Monday

MACARONS, A Série - Capítulo 2 - MOTIVAÇÃO

01 Out 2012


O primeiro passo para se conseguir fazer Macarons com sucesso é QUERER fazer, como tudo na vida. Eu já queria MUITO aprender e conseguir fazê-los então tratei logo de arranjar um motivo mais do que especial para me desafiar ainda mais: o casamento da minha filha. Ela havia escolhido Macarons ao invés dos tradicionais Bem-Casados e já tinha até orçado com um fornecedor. Mas aí, bateu aquela vontade de fazer os Macarons com as minhas próprias mãos. Ponderei, raciocinei um pouco e cheguei à conclusão de que daria para pelo menos tentar, já que os Macarons podem ser feitos com uma certa antecedência e congelados com resultados excelentes. Combinei com ela que faria alguns testes e se até um mês do casamento eu não acertasse, nós encomendaríamos os Macarons e ponto final. Teria, ao meu dispor, quase dois meses para pesquisar, experimentar, degustar e, acima de tudo, me divertir tentando alcançar essa façanha.


Minha maior preocupação era o nosso clima tropical no Rio de Janeiro. Umidade relativa bem mais alta do que nos países europeus, onde os Macarons são confeccionados, e a maior inimiga deles. Ainda assim resolvi arriscar. Infelizmente, não tenho registros fotográficos (exceto algumas fotos tiradas do iPad) dos meus experimentos, por decisão minha. Quem tem blog de gastronomia sabe do que estou falando. Eu não queria perder o foco. 

Foram várias tentativas com receitas diferentes, técnicas diferentes, muitas pesquisas na internet e três livros sobre o assunto. Alguns Macarons ameaçavam dar certo, num aviso de que talvez eu estivesse indo no caminho certo. Mas faltava alguma coisa. Só poderia estar relacionado com a umidade. Escolhia os dias mais secos para fazer Macarons, sem sucesso. Já estava prestes a desistir, não de conseguir um dia fazê-los, mas de fazê-los para o casamento. Até que meu prazo terminou. Disse então para minha filha, que naquele dia faria a última tentativa. O resultado, no entanto, ainda ficou devendo :o( 


No dia seguinte, iríamos ligar para o fornecedor para encomendar. Não dava mais nem para uma última das últimas tentativas, pois a esta altura, não tinha mais claras "envelhecidas", teria que esperar até o dia seguinte. Olhei para o relógio, era meio de tarde e pensei comigo mesma: eu TENHO que conseguir! Voltei para a cozinha, fiz alguns malabarismos e finalmente nasceu a primeira fornada com quase todos os Macarons PERFEITOS!! Ou seja, a consistência de resultado que eu não estava conseguindo anteriormente. Dei pulinhos de alegria, e mandei na mesma hora uma mensagem para minha filha com a foto dos Macarons bem sucedidos. Pedi que ela adiasse a encomenda, pois eu iria tirar a prova dos nove no dia seguinte, usando exatamente os mesmos passos para ver se daria certo. E deu! Naquele momento tive a certeza de que tinha finalmente encontrado a MINHA receita de fazer Macarons :o)

Fiz 250 Macarons (o que significa fazer 500 metades) em três cores diferentes. Fui fazendo aos poucos a cada tarde livre e congelando tudo, muito bem embalado, já nas caixinhas de acrílico, protegidos com celofane transparente. No dia anterior ao casamento os pacotes foram passados do freezer para a geladeira e no grande dia foram arrumados no salão e distribuídos. Continuaram perfeitos como no dia em que foram feitos. Me realizei :o)


Os Macarons que, teoricamente, não deram certo durante todo o processo de testes, foram todos recheados, e degustados por vários familiares e amigos que nos visitaram e não sobrou nenhum para contar a história, havendo inclusive "pedidos de repeteco" caso houvesse alguma fornada "imperfeita" no futuro. 

Conclusão:

No seu processo de aprendizado, não desanime se seus Macarons não ficarem com uma aparência perfeita nas primeiras tentativas e NÃO JOGUE FORA SEUS MACARONS IMPERFEITOS! ELES SÃO DELICIOSOS!!!

Fotos cortesia do álbum de casamento dos noivos Raquel & Aisse.


Para ler os outros capítulos desta série, clique AQUI.

21 comments:

  1. Beautiful, nice writeup I love your series of macrons post.

    ReplyDelete
  2. Wow macarons looks gorgeous Renata.. beautiful packing.. well done. Yah I too love macarons even they are in nice shape. You have done it beautifully !!!

    ReplyDelete
  3. Nossa!! Sou uma boba de carteirinha.. quando terminei de ler o post estava emocionada..
    É que escreveu com tanto carinho esse post que dá pra sentir sua emoção ao falar das tentativas e da sua alegria ao conseguir a receita perfeita para esse momento tão especial..
    Parabéns por não ter desistido.. a perseverança é o que nos faz fortes né?
    Adorei! Aliás o seu cantinho é maravilhoso.. sempre com receitas que são de arrasar...

    Um beijo carinhoso no seu coração e uma semana mais que linda viu?
    Sheila

    ReplyDelete
  4. The packaging is beautiful! I'm sure it was a lovely wedding reception.
    I recently bought a packet of almond meal for no reason. Hmm, maybe time for some macarons?

    ReplyDelete
  5. Rê...
    O que não faz a força de vontade? Como dizia Malesherbesn "Os homens fariam maiores coisas, se não julgassem tantas coisas impossíveis."
    Mas o que mais me admira é a sua persistência. Fiquei lendo como se estivesse acompanhando um filme e torcendo pela mocinha....rsrsrs.
    E que final feliz!
    Olha que sua narrativa está quase me convencendo que eu também consigo...
    Beijinhos!
    E PARABÉNS!

    ReplyDelete
  6. Parabéns amiga, você foi persistente e conseguiu.Não devemos nos achar incapazes de nada, pois nesta vida só não aprendemos o que realmente não queremos.Fiquei muito feliz com sua conquista e imagino como foi gratificante cada macaron entregue aos convidados sabendo que foi uma vitória.Para o casamento de uma filha queremos o melhor e feito por você, não tem emoção maior.Parabéns e continue assim essa pessoa que não se derrota facilmente.Beijos amiga querida e que Deus te conserve essa pessoa maravilhosa.

    ReplyDelete
  7. Nossa, Renata! Tbm fiquei aqui emocionada com o relato, pareceu roteiro de filme, menina! Imagino a sua felicidade de ter alcançado "O" resultado que desejava! Que demonstração de enorme carinho e amor por sua filha! Essa saga fica melhor a cada capítulo, mal posso esperar pelos próximos! Muito obrigada pelo seu desprendimento em partilhar suas experiências conosco!
    Bjss

    ReplyDelete
  8. Tia e só pra enfatizar eles estavam deliciosos!!! E lindos, todos perfeitos, do mesmo tamanho....aiai daqui a 10 dias eu começo a minha saga!!! To ansiosa rsrs
    bjos e mais uma vez obrigada por compartilhar tudo isso

    ReplyDelete
  9. Que lindos, parabéns!!! Estou aqui na torcida pela receita/tutorial... hehehe
    Parabéns pelo blog.
    Beijos!!!

    ReplyDelete
  10. Motivation is key, I did not after my 3 attempts lol. Wow 250, I ADORE the acrylic boxes.

    ReplyDelete
  11. parabéns por ter conseguido e ficou divino
    beijos

    ReplyDelete
  12. Renata,
    fiquei encantada com o seu relato, desistir jamais!
    Você me deu uma grande força, nunca vou desistir de nada, mesmo
    que nas primeira tentativas deem errados, as próximas darão certo,
    com certeza!
    Estou doida pra ver a receita, rsrs.
    As lembrancinhas ficaram perfeitas e tudo feito com carinho só poderia
    ter um bom resultado!
    Parabéns!
    bjs ♥

    ReplyDelete
  13. que lindoooo amei eu adoro eles mas nunca fiz ..dizem que são dificeis de fazer mas ainda vou tentar pois são lindos e deliciosos ..parabens bjokas

    ReplyDelete
  14. Oi, Re,

    Primeiramente, parabéns pelo casamento da sua filha, desejo que ela seja muito feliz! A gente percebe o seu carinho nas entrelinhas do post, rsrs. Que façanha, esta de fazer 250 macarons! rsrs. Parabéns pela persistência e pelo triunfo, ficaram lindos acondicionados nas caixinhas de acrílico! Eu fiz macarons para o aniversário de um sobrinho, dois anos atrás, mas foram só uns cem e tudo conspirou contra, até o clima, rsrs.

    Beijo

    ReplyDelete
  15. Re querida o que admiro em vc é exatamente isso. O querer, o tentar, o errar e fazer de novo,e de novo e de novo, até atingir a perfeição total e isso minha amiga só com muita persistência e amor pela culinaria, por sua filha e por vc mesma. Tem coisa mais gratificante do que conseguir fazer algo que julgamos impossível mas não admitimos? E se não admitimos sabemos que podemos. Isso que acho lindo em vc. Vc nunca desiste, vc tem fé no que faz e acredita e nós ficamos desse lado aqui emocionadas e da minha parte, até que meio envergonhada por saber que todos nós conseguimos o que queremos, desde que lutemos por isso. Apaixonante seu texto, amei, parabéns pelos macarons e por ser como é. Beijinhos

    ReplyDelete
  16. Olá Renata,

    Eu me revi na tua força de vontade e persistência é que eu também sou assim, não sou de desistir e como sempre digo, quem insiste resiste e nunca fica triste!

    Parabéns pela conquista e agora estou aqui eu desejosa de fazer macarons que acho que nunca provei essa iguaria.

    beijinhos grandes

    ReplyDelete
  17. Ei Xará, eu não tenho dúvidas que você é nota 1000!

    Eita que sucesso esses macarons! Puxa vida, ficaram perfeitíssimos, imagino o prazer de ver a sua criação enfeitando a mesa de casamento da filha< pura emoção!

    Me lembrei do meu próprio casamento, quando eu inventei de fazer todas as lembrancinhas seguindo um modelo que eu tinha visto, quando eu vi aquela mesa com aquelas belezinha que eu mesma tinha produzido fiquei toda alegre, é bom né?

    Sucesso pra você sempre, e felicidades à sua filha e ao noivo!

    ReplyDelete
  18. Renata, que garra, que carinho para com sua filha! Que gesto de amor!! Seus macarons ficaram perfeitos!! Parabéns! Fiquei doidinha pela receita! =)

    beijos

    ReplyDelete
  19. Querida, nós, mães entendemos tua emoção! Lindo mesmo!
    Estou acompanhando a tua saga e pretendo fazê-los.

    Quiteria Franco
    Dá uma olhada!
    http://visualquiteriafrancoblogspot.com

    ReplyDelete
  20. What a gorgeous macaron in a box!!! You are seriously amazing...!!

    ReplyDelete
  21. Querida Mãe,
    você conseguiu expressar realmente bem esse momento dos macarons com suas palavras e com essas lindas fotos do casório da Kel, e isso posso dizer porque eu estava lá com vc e presenciei tudo isso que vc contou! Você só não mencionou (e acho que vale à pena lembrar) que no meio disso tudo, sua outra filha (que seria EU!!!!) estava com o maior barrigão (rsrsrs) hospedada lá já para o nascimento do seu terceiro netinho!!! Até agora não sei como vc conseguiu dar conta de nós duas com tanto capricho, e ainda fazer macarons!!! Você realmente não existe, Mommy!! Se eu conseguir ser para os meus filhos a metade do que vc é pra mim, já estarei mais que satisfeita!! Ah... e os macarons estavam
    D-E-L-I-C-I-O-S-O-S!!! Mais uma vez, Parabéns!!! Beijos Mil!!!

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...