15 Mai 2013
Our lovely Monkey Queen of Don’t Make Me Call My Flying Monkeys, was our May Daring Cooks’ hostess and she challenged us to dive into the world of en Croute! We were encouraged to make Beef Wellington, Stuffed Mushroom en Croute and to bring our kids into the challenge by encouraging them to create their own en Croute recipes! |
O Beef Wellington é composto por filet mignon envolvido por uma massa, que é assado ao ponto ou mal-passado e que resulta em um prato lindo de se ver e delicioso de se saborear e que vai impressionar seus convidados.
Escolhi usar massa de brioche para envolver o filet mignon, embora a maioria das receitas use massa folhada, porque eu já andava mesmo com vontade de testar uma massa autêntica de brioche. O resultado ficou muito bom!
Para incrementar a carne, uma fina camada de presunto de Parma e um duxelle de shitake, novidade para meu aprendizado. Se você também não conhece duxelle, trata-se de um refogado de shitake cortado bem fininho, que se reduz a um purê, quase um patê. Tipicamente é temperado com cebola chalota (ou cebola roxa), mas a receita que segui não usa nenhum tempero, e embora tenha ficado delicioso, acho que se tivesse sido temperado teria ficado ainda melhor (deixemos para a próxima...)
BEEF WELLINGTON
(receita adaptada DAQUI)
Ingredientes:
400g de massa de BRIOCHE (ou MASSA FOLHADA)
A massa que for usada (brioche ou folhada) deve ser feita na véspera e mantida na geladeira.
farinha de trigo para polvilhar
900g de filet mignon em um único pedaço
300g de shitake fresco
80g de presunto de Parma (presunto cru)
1 colher de sopa de mostarda Dijon (ou outra de sua prederência)
flor de sal / pimenta do reino moída na hora a gosto
1/2 colher de sopa de óleo
1 ovo
2 gemas
Polvilhe sua bancada com um pouco de farinha de trigo. Retire a massa da geladeira e abra em um retângulo cuja largura seja um pouco maior do que o comprimento da carne e o comprimento seja suficiente para dar a volta no filet, com cerca de 1/2cm de espessura. Deite a massa aberta em um tabuleiro e leve à geladeira.
Retire os cabinhos dos cogumelos, lave-os rapidamente e seque-os com toalha de papel ou pano limpo. Corte-os grosseiramente e use um processador, na função "pulsar" para picar o cogumelo miúdo, mas tomando o cuidado de não virar papa. Reserve.
Tempere a carne com flor de sal (ou sal refinado) e pimenta do reino moída na hora. Aqueça uma frigideira (usei de ferro, mas pode ser a mesma que você costuma fritar bife), junte o óleo e deite a carne. Conforme a carne for dourando, vá virando para que doure por igual em toda volta.
Depois de dourada, retire da frigideira para um prato e pincele toda a superfície com a mostarda.
Leve à geladeira.
Na mesma frigideira que fritou a carne, refogue os cogumelos (para fazer o Duxelle) processados, mexendo sempre....
...até que a maior parte da água evapore e ele vire quase uma pasta, cerca de 10 a 15 minutos.
Passe para um prato, espalhando bem e leve à geladeira.
Quando todos os componentes anteriores estiverem bem resfriados, cerca de 30 minutos depois, forre a bancada com plástico filme e distribua as fatias de presunto formando um retângulo um pouco menor do que o de massa.
Espalhe o Duxelle sobre o presunto com o auxílio de uma espátula.
Deite a carne no meio.
Enrole com o auxílio do plástico e depois enrole tudo bem apertado com o próprio plástico, torcendo as pontas para fechar bem.
Leve novamente à geladeira por pelo menos 30 minutos.
Bata o ovo com as gemas para misturar bem e passe por uma peneira. Reserve.
Após o tempo de descanso da carne, retire-a da geladeira juntamente com a massa reservada.
Deite a massa na bancada e pincele toda a superfície com os ovos batidos.
Desembrulhe a carne e deite-a sobre massa.
Enrole a massa na carne, sobrepondo ligeiramente as extremidades e beliscando a massa nas laterais para fechar. Vire a emenda para baixo e coloque num tabuleiro forrado com papel manteiga ou tapete de silicone. Leve à geladeira novamente por 30 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Retire a carne da geladeira e pincele a superfície com os ovos batidos. Se desejar, decore a gosto.
Polvilhe alguns grãos de flor de sal e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos para ficar mal passada. O centro da carne deve acusar 52°C. A minha passou um pouco disso e ficou rosinha, e levou 50 minutos.
Aguarde 30 minutos antes de fatiar para que a carne conserve seu suco.
Como podem ver, esta receita é mais demorada do que trabalhosa, mas o resultado compensa!
Os resultados dos outros participantes podem ser encontrados em THE DARING KITCHEN assim como as receitas e diretrizes originais para este desafio.
Oi, Re,
ReplyDeleteO post inteiro ficou chiquérrimo, o seu beef wellington ficou um luxo. Eu desconhecia o duxelle, aprendi esta agora! Parabéns por mais este post/aula, querida!
Nos tempos de 'antanho', quando queria impressionar namorado ou amigos, eu eventualmente fazia carne en-croute (e também uma terrine en croute, que, depois de assada, recebia um molho por um furo, que era feito na massa, rsrs). Mas sempre usei a massa folhada, foi bom você testar esta massa de brioche e comprovar que fica bom.
Um beijo e boa noite!
Salivei mais uma vez!! Parabéns pela belíssima execução, como sempre!
ReplyDeleteMuito bom, gostei muito da sugestao, parece ter muito bom aspecto...
ReplyDeleteBeijinhos
Love the adaptations you made to the wellie and it is perfectly done. Thank you so much for participating in this months challenge. Fabulous job!
ReplyDeleteWow Renata! This looks delicious!
ReplyDeleteThanks for sharing.
Have a nice day
Uau ,uauu,uauuu!!!!!!! Que maravilha de receita Renata!!!!!Mais uma que vai para minha listinha, como sempre você arrebentando com as suas postagens,né?
ReplyDeleteAmeiiiiiii!!!!!!!!!Quero a receitinha da massa de brioche ,viu!!!!!
Beijinhos carinhosos
Meu Deus o que é isso!!!
ReplyDeleteGente eu estou aqui literalmente babando.
Hummm que tudo.. nossa quero muito testar.. o sabor deve ficar dos deuses..
Nossa!!
Beijinhos minha linda.... e um dia super lindo.
Menina.. fazia tempo que não passava por aqui.. vou já ver o que perdi rs
Ficou fantástico,o passo a passo deixou-me com agua na boca.
ReplyDeletebjs
Rê querida que belo beef wellington, sempre quis saber como era feita a receita e aprendi com a melhor professora, além de uma super amiga. De fato é um pouco trabalhosa, mas não dificil, pois vale muito a pena. Ficou lindissima, e seu passo a passo como sempre merecedor de aplausos. Adorei. Ficarei no aguardo da receita do brioche. Beijinhos
ReplyDeleteQue maravilha!
ReplyDeleteJá fiz Filé a Wellington com massa folhada, mas a sua criação com massa de brioche ficou fantástica, e o passo a passo nos anima a correr para prepará-lo,
mais uma vez meus cumprimentos,
Perfeito!
Que delícia!!!! É até um pecado ver isso na hora do almoço!
ReplyDeleteAs always a beaeutiful job Renata :)
ReplyDeleteI love the decoration on the dough pre-baking
Beef willington is on my list of things to try but time was not on my side this month
Maybe soon
Que perfeição, Renata! Sabe que nunca fiz beef Wellington? Mas sempre tive vontade. Com essa misturinha , chamada duxelle, deve ficar ainda mais saboroso.
ReplyDeleteQUe vontade de fazer já !
Bj,
Lylia
Olá Renata!
ReplyDeleteQuem me dera um dia fazer uma receita chique assim.
Achei lindo e com certeza uma delícia!
Bjs
Oi Renata ficou muito chique este filé.A combinação dos ingredientes deve ter dado um sabor fantástico.Fiquei com vontade de jantar novamente.Arrasou.
DeleteAguardo a receita de brioche.Beijos querida.
Mais uma vez brilhante!!!
ReplyDeleteParabéns!
What a great idea to use brioche dough! I must try that too. I've only made a Wellington/en croute once, with fish and layers of vegetables in puff pastry. I love the round markings on your dough!
ReplyDeleteoi minha linda amei sabe é o meu pratinho predileto e oseu esta maravilhoso ..adoro seus pap
ReplyDeletebjão grandes bom final de semana
bjus
Humm, já vi outras receitas tipo esta, mas com os cogumelos inteiros, adorei esta maneira de preparo, tenho massa congelada...
ReplyDeleteBjs
I love your pictures and recipes, they are mouth watering. Would love for you to share them with us at foodieportal.com. Over at foodieportal.com we are not photography expert snobs, we are just foodies, so pretty much all your pictures will get accepted.
ReplyDelete