Thursday, February 18, 2010

KIMCHI ..... a receita!

18 Fev 2010



Kimchi é o mais tradicional dos alimentos Coreanos. Faz parte de todas as refeições, diariamente. É um acompanhamento feito com vegetais fermentados em um molho bastante apimentado. Existem mais de cem tipos diferentes de Kimchi mas um dos mais populares é o de acelga. Embora seja um alimento estranho ao paladar ocidental, já está caindo no gosto dos estrangeiros que vivem aqui na Coréia.
Aprendi a fazer Kimchi em um evento beneficente aqui na Coréia, lembra? Agora trago a receita que testei, provei e aprovei!

A Receita

1a. Etapa:
1 acelga média
12 xíc. de água fria
 1 e 1/4 xíc. de sal grosso
Retire as folhas externas da acelga caso estejam ruins. Lave a acelga inteira.

                Corte ao meio (não é linda?)                   

Depois em quatro
 
Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas.

Numa bacia grande, misture a água com 3/4 de xíc. de sal, até dissolver bem. Divida o restante do sal em 4 partes iguais e use cada parte para salpicar em cada uma das partes da acelga. Deve-se abrir as folhas e salpicar o sal na parte mais grossa, uma a uma.

Uma vez salgadas, mergulhe-as na água salgada. Ponha um peso em cima (usei uma panela cheia de água).
Deixe repousar por umas 5 horas (esta etapa pode ser feita a noite e o restante no dia seguinte de manhã ou a primeira etapa pode ser feita de manhã e o restante à tarde).

2a. Etapa:

Escorra toda água salgada das acelgas e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas já terão perdido bastante volume, estarão murchas. Deixe-as escorrendo emborcadas numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, faça a 3a. etapa.

3a. Etapa:

1 xíc. + 2 colh. (sopa) água 
1 1/2 colh. (sopa) farinha de arroz 


Numa tigelinha, misture as 2 colh. de sopa de água com a farinha de arroz.

Numa panela pequena, junte a água e esta mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau. Quando começar a ferver, desligue o fogo e reserve.

4a. Etapa:

2 xíc. de nabo descascado e cortado em filetes
2 xíc. de cebolinhas cortadas em filetes





 1 cebola média cortada em 4 e depois em finas fatias
1/4 de maçã média descascada e sem as sementes
5 dentes de alho (grandes)
2 colheres de chá de gengibre fresco
2 colheres (sopa) molho de anchovas (foto abaixo)
2/3 xíc de pimenta vermelha em flocos (foto abaixo)
3 colh. (chá) açúcar
1 colh. (chá) sal
1 colh. (sopa) de gergelim


Num liquidificador ou processador, bata 1/4 da cebola, a maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas.
Naquela mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz (que já deve ter esfriado), a pimenta, sal, açúcar e a mistura do liquidificador. Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Misture tudo.

Etapa Final:

Verifique se as acelgas estão bem escorridas. Trabalhe dentro da própria bacia, usando luvas de borracha novas.


Trabalhando com um quarto de acelga de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.

Quando terminar, se sobrar algum recheio, deixe por fora da acelga. Coloque em recipientes que tenham boa vedação. 
Guarde na geladeira e vá utilizando aos poucos. Dura bastante tempo. Esta mistura vai fermentando com o tempo e os Coreanos dizem que é melhor consumir após uma semana, mas há quem prefira o Kimchi fresco. Os sabores vão mudando conforme o tempo vai passando.


55 comments:

  1. Mais detalhado que isto, nem em sites coreanos!!!!
    Parabéns!!

    ReplyDelete
  2. Concordo em genero, numero e grau. Detralhado e facil de fazer. O dificil mesmo vai ser encontrar esses temperos coreanos aqui no Brasil. Bjs

    ReplyDelete
    Replies
    1. em casa de produtos chineses (culinários) você encontra.

      Delete
  3. That is so delicious!I just love how you were able to teach each step clearly.I came across your site from the Foodieblogroll and if you won't mind, I'd love to guide foodista readers to your site.Just add your choice of Foodista widget at the end of this blog post and you're all set. Thanks!

    ReplyDelete
  4. Wonderful! Kimchi tastes so good!

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  5. Gostaria de saber onde posso encontrar para comprar pronto, moro no rio de janeiro.

    ReplyDelete
  6. Nane, infelizmente não sei te responder se existe para comprar pronto aí no Rio. Eu nem mesmo conhecia esta iguaria antes de vir morar na Coréia. Mas quem sabe os ingredientes você possa encontrar em casas especializadas em alimentos orientais?

    ReplyDelete
  7. Asssisti uma novela coreana e fiquei super curiosa sobre uma comida não identifiquei direito mas parece q é um enroladinho de ovos-parece um rocambole de várias camadas- vc tem essa receita? A propósito vc deixou uma grávida com vontade de fazer essa acelga to aki babando!!!!! Parabéns!!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Acho que é Gyeranmalyee. Pelo que descreveu, parece bastante.

      Delete
  8. Oi Lilian, obrigada pelo comentário tão carinhoso. Eu não identifiquei que rolinho de ovos é este, mas vou pesquisar.

    ReplyDelete
  9. Muito bom esse blog,estou morrendo de vontade ( já faz um tempo) risos,vou tentar fazer,muito obrigada por esse blog \o/ beijos,parabéns! :D

    ReplyDelete
  10. uhn... como faz tempo que não como Kimchi... a ultima vez foi no japão ><

    ReplyDelete
  11. Minha amiga, só agora reparei nesse post...rsss...desculpe a minha sinceridade, mas kimchi foi a comida mais horrível, que eu já provei na minha vida...kkkkk....sorry!!! o seu eu acho que até comeria, tá com uma carinha bem simpática!!!!

    ReplyDelete
  12. Wonderful! Your homemade kimchi looks really tasty.

    Cheers,

    Rosa

    ReplyDelete
  13. Morri +_+

    Depois de achar essa receita Kimchi, vou poder fazer em grande escala a primeira e ultima vez q comi foi feito por uma coreana da feirinha (Estava muito apimentado, quase fiquei sem língua e os lábios ficaram inchados. Mas mesmo assim estava muito bom).

    Obrigada pela recita.

    ReplyDelete
  14. Adorei o blog. Amei a receita muito bem explicada.Vou fazer. Um lendo o comentário da Lilian sobre ovo que parece rocambole será que ela não está falando da omelete no estilo japones(tamagoyaki)? Fiquei curiosa tb para saber se vc tem alguma dica sobre bebidas tipicas. Experimentei recentemente o soju com cerveja.

    ReplyDelete
  15. Esqueci de comentar mais o molho de anchova acha em lojas de produtos orientais, japoneses, tem várias lojas que vendem pela internet tb. É só perguntar por molho de peixe.

    ReplyDelete
  16. aii estou loka de vontande de fazer kimchi mas não axo esse peixe de forma alguma sera que tem um outro jeito de fazer kimchi sem o molho de anchova e sem a pimenta ou eu to querendo de mais kkk

    ReplyDelete
  17. oii gente!!!
    louca de vontade de comer kimchi mas não tem jeito de conseguir esse bendito peixe procurei por tudo aki em criciuma...sera que não tem outro jeito de fazer tipo sem esse peixe e sem a pimenta? ou eu to querendo de mais kkk
    amei sua explicação da pra fazer sem errar vc explica muito bem parabens pelo site!!

    ReplyDelete
  18. Uhu! Tem um restaurante perto do meu trampo que tem todos os dias....é muuuuuito bom! Em breve farei um montão em casa...ainda bem que dura bastante! XD Obrigada pela receita...mto bem explicado!

    ReplyDelete
  19. Então o peixe de anchova você encontra em lojas de produtos orientais. Você pode fazer o pedido na internet tem várias lojas onlines não vou fazer propaganda aqui é só procurar no google. Ele não vem escrito molho de anchova vem como molho de peixe e tá especificado somente nos ingredientes no rotulo que é de anchova. Ah a pimenta?Li em uma receita não sei onde não me pergunte que você pode substituir por molho de pimenta chili que é mais fácil de encontrar e tb é vendido em lojas de produtos orientais. Em relação a pimenta coreana online eu só achei para comprar a pasta. E li também que na Liberdade-SP vc consegue comprar os flocos de pimenta coreana, mas isso é para quem mora em SP ou tem conhecido lá me falaram que é baratinho.

    ReplyDelete
  20. Achei mais uma informação na internet há um produto que vem do japão que é próprio para fazer kimchi:
    Tempero Apimentado p/ Conserva Kimuchi No Moto - 190g
    Vc encontram para vender online.

    ReplyDelete
  21. pra vegetarianos, como posso substituir o molho de anchovas?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Creio que neste caso poderá ser omitido.

      Delete
  22. Renata, como Kimchi há alguns anos, mas os ingredientes aqui na PB são muito difíceis...
    Assim, fazer aquele Kimchi branco eu não sei com certeza, como seria!?
    Aliás, posso usar alguma outra pimenta que não a pimenta vermelha coreana, como a pimenta calabresa (aqui não tem em pó, só em floquinhos)?
    Molho de anchovas: há algum substituto!?

    ReplyDelete
  23. Renata, como Kimchi há algum tempo, algumas superioras, amigas minhas, coreanas, sempre fazem: mas assim: quase tudo vem da Coreia, especialmente a pimenta e o molho de anchovas: e a receita de kimchi branco elas não me passaram.
    Queria saber se há algum substituto para a pimenta vermelha, como pimenta calabresa, por exemplo, e, para o molho de anchovas...
    Ademais, se puder ensinar como fazer o kimchi branco, fico imensamente agradecido.

    Higor

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Higor,
      Sou novata na culinária coreana e não saberia te responder a respeito das substituições, mas já é possível encontrar os ingredientes em lojas de produtos orientais online, varias despacham para todo Brasil.
      A receita de Kimchi branco, infelizmente não tenho.

      Delete
  24. Cara Renata,

    Gostaria de saber se a pasta de pimenta (hechandul- importada da Coréia do Sul) vai alterar no sabor do kimchi? Pois no estado onde moro está em falta o pó de pimenta vermalha e estou louca para começar a fazer meu próprio kimchi.

    Se eu não quiser o molho de anchova, posso substituir por tempero de peixe em pó ou até mesmo camarões secos?

    Agradeço desde já.

    Atenciosamente.

    Manu

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Manu,
      Sou novata na arte de fazer Kimchi. Porém, pesquisei no site de uma coreana onde seus leitores tiveram dúvidas parecidas. Segundo ela, a pasta de pimenta vai alterar muito o sabor do Kimchi. Até onde sei, a pasta de pimenta é fermentada e a pimenta em flocos não. Mas não desanime, já existem sites de venda de produtos orientais onde vc encontra esta pimenta em flocos e eles despacham para todo o Brasil. Veja este link: http://bit.ly/MaxUbO
      Neste mesmo site vc poderá encontrar o molho de anchovas ou molho de peixe usado na receita, mas este poderá simplesmente ser omitido.
      Espero ter ajudado.

      Delete
    2. Muito obrigada Renata.

      Atenciosamente.
      Manu

      Delete
  25. posso usar o Molho de Peixe (Nam plá)no lugar ? ou Pasta de Soja Coreana c/ Anchova que contem Feijão de Soja, Sal, Alho, Pimenta, Extrato (Anchova, Anchova Vermelha, Moluscos), Pó de Batata e Extrato de Cebola. ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. O Nam plá é o molho de peixe... no caso, a base do molho são justamente anchovas fermentadas. :)

      http://www.asiashop.com.br/prod,idloja,7773,idproduto,1487438,molho-de-peixe--nam-pla----700ml

      Delete
  26. Desculpa se eu estiver me equivocando, mas essas 'cebolinhas' que você postou nas fotos tão me lembrando alho poró. É algum tipo diferente daquelas de cheiro verde que estamos acostumados?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Pryh, sim são cebolinhas bem grandes e as mais comuns por aqui. Não é alho poró apesar de eu achar que são até intercambiáveis. No final das contas, acho que é tudo da mesma família :o)

      Delete
  27. Receita didática e deliciosa!! kimchi acompanhado de uma boa cerveja gelada é show!! Parabéns!! Ed (Curitiba-PR)

    ReplyDelete
  28. Olá, depois de ler os comentários, só queria deixar algumas dicas:

    1) molho de peixe: esta anchova é uma anchova específica chamada "anchova japonesa", ou pelo nome científico, Engraulis japonica. Na Coreia se pronuncia "myul-tchi". O molho se chama "myulchi aekjeot", ou pela pronúncia mais "aportuguesada", "myul-tchi éc-djót".

    2) uma alternativa (até onde sei, pois nunca fiz kimchi) é o uso de um molho de camarão, chamado "saewoojeot" (se pronuncia "sé-ú-djót"). O tipo de camarão utilizado também difere, mas não tanto e por isso é possível utilizar o camarão nacional para chegar a um sabor parecido. Se prepara por "fermentar" os camarões em sal por normalmente mais de 1 ano.

    3) a pimenta em flocos é chamada de "gochu karu" (pronuncia "gô-tchu-ga-rú"), para quem estiver pesquisando.

    4) todos os ingredientes (inclusive o kimchi pronto) são possíveis de serem encontrados em São Paulo nos bairros do Bom Retiro e Aclimaçâo. Os mais conhecidos no Bom Retiro são o Ottogi (pronuncia o-tú-guí, sim com "u") e o Lotte.

    Abs.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada por compartilhar todas essas informações valiosas!

      Delete
  29. Imagina. E parabéns pelo blog. Achei muito legal divulgar a culinária coreana. Abs!

    ReplyDelete
  30. Comi Kimchi durante uma refeiçao maravilhosa num restaurante coerano no bairro da Liberdade (SP) fiquei muito curiosa sobre o tipo de pimenta q usavam, pois normalmente sou muito snsivel a alimentos picantes, mas a experiencia com kimch foi deliciosa. e na busca sobre a pimenta achei seu blog, adorei *-* e a receita e kimchi vai pra minha lista de receitas q preciso tentar! obrigada!

    ReplyDelete
  31. Adorei a receita, quero fazer... mas tem um probleminhaa

    No site asiashop acabou o estoque da pimenta vermelha flocada, tem apenas pimenta vermelha em pó... você sabe se tem problema esta substituição?

    Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Como principiante na culinária coreana, eu não arriscaria responder a sua pergunta. No entanto, usando-se o bom senso, não acho que o fato da pimenta ser em flocos ou em pó alteraria o resultado final da receita. O problema é saber se essa pimenta em pó é a mesma (somente mais fina) ou se é outro tipo de pimenta ou ainda, uma mistura de pimentas e temperos que poderia alterar completamente seu Kimchi. Quem sabe entrando em contato com a loja eles possam te dar uma previsão de quando terão disponível. Talvez valha a pena esperar...

      Delete
  32. ahh... a pimenta em pó que eu falei é esta:
    http://www.asiashop.com.br/prod,IDLoja,7773,IDProduto,3451437,temperos-pimenta-vermelha-em-po---gochugaru---500g

    =D
    -Marina

    ReplyDelete
    Replies
    1. Dei uma olhada lá, e a pimenta em pó tem o mesmo nome da flocada (Guchugaru), sendo assim, acho que poderia arriscar..

      Delete
    2. Okay... os ingredientes chegaram essa semana... hj eu vou fazer

      depois conto como ficou =)

      me deseje sorte!! Fighting!!

      XD

      Marina

      Delete
    3. Boa sorte! Estou torcendo que fique maravilhoso! Vou aguardar ansiosa pelo resultado :o)

      Delete
    4. hehehehhehe... ficou bomm só que mto ardido!!!


      esqueci de mudar a medida pq se vc for pensar no espaço que ocupa e talz, a medida de pimenta em pó tem que ser menor do que flocada...

      mas ficou gostoso! =D

      #boraFazerDeNovo ^_^

      Delete
  33. gostaria muito de poder fazer,mas eu moro em Portugal e encontrar os temperos é o meu maior problema

    ReplyDelete
  34. O molho de Anchova pode ser trocado por um outro ingrediente ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não sei dizer que ingrediente poderia substituir, mas ele pode ser omitido.

      Delete
  35. Renata, como você tem alguma experiência na culinária coreana quero lhe fazer uma pergunta? Vi na internet uma receita coreana de peixe refogado de dar água na boca, mas o problema é que a receita leva pimenta vermelha em flocos, pasta de pimenta vermelha e duas pimentas chili grandes. E eu queria fazer este prato sem pimenta, ou pelo menos colocar só uma colher de sobremesa de pimenta em flocos e em vez da pasta de pimenta vermelha (que é o que dá cor ao prato) colocar extrato de tomate. Acha que é possível?
    Se eu colocar aquela quantidade toda de pimenta, vou ficar sem minha língua e meus lábios.
    Outra coisa, essas receitas que eu ando vendo são de uma coreana bem famosa que reside nos EUA, chamada Maangchi. As receitas dela têm vídeo e são super fáceis. No site dela, uma leitora vegetariana escreveu que trocou o molho de anchova por molho shoyu, para fazer kimchi e que resultou muio bem.
    Dei a dica, porque várias pessoas aqui no seu blog têm essa dúvida.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Cristina,
      Com certeza você pode fazer as substituições, mas na minha opinião, o tomate vai descaracterizar o prato coreano. Quando cheguei na Coréia, tudo que é prato cheio de pimenta e vermelho, eu achava que tinha sabor de molho de tomate, mas nada tem a ver. cheguei a comprar pasta de pimenta pensando que fosse extrato de tomate rsrs Quanto ao nível de pimenta, a comida deles é realmente MUITO apimentada, nós ocidentais não aguentamos.
      Obrigada pela dica, eu já vi alguns vídeos da Maangchi, são ótimos mesmo.
      Bjsss

      Delete
  36. Oi Renata eu gostaria de saber se essa receita precisa ser levada ao fogo ou eu coloco apenas na geladeira?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Oi Beatriz, o Kimchi não vai ao fogo, exceto aquele mingauzinho de farinha de arroz. A fermentação vai cuidar de fazer a acelga parecer cozida.

      Delete
  37. A receita está bem detalhada.
    Vou tentar em casa.
    Parece delicioso. Hmmm

    ReplyDelete

Devido ao grande número de mensagens de "spam", Testado, Provado & Aprovado não aceita mais comentários anônimos. Desculpem o transtorno.

Due to the large number of spam messages, Testado, Provado & Aprovado no longer accepts anonymous comments. Sorry for the inconvenience.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...