Thursday

BOMBOM DE BANANA

01 Set 2011

Read in ENGLISH



Agora é a vez do bombom de banana, da minha série de experiências durante o desafio Daring Bakers de agosto. Como eu já havia dito no post anterior, uma das opções de doces para este desafio eram as balas de frutas, do tipo jujuba. Inicialmente, a receita disponibilizada pelas anfitriãs continha um ingrediente que não consegui encontrar aqui: pectina líquida. Tentei alguns improvisos com agar agar, gelatina incolor, e até mesmo sem nenhum destes agentes, mas ficaram devendo. Ainda tenho muito que aprender nesse campo das jujubas. Uma das minhas tentativas foi de fazer um doce de banana bem puxado, quase uma mariola, e tentar cortar em cubinhos e passar no açúcar para, pelo menos, parecer uma jujuba. Quase cheguei lá, e cheguei até a passar no açúcar, mas logo o açúcar melou, embora os cubinhos tivessem mantido sua forma. Depois que desisti das jujubas (por enquanto) e me concentrei nos chocolates, foi a vez de aproveitar a delícia do doce de banana, que não serviu como jujuba, mas foi um excelente recheio para bombom. O recheio de banana é feito somente com bananas. Não contém açúcar! Banhei os bombons com chocolate meio amargo, mas você pode optar por chocolate ao leite para um bombom mais doce ou chocolate branco para ficar mais doce ainda. Para enfeitar, granulado de canela (assunto para o próximo post).


Começando pelo doce de banana, descasque bananas bem maduras (usei d'água/nanica) e corte grosseiramente (fiz isso com a colher de pau dentro da própria panela).


Ligue o fogo e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando no começo e constantemente no final, até formar uma massa espessa.





Se desejar, pode acrescentar um pouco de canela em pó nesta etapa.


Enforme o doce numa travessa ligeiramente untada com óleo e deixe esfriar completamente. Desenforme, corte em quadradinhos ou retângulos e banhe no chocolate previamente temperado. Antes que o chocolate seque, enfeite com granulados de canela (detalhes no próximo post).


9 comments:

  1. Oi, Re,

    Esta bananinha coberta de chocolate deve ser uma delícia, e é tão natural que a gente come sem culpa, né? rsrs. Eu tenho uns três livros que ensinam a fazer os 'pâtes de fruits', as barrinhas de frutas obtidas através do cozimento leeeeento da polpa com o açúcar, ou através da adição da pectina. Mas eu tenho me esquecido de procurar a pectina, razão pela qual nunca os fiz, rsrs. Acho que aqui deve ser mais fácil de encontrar, rsrs.

    Beijoca e, desde já, bom fim de semana, darling!

    ReplyDelete
  2. Oi Renata!! Não conhecia seu blog e achei lindo!! Adorei seus bombons de banana, adoro banana !! :) Voltarei sempre! Beijos Tereza

    ReplyDelete
  3. Olá Renata esses bombons ficaram tentadores quero provar o blog é cheio de receitas e fotos lindas adorei bjs

    ReplyDelete
  4. vou fazer esses bombons afinal adoro bombom de banana. parabéns!

    ReplyDelete
  5. Olá, adorei a receita! Gostaria de saber o prazo de validade dos bombons! Obrigada!

    ReplyDelete
    Replies
    1. As receitas aqui no TP&A são todas caseiras e para nosso próprio consumo, eu não posso te precisar a data de validade destes bombons, até porque terminaram antes de completar dois dias rsrs No entanto, se todas as medidas de higiene forem adotadas, e eles forem devidamente acondicionados em potes herméticos, acho que posso arriscar garantir pelo menos uns cinco dias em temperatura ambiente desde que não esteja um clima muito quente.
      Caso você precise desta informação para comercializar os bombons, sugiro consultar uma fonte especialista no assusnto.
      Obrigada pela mensagem!

      Delete
  6. Ei faço bombons de chocolates quero diferenciar meus bombons,essa banana leva açucar?de que mais vc faz.

    ReplyDelete
  7. Oi Renata queria falar contigo sem ser por aqui.Como faço?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Wanda, você pode me mandar um e-mail. O endereço está na aba no topo da página logo abaixo do título do blog.

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...