Sou aprendiz na arte de fazer Macarons e trago nesta série as minhas experiências para quem quiser se aventurar também. É divertido, delicioso e, acima de tudo, um desafio!
Muito bem detalhado, parabéns! Seu site também é super bacana!
Já testei também algumas receitas e realmente esses macarons são bem delicados! Ainda não encontrei uma que me surpreenda, mas agora acho que encontrei!
Muito legal as tuas dicas! Acabei de voltar da França, morei lá por 6 meses, e tenho muita vontade de fazer essas pequenas delícias aqui! Vou testar tudo!
Oi, adorei suas dicas!! Meus macarons não secam antes de ir para o forno... por mais tempo que eu deixe eles lá secando... nada... Você poderia me ajudar com alguma dica? Obrigada
Acabo de fazer. Acho que não desidratei bem meus ingredientes. Ficou agarrado no papel e não cresceu. Amei estas d icas e vou tentar de novo. Desistir, nunca!
Adorei suas dicas. Faço macarons frequentemente na confeitaria que trabalho há 5 meses...Realmente, são doces temperamentais. Há dias que ficam perfeitos, outros nem tanto. Parabéns pelo seu esforço e empenho. Beijos e sucesso! ;)
Ola, eu moro em Londres e a muito tempo me neto na cozinha e na confeitaria. Trabalhei no Brasil e já testei muitas e muitas receitas. Mas os macarons nunca tive coragem. Bom... Hoje resolvi tester, detalhe, dia extremamente úmido e chuvoso, apesar de estar na europa rs . mas segui todas as suas dicas e minha experiencia acredito que foi boa. Usei a faria de amêndoas ja processada (aqui é fácil de encontrar, barato e de boa qualidade. Mesmo assim fiz o procedimento de secagem no forno desligado de todos os ingredientes. Uso aquecedor em toda a casa e deixei ligado pra tirar mais umidade do ambiente. Eles secaram bonitinhos (ao toque) antes de iriem pro forno (tenho um forno elétrico e digital com temperatura minima de 75º. Nos primeiros 6 minutos as Sainhas lindas subindo e fiquei feliz, poooorem a temperatura de 150 graus é muito forte aqui, tive que diminuir para uns 110. Eles começaram a fuçar morenos de mais antes de secarem de vez. 15 min é pouco tempo, no meu forno tenho que baixar a temperatura e isso leva mais tempo. As Sainhas depois de um certo tempo de forno ficam mais finas , como se tivesse descido ou murchado , vejo isso a aparência deles depois de assados. Deixei esfriando por completo mas ainda assim agarraram um pouco para sair do papel. A textura ficou bem Zequinha por fora, brilhante por fora, uma sainha fina e macio em baixo e por dentro mas nao estavam crus. Minhas duvidas são... Qual a testura do fundo e de ttrentro? Pq os meus ficaram brilhantes e com aparência de "murchos" por cima. E no meu caso que o forno elétrico tem uma resistência que aquece somente a parte de cima do forno e tem um ventilador dentro... Como devo fazer? Obrigada!
Olá Lucia, Me parece que vc está no caminho certo! O que percebi é que seus macarons ficaram pouco assados embaixo. Grudar no papel é um forte indício disso. Talvez porque a resistência seja somente em cima. O ventilador dentro do forno sugere um modelo com “convecção“, que, teoricamente, é bom para assar macarons. Se seus macarons estão demorando muito mais do que 15 minutos, certamente precisam de um pequeno ajuste da temperatura. É o caso de ir testando até acertar com seu forno. Uma boa prática também seria usar um termometro dentro do forno para conferir se a temperatura está de acordo com o seletor do seu forno.
Oi Renata, ótima série. Li tudo atentamente porque pretendo me aventurar a fazer. Tenho todos os equipamentos e comprei os ingredientes. Tenho o Cremor de Tártaro que posso usar para bater as claras, mas fiquei na dúvida se devo comprar clara em pó e, caso sim, que quantidade usar. Para evitar desperdiçar a cara farinha de amêndoas, você acha aconselhável dividir a receita? Obrigado
Olá! Não tenho feito mais macarons ha algum tempo, mas os últimos que fiz não usei a clara em pó. Esta receita ja é pequena e se diminuir mais ainda corre o risco de não conseguir os pontos da massa. Se vc vai fazer para consumo próprio, não tenha medo de errar, pois ficam igualmente deliciosos! Eu mesma fiz muitas fornadas antes de acertar! Boa sorte!
Show de bola!
ReplyDeleteMuito bem detalhado, parabéns! Seu site também é super bacana!
Já testei também algumas receitas e realmente esses macarons são bem delicados! Ainda não encontrei uma que me surpreenda, mas agora acho que encontrei!
Vou testar sua receita!
Abraços!
Olá!
ReplyDeleteMuito legal as tuas dicas! Acabei de voltar da França, morei lá por 6 meses, e tenho muita vontade de fazer essas pequenas delícias aqui! Vou testar tudo!
Parabéns!
Mariana.
Oi, adorei suas dicas!!
ReplyDeleteMeus macarons não secam antes de ir para o forno... por mais tempo que eu deixe eles lá secando... nada...
Você poderia me ajudar com alguma dica?
Obrigada
Olá,
DeleteSugiro a leitura do capítulo 6 desta série, lá você vai encontrar várias dicas de como proceder para que os Macarons sequem mesmo em clima úmido.
Acabo de fazer. Acho que não desidratei bem meus ingredientes. Ficou agarrado no papel e não cresceu. Amei estas d
ReplyDeleteicas e vou tentar de novo. Desistir, nunca!
Adorei suas dicas. Faço macarons frequentemente na confeitaria que trabalho há 5 meses...Realmente, são doces temperamentais. Há dias que ficam perfeitos, outros nem tanto. Parabéns pelo seu esforço e empenho. Beijos e sucesso! ;)
ReplyDelete
ReplyDeleteQue maravilha!
Acabei de assar meus Macarons e adivinhe... Um desastre! :o(
Já queria largar tudo.
Mas agora vou seguir tuas dicas e arriscar com a sua receita!
Ola, eu moro em Londres e a muito tempo me neto na cozinha e na confeitaria. Trabalhei no Brasil e já testei muitas e muitas receitas. Mas os macarons nunca tive coragem. Bom... Hoje resolvi tester, detalhe, dia extremamente úmido e chuvoso, apesar de estar na europa rs . mas segui todas as suas dicas e minha experiencia acredito que foi boa. Usei a faria de amêndoas ja processada (aqui é fácil de encontrar, barato e de boa qualidade. Mesmo assim fiz o procedimento de secagem no forno desligado de todos os ingredientes. Uso aquecedor em toda a casa e deixei ligado pra tirar mais umidade do ambiente. Eles secaram bonitinhos (ao toque) antes de iriem pro forno (tenho um forno elétrico e digital com temperatura minima de 75º. Nos primeiros 6 minutos as Sainhas lindas subindo e fiquei feliz, poooorem a temperatura de 150 graus é muito forte aqui, tive que diminuir para uns 110. Eles começaram a fuçar morenos de mais antes de secarem de vez. 15 min é pouco tempo, no meu forno tenho que baixar a temperatura e isso leva mais tempo. As Sainhas depois de um certo tempo de forno ficam mais finas , como se tivesse descido ou murchado , vejo isso a aparência deles depois de assados. Deixei esfriando por completo mas ainda assim agarraram um pouco para sair do papel. A textura ficou bem Zequinha por fora, brilhante por fora, uma sainha fina e macio em baixo e por dentro mas nao estavam crus. Minhas duvidas são... Qual a testura do fundo e de ttrentro? Pq os meus ficaram brilhantes e com aparência de "murchos" por cima. E no meu caso que o forno elétrico tem uma resistência que aquece somente a parte de cima do forno e tem um ventilador dentro... Como devo fazer?
ReplyDeleteObrigada!
Olá Lucia,
DeleteMe parece que vc está no caminho certo! O que percebi é que seus macarons ficaram pouco assados embaixo. Grudar no papel é um forte indício disso. Talvez porque a resistência seja somente em cima. O ventilador dentro do forno sugere um modelo com “convecção“, que, teoricamente, é bom para assar macarons. Se seus macarons estão demorando muito mais do que 15 minutos, certamente precisam de um pequeno ajuste da temperatura. É o caso de ir testando até acertar com seu forno. Uma boa prática também seria usar um termometro dentro do forno para conferir se a temperatura está de acordo com o seletor do seu forno.
Parabéns pela escrita Renata.
ReplyDeleteLi todos os capítulos!
Oi Renata, ótima série. Li tudo atentamente porque pretendo me aventurar a fazer. Tenho todos os equipamentos e comprei os ingredientes. Tenho o Cremor de Tártaro que posso usar para bater as claras, mas fiquei na dúvida se devo comprar clara em pó e, caso sim, que quantidade usar.
ReplyDeletePara evitar desperdiçar a cara farinha de amêndoas, você acha aconselhável dividir a receita?
Obrigado
Olá! Não tenho feito mais macarons ha algum tempo, mas os últimos que fiz não usei a clara em pó. Esta receita ja é pequena e se diminuir mais ainda corre o risco de não conseguir os pontos da massa. Se vc vai fazer para consumo próprio, não tenha medo de errar, pois ficam igualmente deliciosos! Eu mesma fiz muitas fornadas antes de acertar! Boa sorte!
Delete