Sunday

MACARONS, A Série - Capítulo 7 - UMA RECEITA

04 Nov 2012



Porque UMA e não A receita? Porque existem muitas receitas de Macarons e eu, sinceramente, não acho que exista uma única que seja a responsável pelo sucesso ou insucesso em sua confecção. Na minha humilde opinião, o Macaron bem sucedido tem muito mais a ver com o método utilizado para fazê-lo do que propriamente uma receita específica. As receitas são todas bem parecidas e é preciso se familiarizar com a forma correta de prepará-los e misturá-los para que a "mágica" aconteça.


Eu experimentei algumas receitas diferentes, e acabei chegando à minha própria proporção de ingredientes, que compartilho aqui para quem quiser experimentar. A receita é básica, e eu recomendo que se comece por ela, para depois, então, começar a variar cores e sabores.

Esta travessinha foi confeccionada na minha aula de cerâmica aqui na Coréia , especificamente para abrigar Macarons, antes mesmo que eu conseguisse fazê-los: mais um incentivo :o)

A forma mais precisa de medir seus ingredientes, e a mais recomendada, é usando uma balança digital. Ainda assim, incluí as quantidades em mililitros e também em xícaras e colheres padrão caso você ainda não tenha uma, mas certamente serão medidas menos precisas. Mais detalhes AQUI.


RECEITA BÁSICA DE MACARONS (método francês)
(esta receita rende cerca de 20 Macarons pequenos, ou seja, 40 metades)


Ingredientes:

60g de claras de ovos (60ml) (1/4 xíc.) (aproximadamente 2 unidades de ovos não muito grandes)

75g de farinha de amêndoas (180ml) (3/4 xíc. levemente apertada na xícara)

125g de açúcar de confeiteiro (180ml) (3/4 xíc.) (obtive ótimos resultados com Glacúcar; não use açúcar impalpável)

20 g de açúcar refinado comum (30ml) (2 colh. de sopa)

1/2 colh. de chá de clara de ovo em pó (opcional, use em locais com elevado nível de umidade do ar)

Modo de fazer:


No dia anterior, prepare seus ingredientes:


Separe as claras e coloque-as dentro de um recipiente de vidro. Cubra com papel toalha e deixe na geladeira por 12 a 24 horas.

Se optar por fazer sua própria farinha de amêndoas, processe-as e seque-as. Mais detalhes AQUI.

Prepare o recheio desejado e mantenha-o na geladeira.

No dia seguinte:

Retire as claras da geladeira uma hora antes de começar a fazer os Macarons, para que elas retornem à temperatura ambiente.

Se seu local possui umidade acima de 60%, siga as instruções DAQUI.

Meça todos os ingredientes.

Forre os tabuleiros com papel manteiga culinário ou tapetes de silicone.


Prepare um saco de confeitar com bico liso de 1cm, apoiando-o em um copo alto para facilitar o trabalho de enchê-lo.


Bata a farinha de amêndoas com o açúcar de confeiteiro no processador e depois passe por uma peneira não muito fina. Se sobrar muita farinha de amêndoas na peneira, devolva para o processador e bata mais um pouco com um pouco da mistura peneirada (para que não vire uma massa de amêndoas)



Bata as claras (junto com a clara em pó caso utilize) na batedeira, em velocidade baixa, até que comecem a espumar. 


Adicione o açúcar comum, aos poucos e com a batedeira ligada, bata até o ponto de neve, ou até que forme picos firmes e virando a tigela de cabeça para baixo as claras não caiam. Cuidado para não bater demais. Não queremos claras ressecadas!


Desligue a batedeira e junte a mistura de amêndoas e açúcar em três etapas. Este processo chama-se MACARONAGE. Use uma espátula maleável para isso. Não tema em retirar o ar das claras, é isso mesmo que queremos. 


Conforme for misturando, a massa vai ficando mais maleável e tem um ponto certo, não devendo ser misturada além do ponto pois ela ficará muito líquida e os Macarons não vão se formar adequadamente. 



O ideal é que você faça um teste colocando uma pequena porção da massa em um pratinho. Quando as marcas se desfizerem parcialmente em uns 10 a 15 segundos, está no ponto. Se a massa ficar montada, mexa mais um pouco e refaça o teste. Não tenha pressa, este ponto é crucial. 


Transfira a massa para o saco de confeitar e modele os Macarons nos tabuleiros preparados. Se desejar que fiquem com tamanhos regulares, use um gabarito.


Bata com o tabuleiro em uma superfície plana para que os Macarons se espalhem um pouco e também para que as bolhas de ar que eventualmente ainda estejam dentro deles, venham à superfície e possam ser estouradas com um palito.


Deixe os Macarons descansarem nos tabuleiros até que se forme uma película seca na superfície (ao tocar delicadamente na superfície dos Macarons, ele não grudará no dedo). Isso deverá acontecer com 30 a 60 minutos de espera.



Mais detalhes sobre estes processos AQUI.


Essa é uma boa hora de tirar o recheio da geladeira (salvo se estiver fazendo muito calor), para que amoleça o suficiente para que sejam aplicados com facilidade. Use um saco de confeitar ou uma colher de chá para aplicar o recheio.

Pré-aqueça o forno a 150°C. Caso seu forno não tenha esta graduação, siga as orientações sugeridas AQUI.

Asse os Macarons por aproximadamente 15 minutos. Os Macarons devem desenvolver o famoso "pezinho"  aos quatro minutos de forno mais ou menos. Estarão prontos quando, ao tocá-los delicadamente, estiverem firmes. Não devem corar.

Retire do forno e deixe esfriar completamente ainda nos tabuleiros. Isso facilitará retirá-los do papel (ou silicone) sem que quebrem. Se ficarem muito colados no papel, é sinal que não assaram o suficiente. Neste caso, aumente um pouco o tempo nas próximas fornadas.


Case os Macarons de tamanhos semelhantes.




Recheie a gosto e guarde em recipiente bem fechado na geladeira por 24 horas. Esse tempo garante que o sabor e a umidade do recheio se incorporem nas casquinhas, resultando em um Macaron com uma casquinha fina e crocante por fora e um interior macio que derrete na boca.


Antes de servir, retire da geladeira e deixe voltar à temperatura ambiente.

RECHEIOS

Os Macarons são bem doces, portanto os recheios devem ser escolhidos com cuidado para que não fique enjoativo. As escolhas como ganache de chocolate meio amargo e os sabores azedinhos como o limão por exemplo, contrabalançam muito bem. Uma outra opção entre os mais tradicionais é o buttercream. Fiz um buttercream de limão para rechear os Macarons deste post, mas não gostei. Apesar de ser de limão, a receita que usei ficou excessivamente doce e até mascarou o sabor do limão. Por isso, não será postada aqui.

Em contrapartida, achei o resultado com Lemon Curd excelente e recomendo. Ainda preciso adaptar as quantidades da receita para esta quantidade de Macarons, e também engrossá-lo um pouco mais, pois o recheio tendeu a escorrer pelos lados. Ainda assim, depois do descanso de 24 horas na geladeira, o Macaron absorveu a umidade do recheio e ficou muito bom.

Para os Macarons do casamento da minha filha, usei recheio de ganache de chocolate meio amargo com licor de Creme Irlandês, que ficou maravilhoso. Mais uma vez, a receita ainda precisa passar por adaptações em quantidade, já que esta receita é pequena e sobraria muito recheio.

Quanto aos Macarons de Banana DAQUI, apesar de terem ficado bem saborosos, o recheio pecou um pouco no teor de doçura e de umidade. Necessita de adaptações.

Para chegar até este sétimo capítulo desta série, tomei um "porre" de Macarons, como vocês podem imaginar. Preciso fazer uma pausa, mas conforme eu for testando novos recheios e receitas, vou adicionando à série.


ARMAZENAMENTO

Os Macarons duram aproximadamente 5 dias na geladeira se adequadamente armazenados em embalagens bem fechadas. Porém, se vc for oferecê-lo para convidados de algum evento, ou dar de presente, recomendo que os Macarons sejam confeccionados na véspera, pois é no dia seguinte que ele adquire sua melhor textura e sabor apurado. Precisando fazer com maior antecedência, recomendo congelar. Macarons congelam muito bem, tanto sozinhos quanto já recheados, por até um mês, e devem ser descongelados na geladeira. Deixe-os fora da geladeira, dentro da embalagem, por uns 15 a 30 minutos antes de saborear, para que voltem à temperatura ambiente.

Para ler os outros capítulos desta série, clique AQUI.

108 comments:

  1. wow! Beautiful macarons:) Mniammmmm...:)

    ReplyDelete
  2. Ficaram lindo seus macarrons!!!!!!!!!! Já fiz aqui em casa,e a primeira vez que os fiz,deram super certo,hahhahahaha, fiquei nos céus!!!!!!!!!! Acho que para os macarronas daram certos temos que ter em maos produtos de qualidade e realmente está atento aos pequenos detalhes!!!!!!!!!!!!!! Parabéns!!!!Vc como sempre arrebentando a boca do balao!!!!!!! Um excelente domingo!!!!Montoes de beijos

    ReplyDelete
  3. será que um dia acerto fazer, tenho medo. os seus estão lindão.

    ReplyDelete
  4. Ai Xará, já estou ficando "doidona" pra começar a produzir meus macarons, mas tenho que esperar o tempo certo, um tempo de calma, que eu não sei quando vai ser, mas há de vir!

    Mais uma vez deixo meus cumprimentos,

    Você é demais!

    ReplyDelete
  5. Adorei o porre de macarons kkkkkk!!Tô pra ver bichinho mais melindroso...e mais bonitinho e mais gostosinho, o q aliás, com esses recheios que vc mencionou só podem ficar perfeitos!Renata, quem sabe um dia me aventuro seguindo suas instruções obviamente e a saga completa dos macarons, mas do jeito q ando à flor da pele, nem sou louca de tentar por enquanto... Mas ó...pesquei a idéia e o jeitinho de fazer!!beijão

    ReplyDelete
  6. Olá Renata,

    Eu estou cada vez mais curiosa com os seus macarrons e assim que tenha um tempo vou para a cozinha fazê-los porque nunca comi.

    beijinhos e bom domingo

    ReplyDelete
  7. Post jóia, parabéns, querida, agora só não fará macarons
    quem não quiser, rsrs.
    O "porre" de macarons foi muito útil, não? rsrs.

    Beijo e boa semana!

    ReplyDelete
  8. É daquelas que ainda me hei-de aventurar a fazer.
    Ficaram lindos.
    bjs

    ReplyDelete
  9. Renata minha querida amiga.Arrasou, pra variar né.Quando voltar ao Brasil poderá abrir uma doceria especializada em macarons.Fico aqui babando todas as vezes que vejo seus posts.Achei fantastico e muito bem explicado.Parabéns querida.Você sempre explica muitissimo bem e faz lindamente seus macarons.Beijos amada.

    ReplyDelete
  10. adoreiiiiiiiii o passao a passso mt fixe eles estao um sonho os meus parabens bjs bom domingo

    ReplyDelete
  11. Querida Renata,
    um dia me aventuro em fazer estas delícias.
    Obrigada por compartilhar as dicas e a receita, que
    Deus te abençoe muitooooo!

    Beijinhos, ótima semana!

    ReplyDelete
  12. First of all, I am totally in love with your handmade platter. The colour and shape are so pretty!
    Fantastic tutorial. One problem I have is I can never get macarons (or any other piped item) exactly the same size. I wish I had your steady hand ;-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Thanks, Jane, you are so sweet!
      Piping Macarons in different sizes is not a big problem, in the end most of them will find a matching pair, don't worry :)

      Delete
  13. Ficou lindo parabéns
    boa semana
    beijos

    ReplyDelete
  14. Que perfeição, Renata! Admiro a arte com que você faz suas delícias.Tudo no capricho.Muito obrigada por partilhar conosco todas essas dicas tão preciosas.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ReplyDelete
  15. You have nailed this art form to perfection, the macarons look so delicious.

    ReplyDelete
  16. Nossa, Rê, estou querendo fazer um curso de macarons a semana que vem, mas nem sei se preciso com explicações perfeitas que vem postando. Obrigada.
    Beijinhos, boa semana
    Aninha

    ReplyDelete
  17. Renata,

    Este seu curso é fabuloso e o facto de a Renata partilhar todos estes conhecimentos fazem de Si uma pessoa super especial.

    MUITO OBRIGADA, por transmitir, por partilhar, por ensinar... eu adorei aprender !

    Os seus ficaram fabulosos ! :-)

    Beijinhos

    ReplyDelete
  18. No cabe duda que le has cogido el aire a los macarons y tu receta se ve perfecta. Tendremos que animarnos a prepararlos y seguir tus estupendos consejos.

    Un besito Renata,

    ReplyDelete
  19. Renata, you really are inspiring me to try making my own. As you know I have roadtested a few of the packet macaron mixes we have here in Australia. But now I am itching to have a go for real.

    ReplyDelete
  20. Olá, gostaria de saber por quanto tempo é possível armazená-los e onde??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá! Os Macarons duram aproximadamente 5 dias na geladeira, se adequadamente armazenados em embalagens bem fechadas. Porém, se vc for oferecê-lo para convidados de algum evento, ou dar de presente, recomendo que os Macarons sejam confeccionados na véspera, Pois é no dia seguinte que ele adquire sua melhor textura e sabor apurado. Precisando fazer com maior antecedência, recomendo congelar. Macarons congelam muito bem, tanto sozinhos quanto já recheados, por até 1mês e devem ser descongelados na geladeira. Não esqueça de deixá-los fora da geladeira por uns 15 a 30 minutos antes de saborear, para que volte à temperatura ambiente.
      Vou incluir esta informação no meu post. Obrigada por perguntar.

      Delete
  21. Olá querida Rê, seus posts sobre os macarons superaram, me senti dentro de uma sala de aula, toda equipada, voce nos explicando o passo a passo da receita. Perfeito como sempre gentil amiga. Descobri com vc o quanto os macarons são delicados e o quanto de delicadeza precisamos para trabalhar com eles, dedicação e paciência. Adorei, mais uma vez parabéns amiga. Bjos

    ReplyDelete
  22. Parabens! Acompanhei todos os Capitulos com muita ansiedade e atencao. Oobrigada pela aula, tudo tao bem explicadinho! Assim que fizer lhe envio fotos dos meus. Vc com certeza e uma pessoa iluminada. Bjs miriam campos

    ReplyDelete
  23. Lhe concedo o título de "ninja" dos macarons (na minha modesta condição de sua fã).

    Simplesmente fantástico seu post, suas fotos e explicações!

    Beijinhos

    ReplyDelete
  24. Faço todo o tipo de receita mas nunca acerto fazer macarons!
    Acho que agora com esse seu post LINDO vou conseguir!

    Obrigada e PARABENS
    seu blog é D+.

    ReplyDelete
  25. Faço todo o tipo de receita mas nunca acerto fazer macarons!
    Acho que agora com esse seu post LINDO vou conseguir!

    Obrigada e PARABENS
    seu blog é D+.

    ReplyDelete
  26. Faço de tudo um pouco, mas nunca consegui fazer macarons!
    Agora com esse seu post LINDO e maravilhoso vou conseguir.

    Parabens pelo blog
    e muiiiito sucesso.

    Beijos

    ReplyDelete
  27. I want to make macarons for the longest time but I haven't had the courage yet. One day I hope to give it a try and make beautiful macarons like yours!

    ReplyDelete
  28. Oi Renata! Acabei de enviar um email!
    Mais uma vez, obrigado por compartilhar, minha vida esta mudando para melhor depois desta
    Idéias genial de compartilhar todo esse estudo sobre os macarons! :)
    Rê, tenho duas dúvidas, se eu quiser fazer os macarons de chocolate posso diminuir a farinha de amêndoas e
    crescentar cacau em pó ou mantenho a guantidade de farinha de amêndoas e só acrescento
    um pouco de cacau em pó??? Estou usando corante em pó na receitas e esta dando sempre certo
    mais ainda nao cheguei a usar o cacau (50%)! Outra coisa as vezes os macarons ficam grudadinhos,
    difícil de serem removidos do tapete de silicone (silikoMart), o que será que estou errando??
    Desde já muito obrigado Rê!! Bjs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Milena,

      Eu que agradeço pela confiança e pelo incentivo. O maior motivo de compartilhar as nossas experiências, é que as pessoas possam aprender também, e não existe nada mais gratificante do que receber notícias tão positivas como as suas.
      Quanto às suas dúvidas, vou tentar responder .
      O Macaron de chocolate ainda não fiz, mas a maioria das receitas pesquisadas substitui uma pequena parte do açúcar de confeiteiro da receita por cacau em pó, digamos que um bom percentual seria retirar uma colher de sopa (15ml) do açúcar de confeiteiro e acrescentar 1 colh. de sopa de cacau em pó. Quanto mais puro o cacau, mais cor vai dar ao Macaron, mas como não se pode substituir muito, para não desequilibrar os percentuais de ingredientes, algumas pessoas usam corante marrom para acentuar a cor. Ainda não experimentei. Mas fica a dica.
      Quanto aos Macarons estarem grudando no silicone, você pode tentar alguns pequenos ajustes. Em geral, isso acontece porque o Macaron ainda não está assado o suficiente, portanto, experimente uma ou mais das seguintes dicas:
      Espere os Macarons esfriarem completamente antes de tentar descolá-los do silicone.
      Asse por uns dois minutinhos a mais.
      Experimente abaixar a grade do forno em um nível (isso vai depender da distribuição do calor no seu forno em particular).
      Ficarei feliz de saber se essas dicas te ajudaram :o)

      Bjsss

      Delete
  29. Não consigo deixar a massa maleável, o que fazer?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Procure usar uma balança digital para medir os ingredientes.
      Faça o processo de "Macaronage" por mais tempo, tomando o cuidado de não deixar passar do ponto.
      Use açúcar de confeiteiro sem amido.

      Delete
  30. Olá Renata, encontrei o seu blog e achei muito bacana. Segui todas as suas dicas para fazer os macarons e na minha primeira fornada eles ficaram quase perfeitos. O que aconteceu foi que eles ficaram um pouquinho corados e grudaram no papel manteiga. Mas no resto simplesmente perfeitos. Alguma dica que eu deva saber sobre isso? No mais obrigada por compartilhar a sua experiencia e parabéns pelo blog. Também gostaria de sugerir que o Testado Provado e Aprovado tivesse uma conta no Facebook porque fica mais fácil de acompanhar os novos pots. Parabéns :)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Luciene,
      Obrigada por prestigiar meu blog :o) Fico feliz em saber que você acertou a fazer os Macarons!
      Quanto aos sintomas descritos, o topo corado indica muito tempo no forno e o Macaron grudando no papel significa pouco tempo de forno... contraditório, né? Posso arriscar dizer que a distribuição do calor no seu forno não está uniforme, concentrando mais calor na parte de cima. Sugiro descer a grade em um nivel.
      Quanto ao Facebook, estou estudando a possibilidade, obrigada pela sugestão.

      Delete
    2. Comigo aconteceu a mesma coisa, eles coraram a casca e ficaram crus por dentro... e a assadeira que ficou no nível de baixo ficou pior ainda, ficaram mais crus e o pior, simplesmente desfiguraram... Meu forno é elétrico, eu os assei a 150º, não seria o caso de baixar a temperatura? Pensei em tentar a próxima fornada com uns 120º. O que você acha? E eu pus só o papel manteiga, teria que passar óleo embaixo do papel ou algo assim? É a 1ª vez que unto a assadeira com papel manteiga, e não sou lá aquelas coisas na cozinha... ;-)
      Achei a sua explicação maravilhosa e me senti super confiante em tentar... hihihi... A 1ª fornada infelizmente não deu muito certo, mas acho que com uns ajustes a próxima vai dar...

      Delete
    3. Oi Cilene,
      Como comentei acima, a distribuição do calor no seu forno não está uniforme. Por ser elétrico, o ideal seria que tivesse resistências em baixo e em cima. Caso tenha, parece que a de cima está esquentando bem mais do que a de baixo. O segundo tabuleiro em baixo, que ficou cru, é a prova disso.
      A primeira providência que eu tomaria seria a de assar um tabuleiro de cada vez. Experimente assar o tabuleiro na grade mais baixa.
      Bjsss

      Delete
  31. Bom....eles ficaram com formato de cone e rachou um pouco em cima, acredito que seja a temperatura do forno,né ? Alguns ficaram com a sainha !!! ebababab . Por hoje,estou feliz . Amanhã tentarei novamente ! Bjs e obrigada .

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Malú, a rachadura é um indício de umidade. Tente secar os Macarons por mais tempo. Caso vc tenha assado muitos Macarons de uma só vez, experimente diminuir a quantidade em cada tabuleiro, e asse um tabuleiro de cada vez. Bjsss

      Delete
  32. Oi Renata, acabei de achar seu blog e adorei suas dicas, a tempos estou procurando uma receita de macarons completa assim como a sua e não encontrava, vou tentar fazer este final de semana, se der tudo certo posto pra contar como foi minha expêriencia...kkkk...Gostaria de saber se vc pode me passar algumas receitas de recheio para os macarons, pois não tenho ideia de como fazer, gosto dos sabores limão, frutas vermelhas, chocolate e baunilha!Obrigada

    ReplyDelete
  33. Oi Gostaria de saber se vc pode me passar algumas receitas de recheio para os macarons, pois não tenho ideia de como fazer!Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Kellen,
      Infelizmente, ainda não explorei o quesito "recheios" para Os Macarons.. Por enquanto testei com ganache e uma só receita de "buttercream" que não gostei muito, pois ficou doce demais e enjoativa.
      Como eu havia dito no texto acima, fiz uma receita grande de ganache, desproporcional à esta receita de Macarons, mas se vc estiver disposta a fracionar... aí vai:

      GANACHE de Bailey's:

      1 lata de creme de leite
      360g de chocolate meio amargo (usei o 55% cacau da garoto)
      1/4 xíc. de licor Bailey's

      Esquentar o creme de leite até começar a aparecer as primeiras bolhas. Desligar o fogo e juntar o chocolate picado. mexer até derreter tudo. Juntar o licor, misturar e deixar esfriar.
      Leve à geladeira somente até adquirir uma consistencia boa para aplicar com saco de confeiteiro de bico liso.

      Espero que goste :o)

      Delete
  34. Muito obrigada Renata, vou tentar sim, depois conto como ficou!!!!

    Bjo

    ReplyDelete
  35. Oi, amei este tutorial pois estou na luta "for macarons ". Fiz um de limão (receita da Stefânia) e a primeira fornada deu certo, as outras não, racharam tudo... (forno muito quente ou pouco tempo de descanso?) Mas o recheio que eu fiz ficou muuuito bom. Te dou uma ótima dica: fiz o lemon curd e derramou tudo no macaron, como o seu. Acrescentei umas três a quatro colheres de chocolate branco derretido, pus na geladeira e pabum: DELÍCIA, deu certo. Vou fazer sua receita, mas me dê uma dica sobre o problema das rachaduras??Me ajude, please.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Kaká Beth,
      Obrigada pela super dica do lemon curd! Quanto às rachaduras, na minha (pouca) experiência, pode ocorrer por alguns fatores como bolhas de ar na massa (bater o tabuleiro na mesa após modelar os macarons); pouco tempo de secagem ou excesso de umidade dentro do forno. Ja aconteceu comigo de uma mesma receita sair perfeita na primeira fornada e rachados na segunda, onde o tabuleiro continha mais macarons do que o primeiro, ocasionando umidade dentro do forno (assim concluí...) Não sei dizer se o forno alto ocasionaria as rachaduras, mas convem diminuir o calor se estiverem assando rapido demais. Meu palpite mais forte é de que precisa descansar mais tempo. Experimente as minhas dicas no capitulo 6. Boa sorte, e se puder me conta os resultados. Estou torcendo por vc!

      Delete
    2. Adorei essas maravilhosas dicas... Acho q vc está certa quanto ao tempo de descanso. Posso te mandar fotos dos macarons, quando fizer a tua receita? Como faço pra mandá-las? Obrigada por tudo.

      Delete
    3. Claro! Mande para meu e-mail
      testado.provado.aprovado@gmail.com
      Boa sorte!

      Delete
  36. Oi Renata!
    Conheci seu blog justamente através de uma busca por receitas de macarons. A sua receita foi a primeira que eu testei (hoje) e eles deram ABSOLUTAMENTE CERTO! Fiquei muito feliz por ter escapado da "saga" de ter que repetir 4 ou 5 vezes até acertar. E é claro, devo isso a você e às suas dicas claras e precisas. A única diferença foi que tive mesmo que assar um pouquinho mais, porque com 15 min de forno eles não desenformara bem. Muito obrigada por compartilhar suas experiências e resultados conosco!!! Beijos, Bárbara.

    ReplyDelete
  37. Oi Renata! Cheguei ao seu blog justamente à procura de receitas de macarons. Hoje fiz minha primeira tentativa, seguindo sua receita e suas dicas, e gostaria de compartilhar com você o resultado: ficaram absolutamente LINDOS!!! Fiquei muito feliz por ter encontrado teu blog e assim ter escapado da comum "saga" de ter que fazer 4 ou 5 tentativas antes de acertar. Muito obrigada por compartilhar com a gente suas experiências e suas dicas, tão claras e precisas!!! Um grande abraço, Bárbara.

    ReplyDelete
  38. Oi Renata! Sou protagonista da Saga dos Macarons! Todo fim de semana eu tento fazer esses doces. Ontem fiz minha terceira tentativa, a primeira seguindo os passos do seu blog e cheguei bem perto! Estranhei q só alguns cresceram os pezinhos e alguns ficaram meio grudados no silicone, o que será que aconteceu? Me ajuda? Quero muito acertar esses doces!! Bjo

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Christiane,
      O fato de alguns Macarons terem formado o pezinho indica que você acertou o ponto da massa. Já o fato de a mesma massa ter formado alguns com pezinho e outros sem na mesma fornada, indica problemas no forno que provavelmente tem uma distribuição de calor irregular. Outra possível causa seria um tabuleiro muito cheio. Experimente colocar menos Macarons ( mais afastados uns dos outros) no tabuleiro, e asse um tabuleiro de cada vez. Certifique-se, também, que seu tabuleiro não seja grande demais e esteja bloqueando a circulação do calor dentro do forno.
      Estou na torcida pelos seus Macarons bem sucedidos! Depois me conta!
      Bjsss

      Delete
  39. Parabéns pela receita e pelos cuidados em passar as informações mais corretas possíveis. Irei testar a receita! Enviarei fotos para vc.

    ReplyDelete
  40. Oi Renata,
    Fiz uma receita parecida com essa e foi uma tragédia.
    Coloquei no forno depois deles descansarem por quase 1h, com 8min no forno todos 'explodiram'.
    Cometi um erro que só percebi depois, na receita dizia 3/4 de xic de açúcar, para juntar com as claras e eu coloquei 1xic. Isso pode influenciar?
    Acredito que a temperatura do forno, (a minima do meu forno é 180) Pdeve ter sido crucial pra dar errado.
    Será que a tecnica de deixar a porta dele entre aberta pode ajduar?
    Gostaria de repetir a receita, mas queria saber onde errei, pra nao refazer a mesma besteira.
    Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Manoela,
      Muitos fatores podem ter sido a causa da "explosão". dos Macrons, e seria muito difícil dizer. Caso você ainda não tenha lido os capítulos anteriores que escrevi sobre Macarons, lá você encontra muitas. dicas para driblar as "frescurinhas" desse doce.Tentei abordar tudo que aprendi nas minhas experiências. Quem sabe lá, você possa identificar a razão? Quanto à porta entreaberta, não experimentei.

      Delete
  41. Oi Renata!
    Fiz hoje os macarons. Segui restritamente os passos, mas nem tudo foi perfeito na execução :-)
    O meu forno parece não ser bom, alguns colaram no papel e outros ficaram bem "bronzeados" rsrrsrs.
    Moro no Rio e segui todos os cuidados para um local com tão alta umidade.
    Percebi que o ponto da massa ficou um pouco mole, pois ao descansar antes de assar, eles se "esparramaram" bem à vontade, pelo menos pareciam felizes :-).
    Acho que contei os 15/20 segundos muito lento. Somente um macaron ficou digno de foto, os demais ficaram deliciosos mais todos de castigo por não terem ficado bonitinhos. Enviei a foto para vc do bonitinho.
    Tive que fazer a farinha de amêndoa, não encontrei em lugar nenhum. Que ralação fazer a farinha, mama mia! Fiz logo um kilo, seguindo todos os passos detalhadamente descritos por vc.
    Bem, muito obrigada pelo seu tutorial, sem ele, acho que nem perto eu teria chegado de fazer um macaron.
    Farei outra tentativa e espero na próxima vez enviar a foto de vários numa caixinha (rsrsrsrsr).
    abcs, Ana

    ReplyDelete
  42. Olá Renata! Descobri que os Macarons também são tímidos! Rsrs Fiquei sentada em frente ao forno, esperando os pezinhos. Eles começaram a aparecer, porém ao menor sinal da minha alegria, paralisaram... São tímidos. Da próxima, vou fingir indiferença. Quem sabe?! Rsrs.

    ReplyDelete
  43. Olá Renata ! Faço macarons há tempos... sempre deram certo.. mas agora... SOS... De repente, sem explicação, começaram a dar errado... murcham quando saem do forno e ficam com manchinhas mais escuras, "bronzeados"... tudo o que uso é igual, o forno, os ingredientes, etc... o que pode ser? Nunca reparei na marca do ovo que uso, e não sei se isso tem a ver... posso usar clara de ovo pasteurizada? Helpppppp !!! bjss Lilia

    ReplyDelete
    Replies
    1. É Lilia, os Macarons conseguem ser "temperamentais" a esse ponto! Pelo seu relato, é muito difícil diagnosticar. Você chegou a ler os capítulos anteriores desta série? Abordo várias causas/soluções para problemas. Quanto à clara pasteurizada, nunca usei, não sei se daria certo com Macarons.

      Delete
  44. Li sim, Renata.... Aliás, usei várias dicas... depois, dá uma olhada no meu site... www.cooksweet.com.br ... vivo da venda deles... :( e não sei mais o que fazer... já tentei assar a 120 , mas não deu muito certo... o que melhora um pouco é aumentar a quantidade de farinha de amendoas, mas mesmo assim, só não murcha pq a massa mais pesada "preenche" a casca... mas fica sem base... e não entendo porque mexer em uma receita que sempre deu certo... a casca fica vazia... e murcha... e quando não murcha, "cora"... rsrsrs dá uma olhada nas fotos do site... saudades de que eles saiam assim... quando estou fazendo a massa já percebo que ela está diferente... tenho feito mais "líquida", do jeito que eu fazia quando estava aprendendo... e que não dava certo, ficava sem pezinhos... agora cria pezinhos, mas cora ... pelo menos, murcha menos... se vc tiver alguma idéia, me fala please... estou com um monte de encomendas e não consigo entregar.... :( ... obrigadaaaaaaaa ... bjsss

    ReplyDelete
  45. Re, em tempo... nem envelhecer claras eu envelhecia mais... nem a temperatura importava... por isso te perguntei da clara pasteurizada... será que é o ovo? bjssssssssssss

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mas que mistério, hein! Meu palpite seria: Misturar um pouco menos a massa para que não fique muito líquida e experimentar colocar menos unidades no tabuleiro, e assar um tabuleiro de cada vez (caso você já não esteja fazendo isso).

      Delete
  46. Exceto colocar menos unidades no tabuleiro, já tentei as outras opções... se misturo menos, ele murcha... rsrsrs... obrigadaaaaaaaa se vc tiver uma luz, fala por favor ! E se eu descobrir, te conto, pra vc colocar na "saga"... kkkkkkkkkkk e que saga... !!! bjsssssssssssssss

    ReplyDelete
  47. Fiz o docinho danado seguindo suas dicas, a das quantidades em ml é preciosa pra quem não tem balança digital,já tentei todos os métodos e umas 2x quase consegui, mas com a sua receita foi a melhor fornada. Pezinhos lindos se formando sem rachaduras, mas que se espalharam um pouquinho para os lados, não ficaram sustentados como os seus, vasculhando na internet achei um diagnóstico para esse problema como sendo forno muito quente e a casca oca devido a claras batidas demais, ok. Coradinhos mas bonitinhos, acho que tenho que me entender com o meu forno, 150 no termostato tá muito quente... Obrigada pelas dicas!

    ReplyDelete
  48. Boa tarde!

    Já tentei fazer esses maravilhosos docinhos uma vez, utilizando uma outra receita, mas os tais pezinhos nem deram sinal de vida. Pretendo tentar novamente utilizando esta adaptação tropical, mas gostaria de esclarecer algumas dúvidas restantes: eles podem ser feitos naquele forninhos elétricos que temos em casa, sem ser aqueles grandes fornos elétricos embutidos? Outra questão é se a clara de ovo em pó é a mesma coisa que a albumina em pó.

    Muito obrigada pelas dicas valiosas!
    Agradeceria muito se você pudessem me ajudar a sana essas questões!

    Mariana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mari,
      Embora eu não tenha testado esses forninhos, teoricamente, não há problema em usá-los para fazer os Macarons. Devo alertá-la, porém, que seria interessante verificar se as temperaturas atingidas são as mesmas do mostrador e se a distribuição do calor dentro do forninho é uniforme. Outra desvantagem é seu tamanho. Você só poderá assar poucas unidades de cada vez.
      Quanto à albumina, não sou grande entendedora deste assunto, mas vale lembrar que a clara de ovo contém albumina, mas a albumina também pode ser encontrada em outras substâncias, portanto não é garantido que a albumina em pó seja pura clara de ovo. Procure comprar a clara em pó em lojas especializadas em confeitaria, aí não vai ter erro!
      Boa sorte!

      Delete
  49. Renata,

    Como posso incorporar o cacau a esta receita básica de massa de macaron, a fim de fazer uma massa saborizada de chocolate?!

    Mto obrigada! =)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Substitua uma pequena parte do açúcar de confeiteiro por igual quantidade de cacau em pó. Embora eu ainda não tenha testado os Macarons de chocolate, diria que para esta receita, você pode substituir 1 colher de sopa do açúcar de confeiteiro por 1 colher de sopa de cacau em pó. Algumas pessoas acrescentam corante marrom, além do cacau, para intensificar a cor, já que uma substituição maior pode "desandar" a massa. Espero que dê certo! Boa sorte!

      Delete
  50. Olá.
    Gostaria de saber qual o tamnho do seus macarons?
    O seu gabarito é de 3,5 cm?
    Obrigada.
    Agradecida!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Sim, usei gabarito de 3,5cm, lembrando que depois de bater o tabuleiro na mesa, a massa vai espalhar um pouco mais e o Macaron vai ficar um pouco maior.

      Delete
  51. Olá boa tarde, adorei seu blog, muito bem explicadoooo voce é muito atenciosa!!! mas infelizmente ja tentei fazer por 2 vezes esta receita, e não dá certo por favor me ajudeeee...
    pesei tudo certinho com a balança, usei o forno eletrico com a temperatura exata 150 o, mas nada de os macarons darem certos.
    não forma "os pés" e racham emcima, se for possivel, por gentileza me passe as marcas dos produtos que voce esta usando.

    preciso muitooooo acertar, na verdade é um sonho fazer macarons!!!
    muito obrigada!!!
    Vivian

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Vivian,
      Tudo que eu aprendi e observei na confecção dos macarons foi dito nos capítulos desta série. Pelos sintomas, na minha curta experiência com os macarons, diria que podem ser dois fatores: umidade e ponto certo da "macaronage". Siga todos os passos do capítulo 6 onde trato da umidade. Tente seguir todos eles. Já a macaronage, é preferível misturar de menos do que demais, e essa etapa só aprendemos com a prática.
      Quanto à marca dos produtos, uso ovos caipira (mas já usei do comum e não deu diferença); amêndoas, compro a granel, com pele e faço a farinha em casa; o açúcar uso Glaçúcar (não tive bons resultados com açúcar impalpável).
      No mais, é praticar, praticar e praticar :o)
      Lembre-se que macarons deformados são tão gostosos quanto os perfeitos!
      Boa sorte!

      Delete
  52. Renata,
    Achei suas dicas para os Macarons sensacionais. Gosto de trabalhar com o merengue feito a partir das claras levemente aquecidas. Outra coisa que tenho feito é ligar o ar condicionado da sala para beneficiar a cozinha. O ar condicionado tira a umidade do ar. Asso no forno eletrico o que tb facilita muito. Tenho conseguido o lindo saltinho mas o formato ainda está deixando a desejar. Acho que nao vinha deixando a massa repousar o tempo suficiente. Vou tentar com suas dicas e mandarei foto. Abraço e obrigada.Rozana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Rozana, fico feliz que tenha gostado. Obrigada pelas dicas adicionais. O ar condicionado de certo ajuda bastante. Fico aguardando seus resultados :o)
      bjssss

      Delete
  53. Olá!
    Tentando fazer a receita >< espero que essa dê certo

    ReplyDelete
  54. Olá, fiz meu primeiro teste hoje. Não tenho termômetro de forno, então coloquei na menor chama possível, eles demorarma pra assar (O fog apagou e eu nao percebi tsc tsc tsc), ficaram uns 35 min no forno no total. Criara o pézinho (OBA) mas pegaram uma corzinha que nao deveria pq eu colocava o dedo pra ver se estavam firma e nada, qdo vi que estava pegando cor tirei. Qdo fui provar, vi que firacam mlinhos por dentro (mais um OBA) mas ficaram meio puxa sabe? Sabe suspiro que fica puxa?? Então, não gostei. Vc sabe me dizer pq ficaram com essa textura?

    Grata, Claudia

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Claudia,
      Adorei saber das suas aventuras com os macarons! Você está no caminho certo! Como vc não percebeu quanto tempo o forno ficou apagado, é difícil dizer se estava baixo demais, mas como o fogo apagou, experimente aumentar só um pouquinho.
      Quanto à textura "puxa", é normal que os Macarons fiquem levemente "puxa" no primeiro dia. Por isso é que se deve aguardar até o dia seguinte para degustá-los, dessa forma, a textura "puxa" se transforma em um delicioso "derrete na boca".
      Obrigada pela mensagem e por vir compartilhar o seu resultado.
      bjsss

      Delete
  55. Fiz minha primeira tentativa hj, não tenho termômetro de forno, fiz com a menor chama que consegui. ELes demorarm mto no forno (35min) o forno apagou e eu nao percebi, então não sei qto tempo o forno ficou apagado tsc tsc tsc. Eu só tirei pq começou a pegar cor, pq eu colovada o dedo e achava que ainda não estavam bom....Enfim, eles criaram o pé (OBA) e ficaram molinhos por dentro (outro OBA) masssssss, eles ficaram com uma textura de puxa puxa dentro sabe? Não me agradou. Vc saberia dizer o motivo dessa textura puxa puxa? Parabéns pelo site

    ReplyDelete
  56. Renata o que pode estar acontecendo qdo os macarons não crescem muito e formam os pés somente em um dos lados... se vc puder responder, agradeço!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Esse é um imistério que aconteceu comigo algumas vezes, fiquei na dúvida se tinha algo a ver com a massa ter sido misturada um pouco além do necessário e/ou a temperatura dentro do forno não ser uniforme.

      Delete
  57. Fiz hoje minha primeira receita e não ficou tão horrível quanto esperava. Mas acho que a massa ficou um pouquinho dura porque ele não ficou tão liso quanto deveria. Eu deveria ter mexido mais, certo? E sabe me dizer o porquê do interior ter ficado um pouco chicletento, meio grudento nos dentes? Talvez deveria ter deixado mais no forno? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Dani,
      Vc está no caminho certo! Provavelmente precisaria de mais algumas poucas voltas na massa para atingir o ponto ideal. No entanto, é sempre melhor errar para menos do que para mais mexida. Quanto à textura "chiclete", é exatamente o que se deve esperar, mas após o descanso de 24h na geladeira essa textura dá lugar a um interior macio e delicioso, sobretudo se tiver paciencia de esperar uns 10 minutinhos após retirar da geladeira para comer. Parabéns e obrigada por me contar o seu resultado! Adorei saber!
      Bjsss

      Delete
  58. Por favor, quanto tempo dura o recheio pronto na geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei dizer ao certo, mas pelo menos alguns dias, se bem acondicionado.

      Delete
  59. OI Renata!!
    segui a receita certinho. ele fez pesinho e até demais. um pezão e depois ficou que nem saia de baiana kkkk. O que fiz errado?
    Beijos Adriane

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hehe, inédito seu comentário aqui!! Realmente não sei dizer.... A não ser que esses doces tem vontade própria :D

      Delete
  60. Socorro Renata!
    Meus macarones não cresceram e racharam! ;(

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Ana, vc seguiu os passos do capitulo 5? Lá eu descrevo como driblar a umidade, provável causadora das rachaduras.

      Delete
  61. Oi Renata! Queria colocar uma questão para ver se me pode ajudar ...Ultimamente os meus macarons têm ficado ocos por baixo, ou seja, sem fundo... Sabe o que pode estar a acontecer? Por cima ficam perfeitos. Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Sofia!
      A questão do Macaron oco para mim ainda é um mistério. Acho que tem a ver com o ponto da batida das claras em neve. Acontece comigo também só que näo na base, mas no topo. Vc pode tentar bater mais (ou menos) as claras na próxima vez e vê se dá diferença.

      Delete
  62. Ola! Como faço de no caso o forno. Ser 180°? E nao conseguir reduzir? Ouvi dizer sobre deixar a porta aberta, como funciona isso? Obrigada... Bjs

    ReplyDelete
  63. Olá Renata, tudo bem?

    Será que você pode me ajudar com uma dúvida? tenho apenas dois tabuleiros em casa, creio que a receita renderá mais que dois tabuleiros (eles não são muito grandes), se eu usar o macete de colocar um dentro do outro para assar então! Por isso gostaria de saber, existe algum problema em deixar o restante da massa no saco de confeitar enquanto uma parte está assando?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Os macarons precisam de um tempo de secagem depois de modelados com o bico de confeiteiro. Neste caso, sugiro que vc corte folhas de papel manteiga anti-aderente no tamanho do tabuleiro e faça os macarons ali, deixando descansar em cima de uma mesa. Na hora de assar, passe os papeis com os macarons, um de cada vez, para o tabuleiro e leve ao forno.

      Delete
  64. Oie Renata tudo bem? De todas as receitas que fiz, a sua com as dicas foi a única que posso dizer que chegou perto de um macaron rsrs.. O grande porém foi que as perninhas cresceram de um lado e do outro não.. Você acha que isso é um problema do forno? Que está assando mais de um lado do que de outro?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Tanainne,
      Olha, mistério para mim também! As vezes acontece comigo e, sinceramente, não sei o que ocasiona, já que as vezes acontece somente com algumas unidades da mesma massa, do mesmo tabuleiro... vai entender! Tudo indica, porém, que seja a distribuição do calor no forno doméstico, quase sempre irregular.

      Delete
  65. Renataaaa
    to extremamente feliz! Segui a risca sua receita e deu suuper certo!!!
    é a segunda vez que faço, a primeira ficou uma droga (mas eu não tinha seguido a sua receita.. rs)
    Fiz com farinha de castanha de caju, porque a de amêndoas tá muito cara pra ficar testando. Amanha vou tentar com a de amendoas, ja que hoje deu certo!!
    Fiz no meu forno convencional. Como na receita você não falou por quanto tempo deveria pré aquecer o forno, liguei ele uns 5 minutos antes de colocar os macarons, como fiz dois tabuleiros, cometi a gafe de tirar um e ja colocar o outro, então a segunda fornada deu uma "explodida", acho que eu deveria ter esperado o forno esfriar um pouco antes. Mas só de ver a prrimeira fornada toda linda, de sainha e sem rachaduras, foi de uma felicidade extrema!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. EEEEE! Que bom! Acabo achando que conseguir fazer os Macarons é, acima de tudo, uma questão de honra! Haha Parabéns!

      Delete
  66. Olá. Primeiro quero te parabenizar pelo blog, é muito motivador! Gostaria de saber se de uma fornada para a outra é preciso esperar o forno esfriar novamente por completo. Obrigado!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada Alexsander!
      Não precisa, nem deve, esfriar o forno.

      Delete
  67. Ola. Fiz e ficaram lindos. Mas utilizei o merengue italiano. So houve um problema eles ficaram ocos no topo so da pra ver quando mordo eles. Kkkk
    Voce sabe me dizer como remediar esse problema?
    Obrigada, pela grande ajuda que o seu blog oferece

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Denize,
      A casquinha meio oca em cima tb acontece comigo de vez em quando. Acho que tem algo a ver com o ponto de bater as claras, mas ainda não consegui remediar.
      Fico feliz que vc tenha conseguido! Obrigada pelo incentivo!!
      Bjsss

      Delete
  68. Obrigadaaaa!! Usei suas dicas e finalmente deu tudo certo!!!!😍

    ReplyDelete
  69. Bom dia estou enfrentando sérios problemas com o macarons não sei o que estou fazendo de errado pois coloco a forma eles crescem perfeitamente com o pezinho e tudo mais ficam lindos no forno mas quando tiro parece que murcham ou outra coisa é não consigo tirar do silicone que comprei só para fazer os macarons. Deixo uns 20 a 25 minutos mas a parte de cima está perfeita sem rachaduras e mais nada fica a casca porém quando vou tentar tirar da forma eles se quebram. Será que é a massa ou o forno? Estou fazendo no forno elétrico inclusive

    ReplyDelete
  70. Bom dia. Não sei o que acontece estou fazendo sua receita estão lindos crescendo os pezinhos e inchando .porem quando vou tirar do silicone ficam todos grudados como se fosse um chiclete. E acabam. Aí saindo da forma e grudando toda a massa deixo às vezes até 20 a 25 minutos no forno. Agora não sei se estão passando do ponto ou se a massa está muito pesada. Sinto que parece um bolo que não assa no meio sabe? Não sei se seria problema no forno ou na massa? Consegue me dar um luz do que será que está acontecendo? Quando vejo as fotos dos macarons vejo a parte de baixo retinha e assada e o meu parece que não acontece isso. Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Bom, vamos por partes...
      Se está desenvolvendo os pezinhos, a massa parece certa.
      Quando o macaron gruda no silicone é porque ainda não está completamente assado. Mas em contrapartida, o tempo que você deixou no forno parece bem longo. Só posso concluir que a temperatura esteja baixa demais.
      Experimente aumentar um pouquinho a temperatura.

      Delete
  71. Renata boa noite mais uma tentativa hoje fiz o que me falou aumentei um pouco o forno quase ok mas ainda parece ter uma melequinha no meio. Será que estou fazendo uma bolinha com muita massa? Ou será que devo tirar a forma de baixo e assar somente com ela? Pq hoje o que percebi é que as bordas ficaram bem sequinhas mas ainda alguns no meio parecem grudadinhos. Ah e em tempo hoje novamente cresceram lindinhos mas parece que quando tiro do forno dão uma murchada. Muito obrigada pelas dicas parabéns pelo blog

    ReplyDelete
    Replies
    1. A quantidade de massa só vai determinar o tamanho do macaron, pois ao bater o tabuleiro, a massa se espalha e ele fica achatado.
      Se vc está usando dois tabuleiros pode experimentar usar somente um, ja que, pelo visto, seu forno atinge temperaturas bem baixas.
      Acho que está indo no caminho certo. Macaron é isso.. experimentar e experimentar até encontrar o que funciona pra você.
      Boa sorte e obrigada por ter retornado seus resultados!

      Delete
    2. Renata fiz exatanente isso um tabuleiro e aumentei a temperatura drasticamente. E tá aí alguma ingos se decolando do silicone perfeitamente e não com aspecto molenga, o que reparei os de fora descolaram que é uma beleza e reparei que os de dentro ficaram mais g rudentos. O que me leva a pensar que ha mais unidade no centro e forma do que no canto e meu próximo te sdd e será espassar mais as bolinhas e massa. Mas agradeço muito pelas dicas. Obrigada

      Delete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...