Sunday

SCONES (ou BISCUITS) - Parte II

29 Jan 2012

Read in ENGLISH


O último desafio dos Daring Bakers está rendendo frutos e eu explico porque. No Brasil os "Scones" não são muito conhecidos ainda, mas se falarmos em "Pãozinho de Minuto", este sim, vai ser encontrado em muitos livros de receitas, com muitas variações. Assim são os scones para os americanos, ingleses e australianos. Aí, você me pergunta, o que tem uma receita tão simples, e tradicionalmente popular, de desafiadora? Foi aí, que a maioria dos participantes se deu conta de que até para executar a receita mais simples, tem ciência. Sendo assim, até os mais experientes participantes, acostumados a fazer scones o tempo todo em suas cozinhas, se surpreenderam com a versatilidade da receita. Nosso Anfitrião, o Audax, não só pesquisou a fundo sobre o assunto, como testou, exaustivamente, muitas variações e seus resultados. Ele chegou a fazer 16 fornadas! Ele nos forneceu uma receita básica e nos encorajou a fazê-la primeiro para que tirássemos nossas próprias conclusões e ajustássemos o que fosse necessário nas fornadas seguintes. A receita era bem pequena, exatamente para que pudéssemos testar bastante, como num laboratório mesmo. Sem falar que a lista de ingredientes é a mais básica possível, com itens que sempre temos na despensa, além de saírem bem em conta.


Por uma questão de tempo, achei que só poderia fazer uma receita, pois estava chegando de viagem, cansada, com fuso horário trocado, e quando comecei já estava bem próximo da data limite. Fiz, então, os Scones de Brie e Herbes de Provence do post passado, negligenciando os conselhos do anfitrião. Mas, devido à simplicidade da receita, acabou dando tempo, no último dia antes da postagem, de tentar mais uma versão, desta vez doce. 

A esta altura, meu post já estava escrito, prontinho para ir ao ar, aguardando somente a hora da postagem. Achei que talvez ainda desse tempo de incluir meus scones doces. Neste momento eu estava navegando no meu ipad, quando resolvi entrar no blogger e dar uma olhada no meu rascunho para ver como incluiria a nova receita. Por uma questão de incompatibilidades Apple X Windows, a gente não consegue blogar direto do site usando o ipad, temos que ter um aplicativo específico, que ainda tem muito que melhorar e torna a tarefa estressante, e portanto não uso. Mas, como consegue-se consultar algumas coisas do blog, tentei fazer uma visualização do meu rascunho, e como num passe de mágica, SUMIU! TUDO! O POST INTEIRO!! Sem nem aquela perguntinha básica "você tem certeza que deseja continuar?" Resultado, tive que reescrever tudo, e nessa altura do campeonato perdi a vontade de ainda incluir qualquer coisa mais, e deixei para uma postagem futura.


Desabafei! Pronto! Agora posso continuar com o que interessa, que são estes Scones de Limão Siciliano, que servi com "Lemon Curd", cuja receita vai ganhar um post exclusivo. O Scone sozinho não ficou doce, mas contrabalançou bem com a doçura azedinha do recheio. Preciso testar uma versão um pouco mais doce para os que gostam de um pãozinho mais adocicado, como sugeriu a Fabiola, do Brie com Goiabada. E com isso, desafio vocês a testarem a receita básica, inventarem suas variações e me contarem o resultado, vou adorar saber!!

Bom, fico meio encabulada em dizer que fui muito teimosa e que somente na minha terceira fornada é que finalmente fiz a receita básica, que deveria ter sido a primeira! Fiz tudo ao contrário, mas como podem ver, foi bem divertido, e ainda continuo com vontade de fazer mais, afinal, estes Scones, saindo quentinhos do forno, com uma xícara de café ou chá... hmmmm é muito bom, gente!


A receita básica foi usada para fazer estas salsichas enroladas totalmente inspiradas no site da Akemi, o Pecado da Gula, que fiquei com muita vontade quando vi!!! Depois vou experimentar a receita dela que deve ser tudo de bom! 


Com os retalhos da massa fiz uns palitinhos de parmesão que ficaram muito leves e deliciosos. Ou seja, saí totalmente do escopo dos Scones, mas asseguro a vocês que esta massinha é uma delícia e vocês vão poder fazer mil e uma coisinhas gostosas com ela, inclusive Scones :o)


SCONES (ou BISCUITS) (Receita básica)
(Receita adaptada de Audax Artifex)

140g (1 xíc.) de farinha de trigo
1/4 de colh. de chá de sal
2 colh. de chá de fermento em pó ***
30g (2 colh. de sopa) de manteiga gelada
80 a 120ml (1/3 a 1/2 xíc.) de leite gelado
1 colh. de sopa de leite para pincelar (opcional)

*** Vide dicas de como testar seu fermento no meu post anterior.

Pré-aqueça o forno a 220°C.

Peneire os ingredientes secos. Junte a manteiga em cubinhos e vá pinçando com as pontas dos dedos até que vc tenha um aspecto de farofa grossa, ainda com alguns pedacinhos de manteiga aparentes. 


Junte 80ml (1/3 de xíc.) de leite e mexa com uma espátula, sem trabalhar muito a massa. Se necessário, acrescente mais leite, até que fique tudo agregado. Não trabalhe demais a massa.


A massa vai ficar meio grudenta. Passe a massa para uma bancada enfarinhada e polvilhe farinha por cima da massa. 


Abra a massa com as mãos formando um retângulo (ou quase...) e dobre-a em três, como se fosse uma carta. Uma espátula nessa hora ajuda bastante. 



Repita esta operação mais três vezes. Você vai notar que a massa estará mais uniforme, porém ainda verá os traços de manteiga. 


Abra a massa grossa, mais ou menos 1 1/2 cm, e corte com cortador de biscoito redondo ou com uma faca afiada em quadrados ou triângulos. 


Arrume em tabuleiro forrado com papel manteiga culinário ou untado com manteiga. Pincele a superfície com leite (opiconal). Leve ao forno 220°C por 8 a 10 minutos até que estejam levemente corados.




PARA OS SCONES DE LIMÃO:

Antes de acrescentar o leite, junte 1 colher de sopa de açúcar e 2 colheres de chá de casca de limão Siciliano ralada.

PARA OS ENROLADINHOS DE SALSICHA:

Faça a massa básica, abra um pouco mais fina, apare as bordas, corte tiras de uns 20 cm X 2.5 cm e enrole nas salsichas. Arrume no tabuleiro, pincele com leite e polvilhe queijo parmesão ralado.

PARA OS PALITINHOS:

Corte as aparas da massa dos enroladinhos do tamanho desejado, pincele com leite e polvilhe parmesão ralado. Se preferir, faça uma receita inteira de palitinhos!


ATUALIZAÇÃO:

Alguns dias depois...

Agora sim, minha missão com os Scones está completa. Aí estão os verdadeiros Scones Básicos, em formato de Scones (ou Biscuits). Deliciosos! Derretem na boca!






18 comments:

  1. FIZ APENAS UMA VEZ COM PASSAS E GOSTEI.
    ESSES ESTÃO PERFEITOS, DÃO UM EXCELENTE PEQUENO ALMOÇO.
    BOM DOMINGO
    BJS

    ReplyDelete
  2. Renata, esses scones ficaram bárbaros!!Receita imperdível... estou aguardando a continuação da saga dos scones 3, 4, 5 .... beijkas

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Você disse bem: as receitas simples requerem conhecimento e as de scones guardam
    segredinhos! Acho que um do segredos é manusear a massa o mínimo possível, para que ela não fique pessada. Mas eu também tenho ainda que testar receitas, para chegar ao meu ideal, rsrs. Por isso mesmo vou procurar fazer a sua também, pois o resultado é visualmente maravilhoso! Ah, as fotos ficaram lindas!

    Beijoca!

    ReplyDelete
  4. Nunca fiz scones, estes vou experimentar. Obrigado pela sugestão.
    Beijinhos e uma boa semana.

    ReplyDelete
  5. Hi Renata,
    these scones sound yummy..
    I need one of them with some lemon curd!
    Have a nice day

    ReplyDelete
  6. Renata,
    Eu tb voltei a fazer um post com a mesma receita, felizmente n por ter tido o teu problema! Eu n consigo trabalhar no blogue partindo do Ipad, preciso de escrever tudo num documento word primeiro e depois passar para o blogue no computador maior.
    As tuas ültimas fornadas estão lindas! Já disse ao Audax que este foi um dos meus desafios favoritos, pq temos sempre vontade de fazer mais e mais.
    Olha, notei que nem a tua imagem nem a minha apareceram no apanhado final dos DB, sabes porquê? (tv estejam lá e eu vi mal ;) )
    Obrigada pelas tuas palavras sempre taõ simpáticas, tenho lido muito e guardei os links que me enviaste religiosamente, foram uma grande ajuda com as minhas fotografias.
    bjs e boa semana

    ReplyDelete
  7. Oh wow - look how tall those last ones are! You got such great results from this challenge :)

    ReplyDelete
  8. Oh wow - look how tall those last ones are! You got great results on this challenge :)

    ReplyDelete
  9. Adorei todas as suas versões de scones! Mas a minha preferida foi a com lemon curd! É muuuuito bom!!! :D
    Tenha uma ótima semana!
    bjos

    ReplyDelete
  10. Querida Renata, muito obrigada por me mencionar no post! Que super honra!!! Seus enroladinhos de salsicha com a massa de scones devem ter ficado deliciosos, assim como todas as outras variações! A massa ficou super folhada e vou testar na primeira oportunidade! Testei os croissants do desafio de set/11 e infelizmente ficaram bem longe dos seus mas não desisto, vou tentar de novo!!! Bjss e uma linda semana!

    ReplyDelete
  11. Renata, esse post éuma verdadeira aula. Adorei todas as versões em especial a de limão. Seus scones ficaram lindos. Bjs ótima semana

    ReplyDelete
  12. Tia, dá muita raiva quando as coisas desaparecem do computador! Mas de qquer forma seus scones estão lindos e parecem uma delicia. Assim que der vou testar! Vc sempre dedicada e caprichosa
    bjos

    ReplyDelete
  13. Wow..Love the height of the basic scones!

    ReplyDelete
  14. Oh Renata! You have inspired me to keep trying to achieve that height! Love all the different versions you tried. You truly are an inspiration :)

    ReplyDelete
  15. Lindos scones Renata, eu adoro!! Tenho alguns lá no blog mas estou sempre buscando uma receita perfeita!
    bjs

    ReplyDelete
  16. Também conheci os scones há pouco tempo, mas gostei muito das variações que são permitidas!Vou levando essa básica tbm e aguardo o post do Lemon Curd!rs...
    Bj...

    ReplyDelete
  17. Obrigada, Renata, pela sua persistência, as fotos ficaram ótimas e seus scones maravilhosos. Fiquei muito feliz com a dica de folhear a massa, pois acabei de fazer scones, com outra receita, e ficaram solados, não cresceram. Tenho certeza de que foi pouco leite e muito manuseio da massa. Vim buscar uma receita alternativa e encontrei a sua. Muito legal. God bless you1

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...