Thursday

FERMENTAÇÃO NATURAL - 3° DIA

21 Ago 2014



Ontem à noite meu fermento apresentava um cheiro ácido, muito parecido com o cheiro de polvilho azedo. Hoje, continua assim. Tudo normal até aqui. As bactérias estão acidificando o meio, o que vai propiciar o desenvolvimento das leveduras que queremos. Chegou a hora de alimentar nossos "bichinhos". Na foto acima a cultura já está devidamente alimentada.


Junte ao pote:

30g (30ml ou 2 colheres de sopa, aproximadamente) de água filtrada ou mineral

30g (4 colheres de sopa) de farinha de trigo branca (tipo 1)


Misture vigorosamente para que não fiquem pelotas de farinha. Sua mistura agora deverá estar um pouco menos aguada.

Ao longo do dia, quando lembrar, abra o pote e dê uma boa mexida. Observe o que acontece e não esqueça de verificar o cheiro da cultura.


A matemática que você não precisa saber, mas que é bem interessante:

A nossa cultura iniciou-se bem aguada, o que favorece o processo, numa proporção (por peso) de 2:1, ou seja, 2 partes de água para 1 parte de farinha (200% de hidratação). Hoje vamos começar a diminuir, gradativamente, a hidratação da nossa cultura. Com a adição de hoje teremos dentro do pote um total de 60g de água e 45g de farinha, que já diminui nossa hidratação para aproximadamente 133%. Amanhã chegaremos aos 100% de hidratação (partes iguais de água e farinha, por peso) que vamos manter.

Só para nosso registro, agora temos 105g de cultura (45g do 1° dia + 60g de hoje)


No fim da tarde meu fermento já apresentava muitas micro-bolhas na superfície, e um cheiro menos intenso de polvilho azedo. Parece que as bactérias estão dando lugar às leveduras! 


Depois de mexer, bolhas maiores sobem à superfície, evidenciando fermentação. Estamos progredindo!



Se o seu fermento ainda não apresenta atividade, não se preocupe por enquanto, é normal que demore um pouco mais dependendo do ambiente e ingredientes usados. O que deve ser observado é se está aparecendo algum tipo de bolor ou cheiro de estragado e nesse caso é melhor descartar e começar denovo, talvez com uma outra marca ou tipo de farinha. O cheiro azedo (parecido com cheiro de polvilho azedo) é normal e é bem diferente de cheiro de estragado!


Dei uma boa mexida antes de ir dormir, tampei meu pote, sem trancar, e deixei em temperatura ambiente até o dia seguinte. 

Até amanhã!

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Chegou agora? Comece por aqui:



FERMENTAÇÃO NATURAL - 6° DIA

FERMENTAÇÃO NATURAL - CONCLUSÃO


~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Quer saber mais sobre Fermentação Natural? Vá para o índice:

FERMENTAÇÃO NATURAL - SOURDOUGH - INDEX

31 comments:

  1. Olá!

    Até agora o meu parece que vai bem, de acordo com o que escreve.
    Só estranho que quando vou mexer a mistura não está homogénea, pois por cima está mais líquida e por baixo a farinha está "aos bocados". É normal?

    Muito obrigada.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Maria José, é normal a separação de líquido na superfície, sobretudo quando a cultura ainda está com hidratação acima de 100%, ou seja, mais aguada. Se possível, misture com mais frequencia.

      Delete
  2. Oi Renata,

    O meu amanheceu com uma água acima do fermento...

    é normal?

    Estou no terceiro dia e até ontem estava ok.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Normal! Sinal de "fome". Não descarte o líquido que se formou. Misture tudo e alimente normalmente.

      Delete
  3. Estou no segundo dia....estava já com muitas bolhas....usei a farinha trigo integral!

    ReplyDelete
  4. Oi Renata, gostei muito das suas dicas, mas tenho uma dúvida em relação à alimentação dos ingredientes, são 2 colheres de água filtrada e 4 de farinha ou 2 de farinha? A quantidade de cada não são iguais?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Eliane, a quantidade é igual (e mais precisa) por peso. 30g de água e 30g de farinha. Se convertermos para colheres (para quem não tem balança), a farinha ocupa mais espaço do que a água, portanto 30g de farinha é igual a 4 colheres de sopa e 30g de água é igual a 2 colheres de sopa. Lembrando que a colher de sopa usada é a colher medida padrão de 15ml, nivelada, e não a colher do faqueiro.
      Espero ter esclarecido sua dúvida.

      Delete
    2. A dúvida da Eliane é a minha também, pois no primeiro dia vc disse 30 g de farinha ou 2 colheres de sopa. No primeiro dia então são 2 ou 4 colheres de farinha?

      Delete
    3. No primeiro dia são 15g de farinha ou 2 colheres de sopa

      Delete
  5. Olá! O meu além da água por cima como citaram anteriormente formou uma espécie de película meio esbranquiçada...será que "mofou"?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Nas minhas pesquisas sobre o assunto aprendi que só se considera mofo nocivo quando aparecem bolores rosados, alaranjados ou cheiros muito repugnantes, nesse caso deve-se descartar e começar denovo. A água por cima denota que seu fermento está com fome e não deve ser descartada. Se o seu clima é quente, pode ser que vc tenha que acelerar o processo alimentando seu fermento com mais frequência.

      Delete
  6. É, aqui está bem quente e úmido. Mas hoje já amanheceu com o aspecto bem melhor, bastante bolinhas e sem essa agua por cima!

    Obrigada!

    Mari

    ReplyDelete
  7. Estou nessa também. O frio do Sul, inda mais nesse inverno,deve atrasar o processo. Mas tenho paciência. Por enquanto vamos bem - 4. dia.
    Anteriormente tentei o fermento natural com suco de abacaxi. Duas vezes ele desandou.

    ReplyDelete
  8. Obrigada pelas dicas, estou no meu terceiro dia e parece que está funcionando bem. Só não escolhi o melhor formato de contêiner ele é retangular.

    ReplyDelete
  9. Boa noite Renata, tudo bem?
    Minha dúvida é se no terceiro dia devo alimentá-lo de manhã ? No meu caso a água ficou entre duas camadas de fermento. É assim mesmo?
    Abraços e parabéns pelo blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Chris, eu alimentava o meu de manhã, mas vc pode alimentar a hora que for mais conveniente pra vc. Em geral esse líquido que se forma fica só em cima, não sei pq o seu fez duas camadas, mas não creio que tenha algum problema.

      Delete
    2. Pois o meu ficou por baixo. Em cima estava bem esponjoso, bem legal, mas quando mexi vi que no fundo estava só líquido. O cheiro estava bem azedo, de coalhada. Será que desandou?

      Delete
    3. O cheiro de azedo denota “fome”. Pode alimenta-lo mesmo que ainda não esteja na hora de fazê-lo. Se achar que está aumenrando muito o volume, descarte uma parte e alimente com o mesmo peso de agua e farinha, como explicado no podt.

      Delete
  10. Ola, gostaria de saber se após fazer a mistura coloca na geladeira? Pois aqui em Cuiabá é muito quente.

    ReplyDelete
    Replies
    1. De fato, as temperaturas muito altas não são as ideais para cultuvar esse fermento. Em contrapartida, na geladeira ele vai hibernar. Vc pode experimentar criar um ambiente fresco dentro de um isopor com um saquinho de gelo que nao encoste na vasilha do fermento.

      Delete
  11. Gostaria de saber se com esse fermento eu posso misturar a farinha de trigo integral?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Julia,
      Embora os mais perfeccionistas prefiram fazer pães integrais com fermento natural também feito e alimentado com farinha integral, você pode usar o fermento branco pra fazer um pão integral sim.

      Delete
  12. Olá bom dia!
    Estou Com um problema com meu fermento, pela terceira vez eu tentei fazer mas não deu certo, após o terceiro e quarto dia ele parece morrer nada acontece, ele fica inativo, tentei alimenta-lo más não aconteceu nada, o cheiro fica bem azedo ele fica com aquela água por cima, tudo acontece como descrito ate o terceiro ou quarto dia, depois parece morrer nafa de bolhas nafa de atividade, então venho pedir uma ajuda

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Roberson,
      É normal haver uma atividade logo no segundo dia e depois as atividades diminuirem a quase zero e muita gente acha que o fermento morreu. Por outro lado, o fermento pode realmente estar tendo dificuldades em se desenvolver. Certifique-se que a água usada não seja clorada. Recomendo continuar alimentando normalmente por mais alguns dias. Se nada acontecer, experimente trocar a marca da farinha ou tentar com farinha integral.

      Delete
  13. Olá. Comecei minha cultura hoje a noite. Uma dúvida, posso tamparo pote com papel toalhda e elástico? Preciso cobrir o pote todo da luz ou colocar em lugar escurou ou não?
    Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Pode usar papel toalha com elástico sim! Embora algumas pessoas guardem suas culturas dentro de armários, no escurinho, eu nunca fiz isso e sempre deu certo. No entanto, não deixe em lugar ensolarado!

      Delete
    2. Renata, muito obrigado pela atenção. Vamos ver se o meu dá certo. Aqui tá uma loucura de tempo. Tem dia que faz calor, de repente esfria.... kkkk

      Delete
  14. Estou no quarto dia e ele não cresceu mais,só tem pequenas bolhinhas e o cheiro de azedo. O que está acontecendo? Será que é porque alimentei ele no horário errado?Ou é normal?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Maria Eduarda, é normal essa “parada” depois dos 3 ou 4 dias. Logo ele vai reagir novamente!

      Delete
    2. Posso alinenta-lo normalmente então? Ou devo deixar crescer primeiro?

      Delete
    3. Pode seguir a alimentação normalmente! Uma hora ele reage rsrs

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...