Thursday

"SCONES" ou "BISCUITS"? - Desafio Daring Bakers - Janeiro / 2012

27 Jan 2012

Read in ENGLISH



Audax Artifex foi o nosso anfitrião para o desafio Daring Bakers de  janeiro de 2012. Ele fez um trabalho primoroso para que todos nós pudéssemos fazer nossos próprios "scones"ou "biscuits".

Primeiro, vamos esclarecer: "Scones" ou "Biscuits"? De acordo com as informações fornecidas por nosso anfitrião Audax para deixar as coisas bem claras, as receitas deste desafio levam o nome de "Scones" na Austrália e Inglaterra mas chamam-se "Biscuits" nos Estados Unidos. Nomes à parte, são deliciosos, muito fáceis e rápidos de fazer e bastante versáteis já que você pode saborizá-los como quiser, seja doce ou salgado.


Como brasileira que sou, não tem muito tempo que fui apresentada a estes pãezinhos, mas eles me lembraram demais os pãezinhos de minuto da minha infância, quando eu e minha irmã acordávamos bem cedinho nos finais de semana para fazê-los para o café da manhã. Era muito divertido e ficavam deliciosos.

Para meus Scones, eu queria usar dois ingredientes que eu tinha em casa e que achei que combinariam bem entre si: o primeiro, era um pedaço de queijo Brie que ficou esquecido na geladeira antes de sairmos de férias e quando voltamos ele estava ressecado, porém ainda estava com um cheiro ótimo. Retirei aquela parte branca e ralei o que sobrou no ralo grosso. O segundo ingrediente era Ervas de Provence que eu comprei em Paris, no caminho de volta para a Coréia (sim... tinha que haver alguma coisa boa nesta viagem tão longa, no nosso caso, fazer escala em Paris!)


SCONES (BISCUITS) DE BRIE E ERVAS DE PROVENCE
(rende uns 20 scones pequenos)

Ingredientes:
90 g (2/3 xíc.) de farinha de trigo branca
50g (1/3 xíc.) de farinha de trigo integral
1 1/2 colh. de chá de fermento em pó***
1/2 colh. de chá de bicarbonato de sódio***
¼ colh. de chá de sal
1 colh. de sopa de Ervas de Provence
30 g (2 colh. de sopa) de manteiga congelada e ralada no ralo grosso
60g de queijo ralado (usei meu Brie ressecado)
1/2 xíc. (120 ml) de leite gelado

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno a 240°C (meus Scones coraram muito rápido nesta temperatura, então da próxima vez vou baixar para 220°C)

Numa tigela, misture as farinhas, fermento, bicarbonato e sal. Peneire 3 vezes sobre uma tigela maior. Junte as ervas  e misture. Leve a tigela à geladeira se estiver calor. (Nesta receita, é importante que todos os ingredientes estejam bem frios ou gelados)

Acrescente a manteiga à mistura de farinhas e misture com as pontas dos dedos até que fique parecendo uma farofa grossa, com pelotinhos de manteiga do tamanho de uma ervilha. Junte o queijo e misture.

Acrescente todo o leite de uma vez e misture com uma espátula somente até começar a agregar os ingredientes. Vai ficar uma massa úmida e pegajosa. É importante não trabalhar demais a massa!

Passe a massa para uma mesa enfarinhada e polvilhe farinha por cima. Achate a massa com as mãos, formando mais ou menos um retângulo e dobre-a em 3, como se fosse uma carta. Gire a massa e repita a operação mais 3 ou 4 vezes, até que a textura fique mais uniforme. Nesta altura, você ainda vai ver pedacinhos de manteiga na massa, é assim mesmo. Se necessário, use uma espátula para auxiliar nesta operação.

Achate novamente a massa até formar um retângulo de mais ou menos 15 X 10cm. Vai ficar grossa. Corte os Scones, usando cortador de biscoitos ou faca afiada, no formato desejado. Não é aconselhado usar copo ou qualquer utensílio que não tenha as bordas bem finas, quase afiadas, para não prejudicar o crescimento no forno. Tradicionalmente estes Scones são feitos redondos, mas eu não tinha uma cortador redondo, então usei um em formato de flor, mas não é o mais recomendado.


Sobreponha os retalhos de massa (como se faz com massa folhada) e volte a achatar para cortar novos biscoitos. Desta vez, fiz um círculo e cortei em fatias triangulares para que não houvesse sobras. Usei uma faca afiada. (Leve os Scones para a geladeira por uns 20 minutos, para um melhor resultado. Caso faça isso, pré-aqueça o forno nesta hora)


Coloque os Scones numa assadeira forrada com papel manteiga ou untada com manteiga, separados um do outro.

Asse por 8 a 10 minutos até que estejam crescidos e levemente corados.


Passe-os imediatamente para uma grade e sirva ainda quentes ou mornos.

***O uso de fermento e bicarbonato frescos é essencial para que a receita seja um sucesso. Mais uma vez, nosso anfitrião deu as dicas, portanto, faça este teste antes de começar a fazer a receita:

COMO TESTAR  SEU FERMENTO E BICARBONATO

Como testar fermento comum:
Coloque uma colher de chá de fermento em uma xícara e acrescente 1/4 de xíc. de água à temperatura ambiente. Deverá efervescer bastante.

Como testar fermento de dupla ação:
Coloque uma colher de chá de fermento em uma xícara e acrescente 1/4 de xíc. de água à temperatura ambiente. Deverá efervescer bastante. Aguarde 30 segundos e leve a mistura ao microondas. Ligue e espere efervescer novamente. Se isso não acontecer, descarte o fermento.

Como testar bicarbonato de sódio:
Coloque 1/4 de colher de chá de bicarbonato em uma tigelinha. Acrescente 1 colher de sopa de vinagre. Deverá efervescer bastante.

Para saber se seu fermento é do tipo comum ou de dupla ação, verifique os componentes da fórmula. Se for composto somente de bicarbonato, cremor de tártaro e amido, é comum. Se contiver outras substâncias como sulfato de alumínio, por exemplo, é o de dupla ação. Maiores informações sobre fermento químico AQUI.

~~~~~~~~~~~


Para conferir os resultados dos outros participantes, visite THE DARING KITCHEN onde você encontrará, também, as receitas e diretrizes originais deste desafio.


21 comments:

  1. Gostei muito da dica sobre fermentos, mesmo pq o prazo de validade da latinha ultimamente não tem adiantado nada, eles sp acabam perdendo o efeito beeeeeem antes do tempo indicado, tá uma *****.Agora esses scones... lindinhos, fofinhos e sabe que parece q estou sentindo o cheirinho daqui!beijkas

    ReplyDelete
  2. Que lindos ficaram seus wscones Renata, esse com ervas de Provence deve ter ficado fantásticos, além do aroma que deve ter ficado em sua cozinha, tenho uma amiga que tem essa erva em casa, é realmente fabulosa. Adorei a dica do fermento, nem oportuna, tudo é um aprendizado. Gostei muito Bjocas

    ReplyDelete
  3. Oi, Re,

    Os scones ficaram show, adorei e vou levar a receita. A explicação sobre os fermentos ficou objetiva e clara. Eu tenho o hábito de testar os meus fermentos,
    no momento em que preparo as minhas receitas. Isto desde que, há muitos anos, perdi um bolo porque o fermento - aberto na hora - não funcionou, rsrs.
    Très chic poder comprar as ervas de Provence em Paris, rsrs.

    Beijoca e bom fim de semana, querida!

    ReplyDelete
  4. That is funny that you say that! I make scones and my daughter calls them biscuits!! We are in USA! But no matter what you call tehm... I love them!

    ReplyDelete
  5. What yummy looking scones. Where In the world are you ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Hi Jenny, I'm in South Korea right now, but my homeland is Brazil, to where I will soon be heading back :o)

      Delete
  6. Hi Renata, nice to hear from you! These sconse are so yummy!
    Have a nice week end

    ReplyDelete
  7. These scones look wonderful..will try out the same this weekend! And thanks for dropping by my space. Love.

    ReplyDelete
  8. Your brie version looks amazing!!!! Beautiful scones, Renata!

    ReplyDelete
  9. Re, sabe que eu nunca fiz scones? Taí a hora certa de experimentar, gostei da sua combinação, só não vou ter as ervinhas francesas...rs, vai ser a 100% brazuca mesmo.
    Sobre o fermento e o bicarbonato, ótimas dicas, não sabia de todas e adorei saber.
    Te desejo um final de semana lindo. Beijão

    ReplyDelete
  10. Oi Ranata, ficaram muito apetitosos mesmo. Très chic, hein amiga! Uma escala em Paris!
    Rê, eu tenho uma receita de scones doces, mas acho uma receita muito incerta, daquelas que precisa colocar mais ou menos farinha para não grudar e o bolinho acaba ficando horrível. Você já fez scones de massa doce? Será que dá pra utilizar esta massa que você passou? Os scones me lembram pãezinhos de minuto, você se lembra?
    Beijinhos mil e bom fim de semana!
    Fabiola

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fabiola, olha, no desafio rolou receita doce sim, e eu até cheguei a adaptar uma delas para scones de limão siciliano com "lemon curd". Não postei junto, pois tive um problema aqui somente algumas horas antes de postar, e perdi meu post inteiro, tendo que refazer tudo em cima da hora. Deixei então, para fazer um post separado que publicarei em breve. Mas, para te adiantar, a massa continua bem neutra, entra somente uma colher de açúcar. Na verdade, o que adoça é o recheio que vc utilizar, como geléias e afins. E quanto à quantidade de farinha, isso pode, de fato variar, cada farinha tem suas características, principalmente de um país para outro. E sim, parece bastante com o pão de minuto, até menciono isso no meu post :o)
      Um ótimo fds pra vc tb!
      Bjsss

      Delete
  11. Now these are making me hungry now :)). Beautiful scones indeed!

    ReplyDelete
  12. Merci Rénata pour ta visite et ton gentil commentaire!!
    j'adore ta version salée et parfumée des scones!! je la testerai avec plaisir! bises!

    ReplyDelete
  13. Looks absolutely awesome... beautiful as ever Renata :)

    ReplyDelete
  14. Perfeitos!

    Eu não sabia que scones e biscuits eram a mesma coisa, pra mim os scones eram sempre doces, euquanto que os biscuits americanos seriam os salgados...

    Com Ervas de Provence e Brie devem ter ficado fabulosos, bien sûr!

    ReplyDelete
  15. Your scones are stunning, Renata! Both the triangles and circles! Being a HUGE fan of brie, I'd definitely go foodie postal on them! Beautifully done!

    ReplyDelete
  16. The brie and herbes de Provence would be lovely. I have never made biscuits with yeast.

    ReplyDelete
  17. Parecem deliciosos, eu os comeria com uma xícara de café fresco...hummm!!
    Estou levando a receita, pois adorei a combinação que vc usou!
    Bj...

    ReplyDelete
  18. Parecem deliciosos, eu os comeria com uma xícara de café fresco...hummm!!
    Estou levando a receita, pois adorei a combinação que vc usou!
    Bj...

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...