela de tamanho suficiente para acomodar todas as peras de modo que fiquem total mente submersas no líquido.

A esta panela, junte todos os ingredientes, menos as peras. Leve ao fogo para dissolver o açúcar.

Descasque as peras preservando os cabinhos, se possível. Corte-as ao meio e retire o centro com as sementes (use um boleador de frutas ou uma colher de chá).

Mergulhe as peras no líquido da panela e espere levantar fervura. Assim que ferver, baixe bem o fogo e cozinhe lentamente, virando-as de vez em quando.


Conforme vão cozinhando, as peras vão ganhando a cor do vinho e, por isso, devem cozinhar lentamente. Estarão prontas quando estiverem macias, porém inteiras, e com um tom rosado em sua polpa. A minha cozinhou por aproximadamente 50 minutos.

Retire as peras do líquido, com o auxílio de uma escumadeira. Deixe-as esfriarem completamente. Descarte a canela e as cascas de limão.

Enquanto isso, volte a panela ao fogo médio e ferva o líquido até que reduza bastante e torne-se uma calda não muito grossa (lembre-se que ao esfriar, a calda vai engrossar mais).

Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Se a calda tiver ficado muito grossa, acrescente um pouquinho de água quente e volte ao fogo somente até levantar fervura.

Depois que as peras e a calda estiverem frias, devolva as peras para a calda e armazene na geladeira, em pote de vidro tampado. Se puder, vire as peras de vez em quando, para que continuem pegando cor uniformemente.

Pode ser servida pura, numa poça de calda, ou acompanhada de sorvete, Chantilly, etc.


11 comments:

  1. Oi, Re,

    Que linda que ficou a sua pera, parabéns! Já fiz esta sobremesa, com receita do meu livro do Le Cordon Bleu (Todas as Técnicas Culinárias). A menção a este livro vem bem a propósito, pois folheando ele hoje, tive uma idéia que quero comunicar a você, aguarde um e-mail meu, rsrs.

    Um beijo e ótima semana!

    ReplyDelete
  2. Rê, que apresentação linda, digna de chef! Assim a gente literalmente come com os olhos. Beijos mil.Fabiola

    ReplyDelete
  3. Renata querida, que luxo essa sua foto, que chic!
    Nunca fiz peras ao vinho, mas é uma sobremesa que muito me atrai. Vou ficar esperando pela etapa 2, o que você fará com elas. Tem a ver com a fonte da qual você retirou? (achei genial!!)
    Super beijo e boa semana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sandra, aquela pera na cama de massa folhada é o máximo, né? Tentei fazer, mas não ficou legal, acho que eu estava com um pouco de pressa. Vou tentar denovo numa próxima oprotunidade, também achei genial!
      bjssss

      Delete
  4. Querida Renta,
    belo aproveitamento, sua sobremesa ficou linda e tem
    gostinho de quero mais!

    Tenha uma semana super abençoada!
    Bjs ♥

    ReplyDelete
  5. Qué rica resulta esta receta, además me gusta mucho como la has presentado, qued de maravilla la pera en forma de abanico.

    Un beso,

    ReplyDelete
  6. Gosto muito, mas nunca fiz.
    Agradou-me a sugestão!

    ReplyDelete
  7. Xará, me senti numa mesa de bistrõ francês,

    Coisa mais linda que ficou essa pera,

    Puxa, coisa de artista,

    Fabulosa!

    ReplyDelete
  8. This is always a winning recipe and your final presentation pic is stunning.

    ReplyDelete
  9. Renata, como é que eu deixei passar desapercebida essa receitinha maravilhosa de pêras ao vinhos, hein?
    As fotos estao tentadoras, tudo feito no capricho, como sempre, né! Parabéns!!!!
    Beijinhos doces

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...