09 Jun 2014
Alguns nomes não foram mesmo feitos para serem traduzidos, não é mesmo? Apple Butter é um deles. Ao pé da letra quer dizer "manteiga de maçã". Mais parece uma geleia de maçã, mas se fosse o caso, os criadores da receita poderiam tê-la chamado de apple jam como tantas outras geleias de frutas. Claro que fui pesquisar a origem deste curioso nome já que a receita não contém nenhuma grama de manteiga sequer em seus ingredientes. Na verdade, a diferença da apple butter para as geleias de frutas é o processo de cozimento da fruta. Enquanto que as geleias cozinham relativamente rápido, a apple butter é cozida lentamente, por muitas horas, de forma que o açúcar contido nas maçãs se carameliza e produz uma coloração bem mais escura do que a da geleia. E o nome... bem, o nome se deu simplesmente porque o produto final tem textura de "espalhar" (no pão, por exemplo) semelhante à da manteiga! A origem da apple butter é européia, mais precisamente da Bélgica, Holanda e Alemanha e data dos tempos medievais! (fonte: Wikipedia)
Esta receita leva poucos ingredientes e resulta num sabor maravilhoso. Por se tratar de cozimento muito lento (temperatura baixa) e de longa duração, optei por fazer na slow cooker, que é uma panela elétrica própria para este fim. O calor desta panela é gerado por resistência, que é transferido indiretamente para uma grande vasilha de cerâmica, onde o alimento é cozido muito lentamente por horas a fio. A vantagem é que você pode deixar cozinhando durante a noite, ou enquanto passa o dia fora trabalhando, sem perigo de queimar. Se você quiser fazer no fogão, com panela comum, é possível também, mas vai requerer bastante paciência e disponibilidade para ficar "tomando conta".
Ainda estou explorando as aplicações desta delícia, mas já adianto que, além de passar no pão, deve acompanhar muito bem os assados, principalmente os de carne de porco, hmmm...
APPLE BUTTER
(receita adaptada de Brown Eyed Baker)
Ingredientes:
1,5 kg de maçãs (usei gala mas você pode até misturar vários tipos doces e/ou ácidas)
100g (1/2 xícara) de açúcar mascavo
120g (1/2 xícara) de açúcar cristal
1/2 colher de sopa de canela em pó
1 pitada de noz- moscada
1 pitada de cravo em pó ( não usei, pois não tinha em casa)
1 pitada de sal
Modo de fazer:
Descasque, retire as sementes e pique as maçãs. Corte-as em fatias.
Coloque todos os ingredientes na slow cooker e misture.
Tampe a panela e ligue em potencia alta por 15 minutos.
Baixe para potencia mínima e cozinhe por 14 horas. A maçã gala não se desmanchou, mas ficou bem cozida.
Bata as maçãs em purê com o auxílio de um mixer, dentro da própria panela. Poderá, também, bater em etapas no liquidificador ou processador e depois devolver para a panela.
Aumente novamente a temperatura para a potência máxima e cozinhe, desta vez com a tampa semi-aberta, por mais 3 horas ou o tempo necessário para que adquira uma consistência de espalhar.
Esta receita rendeu 3 potes de geléia de tamanho médio. Desculpe, esqueci de medir antes de colocar nos potes =\
Não conhecia a receita.
ReplyDeleteGostei muito do aspecto e acho que deve ser tão boa!!
Boa semana
bjs
Oi Renata! Adorei a receita, deve ter ficado deliciosa!
ReplyDeleteBjs
Mel
Que receita mais original, Renata! Adoro maçã e tudo feito com essa fruta. Vou querer fazer essa delícia, mas estou com uma dúvida: se eu for fazer no fogão convencional quanto tempo leva?
ReplyDeleteE será que precisa ficar mexendo?
Bj e ótimo dia,
Lylia
Oi Lylia!
DeleteAcredito que do jeito que foi feito na slow cooker, sem nenhuma água, precise ficar mexendo sim, para não pegar no fundo. A sua pergunta me deixou curiosa e fui fazer uma rápida pesquisa a respeito. Logo encontrei uma receita onde a maçã é previamente cozida em água até amolecer bem ( não se especifica o tempo). Depois disso, a maçã é processada e entram as especiarias e o açúcar. Volta ao fogo, mexendo de vez em quandoaté engrossar, por 1 a 2 horas. De qualquer forma tem que tomar conta, sobretudo no final quando começar a engrossar. Ainda não experimentei assim, mas fica a dica. A receita original achei aqui: http://easteuropeanfood.about.com/od/fruits/r/applebutter.htm
bjsss
Olá Renata!!! Adorei a receita e, principalmente, entender um pouco mais sobre ela! Acredito que deve ficar bem mais leve que uma geléia tradicional, com a quebra do excesso de doce pela utilização do açúcar mascavo! E o aroma deve ficar incrível!!
ReplyDeleteHoje vim conhecer o blog, com certeza vou voltar muitas outras vezes!!!
Se quiser visitar meu cantinho, será muito bem-vinda! Beijos e ótima semana pra vc!!
http://deliciasdavodeo.blogspot.com.br/
www.facebook.com/ReceitasdoBlogDeliciasdaVoDeo
Oi, Re,
ReplyDeleteO post ficou ótimo e muito esclarecedor, eu achava que o nome fosse só
um desses nomes arbitrários que a gente encontra muitas vezes na culinária.
Já fiz muitas vezes a applesauce mas nunca a apple-butter justamente por causa
do cozimento lento, rsrs. A sua ficou com ótimo aspecto, que linda!
Um beijo e boa semana!
Renata, looks delicious. I need to make this because I haven't had homemade apple butter since my grandmother died.
ReplyDeleteRenata, fiz o comentário, mas esqueci a pergunta: vc já tentou fazer algo com banana na slow cooker? Queria fazer aquelas barrinhas de banana sem açucar e, depois de ter usado minha slow cooker pra essa receita, fiquei pensando se não daria pra cozinhar as bananas nela. Obrigada.
ReplyDeleteAinda não, Beiba mas tenho quase certeza que ficará muito bom!
DeleteOlá Renata !!!
ReplyDeleteFiz esta receita aqui em casa e ficou uma delícia !!!!! Todos da família gostaram, principalmente para comer junto com manteiga de amendoim no pão !!!
Obrigada pela receita pois ela entrou no nosso cardápio !!!! (já fiz mais de três vezes,hehehe...)
Um abraço,
Carol
amo receitas com maçã! obrigada por compartilhar.Deus continue te abençoando
ReplyDeletebjus